SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 46

10.-16.11.2002

RASD

12.11.02
Governo
O presidente Abdelaziz nomeou Moustapha Mohamed Ali Sidi El Bechir, membro do Secretariado nacional, antigo comandante militar e wali, para o cargo de ministro dos Territórios Ocupados e da Comunidade saharaui no estrangeiro. Sidi El Bechir assume assim o cargo para o qual havia sido nomeado Ayub Lehbib, que desertou para Marrocos recentemente, sem que nunca tivesse assumido funções. (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

10.11.02
Presos políticos:
Tamek
Desde o dia 1 de Novembro que Ali Salem Tamek está em greve da fome em protesto contra as suas condições de detenção. Ao 10.º de greve da fome, perante a indiferença das autoridades marroquinas, publica um comunicado em que renova as suas críticas, a saber: a melhoria das condições carcerárias, o reconhecimento do seu estatuto de preso político, a revisão do seu processo e a transferência para o complexo penitenciário de Salé. Tamek sublinha que o seu estado de saúde se deteriorou fortemente. Sofre de perturbações de estômago, reumatismo e asma. Ameaça radicalizar a sua luta se as autoridades marroquinas continuarem a ignorar as suas reivindicações. Por fim, Tamek manifesta a sua solidariedade com todos os presos saharauis encarcerados n a prisão de El Ayoun, pede a sua libertação e o apuramento da verdade sobre o destino de todos os desaparecidos saharauis. (corr.)

11.11.02 :
Presos políticos: Tamek, continuação
Os estudantes saharauis em Rabat organizam uma concentração diante da direcção-geral das prisões, exigindo a libertação incondicional e imediata de Tamek. Uma delegação dos manifestantes foi recebida pelo director-geral das prisões, que recebeu a lista de reivindicações e que promete agir.
A família de Ali Salem Tamek desloca-se de Assa a Inzegane, junto de Agadir, para participar numa concentração diante do presídio.
No decurso da jornada de protesto, o director da prisão de Inzegane, após um encontro com Tamek, assegura ir tomar em consideração as suas reivindicações. O preso decide suspender a greve da fome. É transferido nessa mesma noite para o complexo penitenciário de Salé, próximo de Rabat. (corr.)

13.11.02
Presos políticos:
Nassiri: processo uma vez mais adiado
Repetição da cena no tribunal de apelação de El Ayoun: o processo de Nassiri Ahmed foi adiado para 27 de Novembro devido à ausência de uma dezena de testemunhas. Cinco delas não teriam recebido a convocatória, pelo que voltarão a ser convocados. Três outras não estiveram presentes, embora tivessem recebido a convocatória. O tribunal decidiu instá-los a comparecer. Duas testemunhas ausentes estão detidas na prisão civil de El Ayoun. O representante do ministério público, que detém a tutela sobre a prisão, declarou ter emitido uma ordem de comparência no tribunal mas que não havia tratado de controlar a sua execução. O tribunal tomou a decisão de obrigar os presos a estarem presentes na sessão do dia 27.
A defesa, constituída por vários advogados, entre os quais um marroquino, denunciou os adiamentos sucessivos do processo pela não presença de testemunhas, quando o tribunal dispõe de meios para os fazer comparecer. Qualificou esta negligencia de escandalosa e denunciou a vontade de fazer prolongar os sofrimentos que Nassiri padece numa prisão conhecida pelas suas condições infrahumanas.
O pedido de libertação provisória do acusado &endash; permitindo-lhe passar o Ramadão com a família &endash; foi também recusado, embora Nassiri cumpra todos os critérios legais exigidos: funcionário com domicílio fixo, pai de família, etc. O acusado tentou intervir para protestar contra este novo adiamento do processo e a recusa do pedido de libertação provisória, mas o juiz instou-o a calar-se.
A audiência foi seguida por numeroso público e por dois juristas espanhóis que chegaram como observadores. Eram muitos os agentes dos serviços de informação, DST, RG, DAG, presentes na sala de audiência e em volta do edifício do tribunal.

Os estudantes saharauis em Rabat organizaram uma concentração diante das sede do ministério dos Direitos do Homem, exigindo a libertação de Nassiri e de todos os presos políticos saharauis. Uma delegação dos manifestantes foi recebida por membros do gabinete do ministro, que lhe pediram que tornassem a apresentar as reivindicações quando o novo governo tiver recebido a investidura e estiver em funções. (corr.)

14.11.02
Presos políticos: Nassiri
Nassiri iniciou uma greve da fome em protesto contra os sucessivos adiamentos do seu processo.

15.11.02
Presos políticos: Tamek
Uma delegação estudantil saharaui foi recebida de novo em Rabat pelo director-geral das prisões, a quem apresentou um documento com as exigências de Tamek. No final do encontro, os estudantes declararam que o tom havia mudado e que as autoridades não respeitavam os seus compromissos e mantinham as restrições ao direito de visita a Tamek.(corr.)

REFERENDO

12.11.02
Espanha: 7.ª conferência dos ingrupos parlamentares «Paz e liberdade para o povo saharaui»
Reunidos em Mérida, os representantes dos intergrupos dos parlamentos autónomos pronunciaram-se a favor da realização do referendo no Sahara Ocidental e decidiram deslocar-se ao território durante o próximo ano, «para se avistarem com as autoridades marroquinas e em solidariedade com a população dos territórios ocupados». A 7.ª Conferência visava «prosseguir os esforços tendentes a garantir a liberdade no Sahara Ocidental, liberdade que prometemos em 1975 e que, lamentavelmente, não pôde ser alcançada», sublinhou o presidente dos intergrupos parlamentares, Txomin Aurrekoetxea, no decurso de uma conferência de imprensa. Indicou que a Espanha tinha «uma dívida histórica» para com o povo saharaui, e que deveria empenhar-se para melhorar a situação alimentar dos refugiados saharauis. Os intergrupos estão presentes em 17 comunidades autónomas assim como no Congresso e no Senado de Espanha. (agências)

15-23.11.02
Referendo simbólico
Organizações solidárias com o povo saharaui organizam na região de Madrid um referendo simbólico sobre a independência do Sahara Ocidental. "Está de acordo que o governo espanhol apoie sem equívocos a aplicação do plano de paz da ONU e a celebração urgente dum referendo de autodeterminação ao povo saharaui?" e "Está de acordo que o governo espanhol conceda um estatuto diplomático à delegação saharaui em Espanha e reconheça oficialmente a Frente Polisario como legítimo representantes do povo saharaui?" são as duas questões colocadas a todos os que pretendam participar no referendo. Até ao dia 23 de Novembro, as urnas estão à disposição dos cidadãos de várias cidades da Comunidade autónoma de Madrid. O voto está também disponível na internet (http://www.canalsolidario.com/referendumsahara). O ministério espanhol dos Negócios Estrangeiros deplorou a iniciativa, qualificando a consulta de "claramente privada e à qual o governo é totalmente estranho ". (agências)

CAMPAGNE INTERNATIONALE du BIRDHSO: signez l'Appel "Liberté et Justice pour les 526 disparus sahraouis"

INTERNATIONAL CAMPAIGN of the BIRDHSO: Sign the Appeal "Freedom and Justice for the 526 Saharawi Disappeared"

CAMPANA INTERNACIONAL del BIRDHSO: Firmen el Llamamento "Libertad y justicia para los 526 desparecidos saharauis

CAMPAGNA INTERNAZIONALE del BIRDHSO: Firma el Apello "Libertà e Giustizia per i 526 desaparecidos Sahraui"

EM BREVE

(voir aussi l'agenda)

15.-23.11.02, Madrid: Referéndum simbolico: La Plataforma Pro Referéndum Libre en el Sáhara Occidental organizá una consulta popular sobre el futuro del Sáhara del 15 al 23 de noviembre. Sábado 23 de Noviembre, a las 12H., en la Plaza Mayor de Madrid.
También se puede votar por internet en:
http://www.canalsolidario.com/referendumsahara

20.11.02, Madrid: Proyeccion peliculas, Ciné en la gruta, 20:30 h, Los baules del retorno (Maria Miró) + Laila (Silvia Munt) Entrada: Gratis hasta completar aforo.

21.11.02, Wien, 19:00 Uhr, Kulturzentrum Villa Windisch-Grätz, Linzerstrasse 452,(erreichbar von Hütteldorf mit den Buslinien 149, 151, 249, Wolfersberg): "Westsahara, ein vergessenes Land Afrikas", Dia-Vortrag von Mag. Noriko Aoyagi (Frau Aoyagi ist japanischer Herkunft und lebt als Kulturjournalistin in Wien. Sie besuchte dreimal sahraouische Flüchtlingslager). Veranstaltet von Österreichische Frauenföderation für Weltfrieden mit Unterstützung Österreich Soka Gakkai International.

22, 23 y 24.11.02, Fuenlabrada (Madrid), Ayuntamiento: VII CONFERENCIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIDAD DE OSPAAAL: ¿Guerra o procesos de paz? Palestina, Colombia, Sáhara, otros ... Info: ospsolidaridad@urbs.org /osp@urbs.org

23.11.02, Barcelona , Av. de la Catedral: Festa solidária de difusió de la caravana d'emergéncia d'aliments per al poble sahrauí (As. Catalana D'Amics del Poble Saharaui mailto:acaps@sahara-acaps.org)

Vuelos charter:

03-08.12.02, Vuelo chárter Valladolid (aeropuerto de Villanubla) - Tindouf (Argelia). Para reservas a la delegacion saharaui en Castilla y Leon, delegaciónsaharaui_cyl@wanadoo.es

04-09.12.02, Vuelo charter Barcelona- Tindouf. Info: ACAPS-CATALUNYA, secció Vilanova i la Geltru, afont@pie.xtec.es

05.- 09.12.02, Vuelo charter "ARAGÓN CON EL SÁHARA". Info: As. Um Draiga,umdraiga@umdraiga.com

24.-29.01.03, Volo charter Pisa -Tindouf. Info: Ass. Ban Slout Larbi saharawi@libero.it

21.12.02- 04.01.03, Campo di lavoro con bambine e bambini Sahrawi. Info: jaimasahrawi@libero.it

24.02.03 Sahara Marathon : http://www.saharamaraton.org

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

 

English

Castellano

 

Hollandais

Norwegian


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]