SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 41

04.-10.10. 1998

1999: Referendo pela Independência

 

29.09.98
Embaixador da Venezuela apresenta credenciais

O Presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, recebe em audiência Eduardo Soto Alvarez que lhe apresenta cartas credenciais como novo embaixador extraordinrio e plenipotencirio da Venezuela junto da República Saharaui. Eduardo Soto Alvarez foi anteriormente embaixador na China, na Índia e em Trindade e Tobago, tendo igualmente desempenhado diversas missões em 24 países de África. (Ministério de Informação da RASD)

03.-04.10.98
Conferência internacional: " Um referendo livre para um Sahara livre"

Mais de duzentas pessoas, parlamentares, autarcas, representantes de ONG, juristas, jornalistas, etc. participaram em Leganes (Madrid) numa conferência organizada pelo OSPAAAL (Organización de Solidaridad con los Pueblos de Asia, Africa y América Latina) e patrocinada pela Câmara Municipal local e o apoio de inúmeras cidades espanholas solidrias ou geminadas com o Sahara.
Na declaração final os participantes felicitam a Comissão de Identificação da MINURSO pelo sério trabalho desenvolvido, deploram a atitude negativa de Marrocos e formulam uma série de reivindicações susceptíveis de salvar o Plano de Paz. O documento foi dirigido a todos os governos e parlamentos da União Europeia, aos governos autónomos e partidos políticos de Espanha, aos secretrios-gerais das Nações Unidas e da OUA, bem como ao Presidente norte-americano e ao Congresso dos EUA. (texto completo em espanhol)

9-10.10.98
53.ª sessão da Assembleia Geral das N.U., 4.ª Comissão (descolonização)

O representante de Marrocos, logo na primeira sessão, aproveitou para pôr em dúvida a oportunidade de ouvir os peticionrios sobre o Sahara Ocidental, argumentando que o processo se encontra num momento delicado e que as declarações destes poderiam agravar ainda mais a situação. Pediu também ao Secretariado para que justificasse a presença dos intervenientes. O Presidente da Comissão lembrou que a carta prevê o direito a todos os peticionrios se exprimir perante a Comissão. No dia 9 de Outubro, a Comissão ouviu dois peticionrios sobre o Sahara Ocidental.

Michael Bhatia, investigador assistente no Instituto de Estudos Internacionais Thomas J. Watson Jr., da Universidade de Brown, declarou que o mandato da MINURSO continua afectado de fragilidade e que as esperanças renovadas após os acordos de Houston, que permitiram o reinicio dos trabalhos de identificação, se mostraram infundadas. Após um Verão de esperanças perdidas e de frustração contínua, torna-se claro, acrescentou, a necessidade de serem retomadas as conversações ao mais alto nível para colocar o processo nos eixos. Michael Bhatia acrescentou que o cessar-fogo permitiu às autoridades marroquinas consolidar a sua presença no território e modificar os dados demogrficos. Nem a MINURSO nem o ACNUR referiu - gozam de liberdade de movimentos no território, o que limita fortemente o seu conhecimento sobre as condições existentes. Aquele investigador concluiu ainda que o repatriamento dos refugiados não pode ser encarado como um aspecto independente do Plano de Paz, que possa ser concretizado num momento escolhido, sem ter em conta o contexto existente nos territórios ocupados.

Boujhari Ahmed, representante da Frente POLISARIO, declarou que após anos de bloqueio importantes progressos foram realizados com vista à realização de um referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental. Os acordos de Houston resolveram os problemas maiores, em particular o respeitante à identificação dos votantes. Mas, contrariamente às promessas de cooperação então manifestadas, Marrocos pôs em prtica inúmeras dificuldades e obstruções noutros domínios e que não interferiram no processo de identificação, acrescentou. O representante da Polisario falou de uma verdadeira «guerra de desgaste» contra a vontade e os esforços da comunidade internacional. Porém, acrescentou, a confiança do povo saharaui na ONU mantém-se intacta e ele mais não espera que a organização internacional contribua para a resolução de pacifica deste conflito «anacrónico e injusto».
Enquanto o representante de Marrocos procurava refutar com veemência os argumentos dos peticionrios, os representantes do Zimbabwe, de Cuba, Quénia e Tanzânia reafirmavam nas suas intervenções que o Plano de Paz continua a ser a melhor solução para um acordo duradoiro, recomendando aos países membros da ONU a permanecer atentos ao processo e conceder-lhe o mximo de apoio político e material. Os representantes desses países exortaram ainda as partes a permanecer fiéis ao espírito e à letra dos acordos de Houston.

09.10.98
Manifestações em Rabat

Comunicado da Associação de Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA): «trinta jovens licenciados saharauis deslocaram-se no dia 7 de Outubro a Rabat para reivindicar o seu direito ao trabalho nos territórios ocupados do Sahara Ocidental. Estes jovens nas cidades de onde são originrios sofrem a discriminação das autoridades marroquinas, que dão preferência aos colonos marroquinos.
Em desespero, manifestam-se diante da sede do Ministério do Interior marroquino para exigir o reconhecimento dos seus direitos a usufruir dos recursos do seus país. Os manifestantes, que distribuíram ch aos passantes, foram violentamente reprimidos pelas forças policiais marroquinas. O balanço provisório da intervenção musculada saldou-se por uma dezena de feridos, um dos quais em estado grave.
A AFAPREDESA denuncia esta nova violação aos direitos humanos dos cidadãos saharauis e apela às ONG de Defesa dos Direitos do Homem a agir prontamente para que não se dêem represlias contra estes jovens e suas famílias».

09-11.10.98
24.ª Conferência Europeia de Coordenação do Apoio ao Povo Saharaui, Manchester, Reino Unido

Sob a palavra de ordem «Em frente pela Independência!», delegados dos comités de apoio, ONG, organizações humanitrias e políticas solidrias com o povo saharaui reuniram em Manchester durante três dias para trocar experiências, promover debates e programar trabalho em relação a projectos futuros de ajuda. De salientar a presença de um vasto número de parlamentares ingleses e da senhora Danielle Mitterrand, Presidente da organização «France-Libertés».

SOLIDARIDADE

Córdoba, Espanha
O ministro da Saúde saharaui Bachir Moustafa Sayed, de passagem por Córdoba, no dia 28 de Setembro, foi recebido pelas autoridades locais. Visitou diversos estabelecimentos hospitalares e manteve um encontro com a Asociación Cordobesa Amigos de los Niños Saharauis, um projecto de ajuda médica a uma centena de crianças que sofrem sequelas da poliomielite.
Instado a pronunciar-se sobre a aplicação do Plano de Paz, Bachir Moustafa Sayed declarou que a parte mais importante na via do referendo foi j percorrida, mau grado os constantes obstculos entrepostos por Marrocos. O ministro manifestou a sua confiança em James Baker e na comunidade internacional para se chegar a um fim pacífico para o conflito.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]