SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 40

29.09.-05.10.2002

TERRITÓRIOS OCUPADOS

Regresso aos anos de chumbo
Após a razia desencadeada a 24 de Setembro em El Ayoun (ver
semana 39 ) segundo métodos que se julgavam definitivamente abandonados, as autoridades marroquinas de ocupação reutilizam as torturas mais bárbaras contra os militantes saharauis detidos nessa ocasião.
Salek Bazaid, após ser interrogado e torturado pela brigada da polícia judiciária, foi transportado para o Posto de Comando das Companhias Móveis de Intervenção CMI, em El Ayoun, cadafalso secreto tristemente conhecido como local de tortura e que se julgava já abandonado e desactivado. Bazaid foi posto perante a presença do comissário chefe das RG, Hariz Elaarbi, que o ameaçou de morte assim como a outros militantes dos direitos humanos entretanto detidos. Bazaid foi em seguida amarrado com uma corda enrolada em espiral ao longo do corpo durante 48 horas. Foi desamarrado a conselho médico que o apontava como em risco eminente de vida.
O comissário Hariz Elaarbi é conhecido como torcionário, activo no Sahara Ocidental desde 1976. A maioria das vítimas de detenção arbitrária e de desaparecimento forçado passaram pelas suas mãos. É-lhe atribuído o rapto de El Kotb El Hafed e de El Kayrawan Saïd, em 1993, ainda hoje desaparecidos, e da morte sob tortura de pelo menos quatro saharauis, entre os quais Khalil Ayach, Karroum, Hani Salama, presos em 1987 quando da visita de uma comissão da ONU a El Ayoun. (corr.)

REFERENDO - ONU

02.-04.10.02
ONU- Assembleia Geral: Comissão das questões políticas especiais e da descolonização &endash; Quarta Comissão
Tal como em todos os anos anteriores, a descolonização do Sahara Ocidental esteve na ordem de trabalhos. Todos os intervenientes, à excepção de Marrocos e dos seus raros aliados, lamentaram a falta de progressos na aplicação do plano de paz. (
SPS 01.10.02 - SPS 02.10.02 - ONU-Communiqué de presse CPSD/240)

Foram muitos os peticionários que defenderam a causa saharaui:
Hilt Teuwen (OXFAM Solidarity), Miguel Mayol i Raynal (Intergrupo Paz para o povo saharaui do Parlamento europeu), Francisco José Alonso Rodríguez, Presidente da Liga Española Pro-Derechos Humanos (
texto completo), Antonio Lopez Ortiz (FEDISSAH), Felipe Briones (IAJUWS), Suzanne Scholte (Presidente da Defense Forum Foundation, EUA)(full text), Nina May (chairwoman Renaissance Foundation, EUA), Dan Stanley (US Western Sahara Foundation Church Liaison office), Gilma Camargo (American Association of Jurists), Juan Soroeta Liceras (professor de direito público internacional na Universidade do País Basco), Cristina Navarro Poblet (Coordenadora Estatal de Asociaciones de Amistad y solidaridad con el Pueblo Saharaui, observadora do processo dos 17 Saharauis de El Ayoun, a 24 de Abril de 2002), Claudia Morales Rodriguez (membro do Senado espanhol), Frank Ruddy (antigo embaixador norte-americano) (full text), Karin Finkler (em nome do congressista americano Joseph Pitts), Ahmed Boukhari (representante saharaui junto da ONU) (full text). (ONU - Comunicado de imprensa CPSD/241)
O projecto de resolução (A/C.4/57/L.2), que será apresentado à Assembleia Geral, foi adoptado sem votação. (ONU -
Communiqué de presse CPSD/241)

GEOGRAFIA POLÍTICA

Saint Dié
O festival internacional de geografia de Saint Dié des Vosges (03-06.10.02) convidou este ano Marrocos como país convidado de honra. Na sua apresentação do país, os organizadores integraram o Sahara Ocidental no território marroquino sem o citar expressamente, "esquecendo" prepositadamente o conflito e a presença das Nações Unidas no território.
A Association française des amis de la RASD protestou veementemente junto dos organizadores. Em comunicado, a AARASD afirma que «poder-se-ia esperar do festival de Saint Dié mais honestidade e coragem», questionando: «como é possível fazer de conta que se ignora o direito à autodeterminação do Povo Saharaui, como é possível fazer desaparecer do mapa do Magrebe a fronteira do Sahara Ocidental e aceitar assim a ocupação armada como a expressão duma real soberania sobre o território?»

Pierre Galand, presidente da Coordenação dos comités europeus de apoio ao povo saharaui, dirigindo-se ao presidente do festival lamentou «que um importante festival de geografia, que reúne personalidades de grande renome em Saint Dié, manche a sua imagem universitária e científica ao aceitar apagar uma realidade histórica e política em nome da hospitalidade para com Marrocos, potência ocupante do Sahara Ocidental.»

Francofonia
A associação nipónica de amizade com o povo saharaui escreveu ao secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia OIF, senhor Boutros-Ghali, lembrando-lhe que no mapa da francofonia editado pela organização, o Sahara Ocidental fazia parte de Marrocos, o que não corresponde ao plano de paz das Nações Unidas. Na resposta, a OIF reconheceu que o seu mapa de Marrocos não estava conforme com as decisões da ONU.

ITÁLIA

01.10.02
Senado italiano-Comissão dos Negócios Estrangeiros
Na apresentação de duas propostas de resolução sobre o conflito do Sahara Ocidental, o presidente da comissão confirma o interesse da Itália em promover um reatamento dos esforços de negociação entre Marrocos e a Frente Polisario. As duas propostas de resolução foram aceites pela comissão. A resolução final pede ao governo que apoie qualquer iniciativa da ONU que favoreça o referendo assim como todas aquelas que obtenham o acordo das partes e estejam conformes com o direito internacional. A resolução pede igualmente ao governo que aumente a ajuda humanitária aos refugiados, vigie o respeito pelos direitos humanos nos territórios contestados do Sahara Ocidental e que intervenha junto de Marrocos e da Polisario em favor da libertação dos prisioneiros de guerra, conforme o estabelece o plano de paz.

No próximo dia 31 de Outubro, o gabinete da presidência da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Senado, alargado aos representantes de todos os grupos parlamentares, receberá o Presidente Abdelaziz, secretário-geral da Frente Polisario.

AJUDA HUMANITÁRIA

01.10.02
UNHCR-PAM
A ajuda humanitária aos refugiados saharauis não foi desviada, mas é claramente insuficiente, afirmou em Genebra o Alto Comissariado da ONU para os refugiados (ACR) e o Programa Alimentar Mundial (PAM), respondendo assim às acusações marroquinas a este propósito quando da reunião do Comité executivo do ACR.
Para a porta-voz do PAM em Genebra, Christiane Berthiaume, a alimentação para os refugiados saharauis não é objecto de descaminho. "Se hoje há pessoas com fome, se efectivamente existem casos de má-nutrição graves, não é porque os alimentos tenham sido desviados, é porque nós não temos o suficiente para lhes dar de comer".
O ACR recebeu apenas 1,5 milhões de dólares dos 4,6 milhões solicitados orçamentados em 2002 para os refugiados saharauis. "O problema, não é de modo nenhum de desvio da ajuda humanitária, mas deriva do facto dos doadores de fundos não terem disponibilizado suficiente ajuda humanitária para estes refugiados", realçou Peter Kessler, porta-voz do ACR.
O representante permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, tal como o faz ano após ano, denunciou "o desvio sistemático" da ajuda alimentar destinada aos refugiados saharauis. (AFP - UNHCR news )

SOLIDARIEDADE

Caravane de ayuda humanitaria del País Vasco para el pueblo saharaui refugiado en Tinduf (Argelia): Salida el domingo 29 de Septiembre.

EM BREVE

Itália
12.10.02, Scandicci, Prov. di Firenze, Dibattito: Saharawi una Repubblica in esilio. Ore 17, sala Consiglio communale.

INTERNET

OPINION

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]