SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 02

05-11.01.2003

RASD

04.-07.01.03
Acampamentos de refugiados
Por iniciativa da Plataforma de Mujeres Artistas contra la Violencia de Género, associação que reúne artistas de renome no Estado espanhol, uma delegação de cerca de uma centena de pessoas do mundo do espectáculo, das artes e das letras, bem como jornalistas e políticos, passou alguns dias nos acampamentos de refugiados. Muitos foram os artistas que animaram um festival de solidariedade onde marcaram presença a declamação de poesia, a música e as canções. Cerca de 25'000 brinquedos, recolhidos nas últimas semanas em toda a Espanha, foram distribuídos às crianças saharauis. A delegação visitou ainda diversas infra-estruturas, como a Escola 9 de Junho, o Hospital Nacional, o centro de formação profissional "Chahid el Ghezouani", entre outras.

TERRITÓRIOS OCUPADOS

28.12.02
Protesto
Em protesto contra a condenação de um jovem pastor saharaui, acusado de ter colocado uma mina na estrada Tan-Tan-Smara, perto de de Abbatieh (ver semana
01/03), estudantes saharauis organizaram uma concentração diante da sede da direcção das prisões, em Rabat. Reclamaram a libertação de todos os presos políticos e o julgamento dos responsáveis da morte sob tortura de Mohammed Boucetta (ver semana 50/02). (As-Sabah, 02.01.03)

03.01.03
Greve da fome
Os presos políticos saharauis Ahmed Nassiri e Salek Bazeid (ver semanas
39 + 40/02) (membros da organização Forum Vérité et Justice secção Sahara), detidos na prisão de Laayoune, iniciarão no dia 13 de Janeiro uma greve da fome preventiva de 48 horas. Anunciaram que recorrerão a outras formas de protesto até que sejam satisfeitas as suas reivindicações: o estatuto de presos políticos e a melhoria do direito de receberem visitas. (As-Sabah, revista de Imprensa da Embaixada de França em Rabat)

07.01.03
Ali Salem Tamek
Na semana passada, o preso político saharaui
Ali Salem Tamek, encarcerado na prisão de Salé, recebeu a visita do presidente do Observatório marroquino das prisões, Abderrahim Jamâi, que se informou das condições carcerárias da prisão civil de Inezegan, onde Tamek esteve detido anteriormente.
A 6 de Janeiro, uma delegação do ministério da Justiça visitou-o também procurando saber sobre o mesmo tema e indagando das suas reivindicações.
Por outro lado, na sequência da manifestação de solidariedade a Tamek e a todos os presos políticos saharauis, que se realizou em Assa no dia 1 de Janeiro (ver semana
01/03), foi constituído um comité de acção pela libertação de Ali Salem Tamek e de todos s presos políticos saharauis. O secretariado do comité é assegurado por antigos presos políticos e por membros da família de Tamek. Mohammed Daddach foi nomeado pesidente de honra. (corr.)

REFERENDO

09.01.03
Viagem de James Baker

"O governo marroquino está disposto a ouvir todas as propostas que lhe sejam apresentadas pelo enviado pessoal do secretário-geral da ONU para Sahara, senhor James Baker, e adoptará as posições apropriadas sobre esse assunto, declarou o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo, Nabil Benabdallah. Na mesma ocasião, aquele governante reafirmou a defesa do Reino pela marroquinidade do Sahara e uma solução política que consagre a posse das designadas províncias do sul ao Reino." (MAP)

Em vésperas da viagem de James Baker, que se realizará de 14 a 17 de Janeiro e que tem por escalas, sucessivamente, Rabat, Argel, Tindouf e Nuaquechote, vários são os comentadores a analisar o papel dos EUA no Magrebe.

François Soudan na revista Jeune Afrique/L'Intelligent assina um artigo no qual enfatiza o facto de, após o 11 de Setembro, aos olhos de Washington, a Argélia se ter tornado o Estado 'pivot' da região, o que explica a recente promessa do Governo Bush de disponibilizar a Argel importantes equipamentos militares sofisticados. Para F. Soudan, Rabat teme que Washington ponha o dossier do Sahara numa espécie de hibernação, a fim de que a União do Magrebe Árabe (UMA) possa existir, ou que James Baker apresente um projecto de resolução que vá contra os interesses marroquinos. Pois tudo mudou desde o 11 de Setembro, em benefício de uma grelha de leitura única. A ler: "L'ami algérien,(O Amigo Argelino) François Soudan, Jeune Afrique/L'Intelligent, N°2191 de 5 a 11 de Janeiro de 2003.

Em Counter Punch, uma publicação norte-americana de contra-informação, Wayne Madsen chega a uma conclusão diametralmente oposta. Ele mete em destaque os estreitos laços entre Baker e o lobi perolífero com a administração Bush, para concluir que os interesses petrolíferos americanos (que vão a par com os da França neste domínio) são determinantes para a evolução do conflito. Conclui o artigo de forma muito pessimista afirmando que a superpotência mundial escolherá forçosamente o campo de Marrocos, seu aliado regional. No caso dos Saharauis, ao recusarem o projecto Baker, responderem com a guerra, passariam a ser considerados como organização terrorista com todas as consequências que isso inmplica. Ler: "USA Big Oil and James Baker Target the Western Sahara", Wayne Madsen, CounterPunch, 08.01.03.

Carlos Ruiz Miguel, numa análise para o Instituto Royal Elcano de Madrid, faz referência à mediação dos EUA no Sudão e aborda o processo de resolução deste conflito. Mostra que a estratégia americana de criação de novos Estados ou de federações de Estados, considerados como barreiras ao terrorismo, poderia aplicar-se a outros conflitos, em particular ao do Sahara. Ler: "Pax americana en Sudán: ¿un modelo para el Sahara y Oriente Medio? "Carlos Ruiz Miguel, Análisis del Real Instituto Elcano, 09.01.03.

MARROCOS

08.01.03
Manobras militares maroquino-americanas
Manobras militares terrestres e anfíbias com o envolvimento de tropas norte-americanas e marroquinas estão em curso desde o início de Janeiro no sul de Marrocos, ao sul de Tan-Tan, a poucos quilómetros do Sahara Ocidental, segundo a agência AP, próximo de Abbatieh (no Sul de Marrocos) segundo o diário marroquino Al-Ahdath al-Maghribia. A embaixada americana em Rabat recusou a comentar para a AP esta informação.

SOLIDARIEDADE

REFERENDO JÁ -Campanha de mobilização e apoio à aplicação do Plano de Paz

INTERNET

EM BREVE

28 de Janeiro, das 17 às 20 h, assembleia nacional francesa, por convite de Daniel Paul, deputado do Seine Maritime: "Sahara Occidental, un problème de décolonisation non résolu: quels enjeux ?", debate organizado pela Association française des Amis de la RASD e pela representação da Frente Polisario em França.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

 

English

 

Castellano

 

Deutsch

SLOVENIAN LANGUAGE


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]