SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 24

07.-13.06. 1998

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

 

 

CICV: Visita presos marroquinos (13.05.98)
Cinco delegados do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), entre os quais um médico, visitaram, entre 26 de Abril e 2 de Maio, 649 prisioneiros marroquinos dos mais de 1800 detidos que a Frente Polisario detém em seu poder, na região de Tinduf. A delegação avistou-se igualmente com os 84 presos libertados em Abril do ano passado, por altura da visita de James Baker, mas que, até agora, continuam a esperar que Marrocos autorize o seu repatriamento. Todos os presos visitados puderam enviar, através dos canais da Cruz Vermelha, mensagens e fotografias para os seus familiares. A Frente Polisario mostrou-se disponível e empenhada em autorizar o CICV a repatriar os prisioneiros cujo estado de saúde possa ser julgado precupante pelo médico que integrou a missão.

05.06.98
Bloqueio marroquino
 
A deslocação de 15 militares suecos peritos em desminagem que integram o contingente da MINURSO foi ratardada devido à exigência de Marrocos em pretender controlar o armamento desta força da ONU, anunciou o ministério de Defesa sueco. «Nunca fomos sujeitos a uma tal exigência (...) O nosso armamento é composto por explosivos destinados a neutralizar terrenos pejados de minas, assim como algumas pistolas para defesa dos militares que trabalham na desminagem», referiu um oficial sueco. 

05.06.98
Balanço da identificação

Pessoas convocadas desde Dezembro de 1997: 93.682

Pessoas identificadas desde Dezembro de 1997: 64.200

Pessoas identificadas desde Agosto de 1994: 124.312

08-10.06.98
34.ª Cimeira da OUA, em Ouagadougou

Preparada desde longa data, a tentativa marroquina de excluir a República Saharaui da Organização de Unidade Africana (OUA) fracassou. Desde h muitos anos que o regime marroquino vem trabalhando com esse objectivo. As visitas de alguns Chefes de Estado africanos a Rabat sucederam-se. A todos as autoridades marroquinas prometeu iniciativas para minorar as crises que, quase invariavelmente, todos se debatem. Alguns governos anunciaram a retirada do reconhecimento oficial dos seus países à RASD, na maior parte dos casos após terem recebido interessantes ajudas económicas. Desde h meses que as declarações oficiais dos dirigentes e da imprensa marroquinos davam conta da vontade de Marrocos em retornar à OUA, mas apenas em detrimento da presença da RASD na organização panafricana.  O Chefe de Estado do Burkina Faso, em sintonia absoluta com as pretensões de Marrocos, e na qualidade de presidente da Cimeira, provocou um debate apaixonado sobre a questão da exclusão da RASD na tarde do passado dia 9 de Junho, sem que o tema estivesse inscrito na ordem de trabalhos. A Guiné Conakry, com o apoio do Gabão, S. Tomé e Príncipe, Benin, Guiné-Bissau e do Congo tentaram fazer prevalecer as posições de Marrocos. A maioria dos Chefes de Estado e das delegações defenderam a Carta da OUA e os princípios que constituem os fundamentos da unidade africana.  Os intervenientes sublinharam, alis, que é Marrocos quem procura por todos os meios desviar a atenção da Comunidade Internacional dos obstculos que sistematicamente coloca à aplicação dos acordos de Houston e ao plano de paz conjunto ONU-OUA para o Sahara Ocidental. Uma proposta do Senegal no sentido de suspender a participação da RASD até à realização do referendo foi rejeitada. Os Chefes de Estado, seguindo uma proposta sul-africana, encarregaram os seus ministros de Negócios Estrangeiros de analisar a questão a quando da sua próxima reunião, em Fevereiro do próximo ano.  «Em Ouagadougou, a África rejeitou categoricamente os desígnios coloniais do Reino de Marrocos», declarou o governo saharaui no termo da Cimeira (comunicado do Ministério da Informação da RASD).

à margem da Cimeira, eles disseram:

Abdellatif Filali, chefe da diplomacia marroquina: «Pensamos que a exclusão dessa gente (a RASD) da OUA por altura da próxima cimeira é, a partir de agora, uma necessidade» (AFP, 27.05.98).

Salem ould Salek, ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD: «Queremos que Marrocos retome de novo, sem condições, o seu lugar na OUA, ao lado da RASD. Não compreendemos por que razão Marrocos negoceia connosco, senta-se connosco fora do continente e não deseja fazê-lo no interior da OUA» (AFP, 05.06.98).

Hassan II aos órgãos de Comunicação Social do Burkina Faso: «Conto regressar (à lOUA)». (...) Lembrem-se que se eu dialogo com eles (os Saharauis) não é para lhes dar o Sahara. Mas sim para os convencer de que integrem Marrocos». (07.06.98)

Mohamed Abdelaziz, Presidente saharaui: «Estou pronto a encontrar-me pessoalmente com o rei de Marrocos antes do referendo, se as Nações Unidas considerarem que isso pode acelerar os preparativos da consulta» (El Mundo, Madrid, 13.06.98 )

SOLIDARIEDADE

Sabadell, Catalunha, 06.06.98: Inauguração de uma exposição sobre os aspectos históricos e etnológicos da causa saharaui, em simultâneo com a apresentação dos projectos de ajuda humanitria levados a cabo por esta cidade durante o ano de 1997.
Valência, Espanha, 06.06.98: Por ocasião de uma manifestação integrada na jornada de solidariedade com os desaparecidos saharauis, foram acesas 526 velas, uma por cada cidadão saharaui desaparecido. No mesmo dia foi fundada uma associação de solidariedade com a AFAPREDESA, que integra representantes das ilhas Baleares, da Cantbria e de Valência.
Andaluzia: Conferências, exposições e colóquios em Mlaga e em Granada, organizados pelo Instituto Andaluz da Mulher. Estas iniciativas contaram com a participação da representante em Espanha da União Nacional das Mulheres Saharauis, Sara Ramdan.
Rimini, Itlia: No quadro da campanha de apoio ao referendo, a autarquia de Rimini, a central sindical CGIL e a Associação Hammada de Apoio ao Povo Saharaui organizaram um concerto com o grupo argelino "Urban Raï". Um novo vídeo - "Viaggio tra le genti del deserto" - T-shirts e sacos decorativos foram postos à venda para angariação de fundos. (para mais informações e encomendas de material contactar Pleoni@rimini.com, preço: 25 000 liras it./p. = 13 Euros + despesas de correio)

EM BREVE

Festa Popoli, IX edizione, 6, 7 de Julho de 1998, Centro Residenziale Università della Calabria, Cosenza. Importante evento de solidariedade com o povo saharui, que contar com a participação de Umberto Romano, autor de um livro e de um filme sobre a causa saharaui Informações: ARCI Cosenza, 0984 839424 ou roro@mediterranea-net.it.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]