SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 20

16.-22.05. 1999

 

21.04.99
Direitos Humanos

O ministro do Interior espanhol respondeu a questões colocadas por vrios deputados a propósito da entrega a Marrocos, em Fevereiro de 99, de dois cidadãos saharauis (ver semana 07). Segundo ele, os cidadãos saharauis não estariam na posse de papéis de identidade, teriam declarado vir de Marrocos sem terem informado da sua nacionalidade saharaui e sem solicitar pedido de asilo político em Espanha. (Boletin oficial de las Cortes generales, Congreso de los Diputados, Num. 231, pp. 12303-4).

10.05.99
Direitos humanos

Carta do "Comité de Coordenação dos Saharauis vítimas de desaparecimento forçado" em Marrocos
Em carta ao presidente do grupo de trabalho sobre os desaparecimentos forçados ou involuntrios a funcionar junto do Comissariado dos Direitos do Homem das Nações Unidas, o comité d pormenores sobre a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado e constata que entre os saharauis encarcerados, 57 morreram em locais de detenção e outros 15 após a sua libertação em 1991. Das 378 pessoas então libertadas, muitas são as que padecem de sequelas orgânicas ou físicas graves. Estão privadas de qualquer tipo de direitos políticos e sujeitas a incessante controle político, tentativas de sequestro ou detenção. Apesar das muitas tentativas, o Comité não conseguiu que as autoridades recebessem qualquer dos seus representantes. O Comité afirma assim dirigir-se às Nações Unidas a fim de que a situação dos desaparecidos saharauis seja conhecida, que os responsveis sejam condenados e que as vítimas sejam indemnizadas e restabelecidos os seus direitos.

15.05.99
RASD

No que respeita ao plano de paz, o governo da RASD lembrou as suas fortes reservas a certas modificações introduzidas ao texto original das propostas de Kofi Annan, nomeadamente as que dizem respeito aos recursos. O governo saharaui condenou também a política de «sequestro indirecto» dos cidadãos saharauis residentes nos territórios ocupados, privados de terem acesso a passaporte. O governo da RASD apela assim à comunidade internacional para que pressione Marrocos a abrir o território aos observadores, jornalistas e representantes das ONG. (SPS).

11-15.05.99
«Apelo de Haia para a Paz 1999»

Uma delegação saharaui participou nesta manifestação que juntou vrios milhares de pessoas vinda de mais de uma centena de países, prémios Nóbel da Paz e importantes personalidades, na presença do secretrio-geral da ONU.
Um grupo de trabalho foi consagrado ao Sahara Ocidental, tendo Ramos Horta, prémio Nóbel da Paz, declarado que «o povo saharaui é um povo admirvel que merece toda a nossa solidariedade e a atenção da Comunidade internacional. Um referendo de autodeterminação ter enfim lugar e o povo saharaui ser livre e independente. Disso depende a credibilidade da ONU» - afirmou (SPS).

16.05.99
Alemanha

As juventudes socialistas da Alemanha, favorveis à independência do Sahara Ocidental, aprovaram no seu Congresso Nacional, realizado em Essen, uma resolução de solidariedade para com o povo saharaui e a Frente Polisario. A organização apela aos seus membros para que participem activamente no referendo na qualidade de observadores.

17-18.05.99
35.ª sessão do comité de acompanhamento da UMA em Argel

Após 4 anos de interrupção na sequência do congelamento das relações argelino-marroquinas devido ao conflito do Sahara Ocidental, os países membros da União do Magrebe Árabe (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Mauritânia) acordaram que este encontro pode constituir "um novo arranque" para a união. Os representantes dos cinco países prepararam a reunião de ministros de Negócios Estrangeiros, prevista para a primeira semana de Outubro, em Argel (agências).

19.05.99
Argélia-RASD

Em carta dirigida a Mohamed Abdelaziz, na sequência de uma outra que o mandatrio saharaui havia enviado a felicitar o seu homólogo argelino pela eleição, o presidente Bouteflika afirma:«Quero pessoalmente reiterar a posição permanente do meu país e o seu apoio indefectível à justa causa do povo saharaui irmão na sua luta e combate pela autodeterminação e independência total, em conformidade com as resoluções das Nações Unidas e os acordos de Houston aceites pelas partes sob a égide do represente especial do secretrio-geral da ONU, James Baker.» (SPS, APS, Reuters)

20.05.99
Comemoração do 20 de Maio

Nesta data comemorativa do 26.º aniversrio do desencadeamento da luta armada de libertação nacional, o presidente da RASD declarou em entrevista à rdio nacional argelina: «Temos esperança que a ONU, o seu secretrio-geral Kofi Annan e o seu Enviado Especial para a região, bem como o Conselho de Segurança, usem desta vez de muito maior rigor para impor o respeito pelo calendrio de aplicação do plano de paz » (SPS, APS).
Os estudantes saharauis em Cuba celebraram nas suas respectivas universidades o desencadeamento da luta armada de libertação nacional.

20-22.05.99
AFAPREDESA

A Associação das Famílias dos Presos e Desaparecidos Saharauis festejou dez anos de existência em Palma de Maiorca através de uma série de manifestações públicas.

21.05.99
Bolsas dos estudantes saharauis em Marrocos, continuação
(ver semana 18)
«As autoridades marroquinas deram a cada estudante saharaui uma soma de 4200 dh (76.000 escudos 379 euros) e prometeram a parte restante para dentro de um prazo que não precisaram. Actualmente a calma voltou em virtude do período de exames.» (correspondente de Marrocos)

21.05.99
Nomeação

A nomeação do antigo diplomata norte-americano William Eagleton foi aceite pelo Conselho de Segurança, que confirmou igualmente as nomeações do novo presidente da Comissão de Identificação, Eduardo Vetere, até agora director, em Viena, do Centro das Nações Unidas para o controlo das drogas e a prevenção do crime e de Robert Kinloch como representante especial adjunto.

21.05.99
Genebra: Reunião da Task Force da Coordenação Europeia

A Task Force estudou as novas propostas e o calendrio do Plano de Paz. Uma delegação foi recebida pela senhora L. Buttenheim, Conselheira Política principal na ONU, a quem informou da vontade em enviar observadores para os centros de identificação e de ser recebida pelo embaixador W. Eagleton, novo representante do secretrio-geral.

21.05.99
Repatriamento

Segundo um despacho da AFP, o ministro do Interior marroquino, Driss Basri, inaugurou em Aousserd os trabalhos de construção de um pequeno aglomerado que dever acolher os saharauis dos acampamentos administrados pela Frente Polisario. A AFP diz saber que este centro se estender numa rea de 400 hectares, a 270 km a sudeste de Dakhla, e que ir alojar entre 40 000 e 45 000 repatriados.

SOLIDARIEDADE

Genebra, Suíça
Durante três semanas, entre meados de Abril e a primeira semana de Maio, a região de Bernex organizou e acolheu uma campanha de informação sobre o povo saharaui: sessões de vídeo, conferências, palestras em escolas, exposição de fotos e de artesanato. Tanto a população como as autoridades demonstraram grande interesse pelo povo saharaui e intenção de concretizar a sua solidariedade com os refugiados.
Num outro Concelho do Cantão de Genebra, Plan-les-Ouates, apoia h j longo tempo as actividades do Centro dos Direitos do Home, que participou na exposição que o Concelho realiza regularmente sobre os projectos que apoia.

Espanha
Granada: 14 a 30 de Maio de 1999 Exposição de arte contemporânea «Pelo Sahara» organizada pela plataforma cívica de apoio a um referendo livre e transparente no SO e os Amigos da RASD de Granada. 75 obras de artistas de renome serão vendidas e a receita reverter para a campanha referendria.
Valladolid, Castilla e León, 19 de Maio de 1999: Têm lugar uma série de conferências sobre os direitos do homem e a situação política no Sahara Ocidental, a organização é da responsabilidade da AFAPREDESA e dos Amigos do Povo Saharaui de Castilla e León.
Almansa, Albacete, 21-27.05.99: 4.ª semana de solidariedade com o povo saharui, "23 anos j basta!", exposição, conferência, actividades desportivas.

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]