SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 02

10.-16.01. 1999

1999: Referendo pela Independência

13.01.99
Debate no Parlamento Britânico

Ao intervir na Câmara do Comuns num debate sobre o papel do Reino Unido na Europa, a deputada Tess Kingham afirmou-se espantada de encontrar Marrocos entre os primeiros países que recebem ajuda da União Europeia. A deputada britânica disse-se chocada com o facto de um país de rendimento médio, que «gasta todos os dias um milhão de dólares para ocupar ilegalmente o Sahara Ocidental», beneficiar da uma ajuda anual da UE da ordem dos 280 milhões de dólares.
Tal situação não reflecte, ou não é consequência, de uma política aberta, responsvel e democrtica por parte da UE, considerou a deputada. A parlamentar britânica é de opinião que o seu país, a União Europeia e os países que a integram têm um papel muito importante a desempenhar fazendo pressão sobre Marrocos para que este país escolha os caminhos da paz e aceite as propostas da ONU.

14.01.99
Resolução do Parlamento Europeu

O Parlamento europeu aprovou uma resolução em que «apela veementemente » Marrocos a aceitar as disposições e propostas pelo secretrio-geral da ONU «nos prazos estabelecidos» e que permita as actividades do Alto Comissariado para os Refugiados no Sahara Ocidental.
A resolução, apresentada pelos grupos socialista, popular, liberais, esquerda unida e verdes, convida a Comissão e o Conselho a concederem o seu «mais amplo apoio possível» aos preparativos referendrios, ao reforço da ajuda humanitria ao povo saharaui e a enviar observadores para a região.
«Esta resolução exprime um apoio claro ao direito do povo saharaui à autodeterminação e à liberdade», declarou o ministro saharaui Mohamed Sidati no termo dos trabalhos. O dirigente da Frente Polisario regozijou-se com a adopção desta «importante resolução» e afirmou que é tempo «de a União Europeia use o seu peso e influência junto do governo marroquino para que este abandone a sua política dois bicos». (texto original frances)

SOLIDARIEDADE

Andaluzia, Espanha
12.01.99: O ministro da saúde saharaui, Bachir Mustapha Sayed, deslocou-se a Granada para oficializar a criação de uma estrutura de coordenação sanitria que agrupa cerca de três dezenas de associações andaluzas de apoio ao povo saharaui. Esta coordenadora fixou como seu objectivo principal a ajuda às crianças vítimas de minas anti-pessoal. (Ideal, Granada).

Cosenza, Itlia
16.01.99: Sahrawi indipendente - Il ruolo delle istituzioni nella rete de solidarietà internazionale, seminrio organizado pela Administração provincial de Cosenza, com diversos oradores, estando a intervenção final a cargo de Carlo Leoni do Gruppo Interparlamentare di solidarietà con il Popolo Sahrawi.

EM BREVE

Roma, Itlia
"I diritti del popolo sahrawi: quali prospettive per l'autodeterminazione ?", intervenção de Mohamed Salem no ciclo do seminrio "O Futuro dos Direitos Humanos", organizado pela Liga para os Direitos dos Povos, Roma (sede da Associazione Occhi Aperti, via Sprovieri 9, Roma, Segunda-feira 25.01.99, pelas 17,30h).

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]