SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2007

original:frances

SEMANAS 19 - 20
06.05. - 19.05.07

 

•    RASD
•    TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS
•    RECURSOS NATURAIS
•    REFERENDO
•    SOLIDARIEDADE
•    INTERNET
•    NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD

06.05.07
Dois jornalistas australianos, que rodavam um filme sobre as visitas familiares organizadas  pelo ACNUR, deixam precipitadamente os acampamentos de refugiados em condições pouco claras. Teriam sido testemunhas de prática de esclavagismo. [Declarations of the journalists to agencies:
IOL - World War 4 Report] [Reporters sans frontières , 09.05.07]

20 Maio de 2007, aniversário do desencadeamento da luta pela POLISARIO
Em Mijek, nas zonas libertadas do sudeste do Sahara Ocidental, terão lugar de 19 a 22 de Maio as festividades de celebração do 34.º aniversário do desencadeamento da luta armada pelo Frente Polisario pela libertação do Sahara Ocidental. Nessa ocasião, o Parlamento saharaui inicia a sua sessão da Primavera. [SPS]

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

02-18.05.07, repressão contra os estudantes saharauis na universidades marroquinas
Durante duas semanas, em várias universidades marroquinas, violentos confrontos opuseram estudantes saharauis que se manifestavam pacificamente a favor da independência às forças de polícia. O balanço é severo: 43 detenções, inúmeros feridos, entre os quais uma estudante em estado grave.
Balanço global realizado pela ASVDH:
http://asvdh.net/english/?p=195

Tudo começou em Agadir no dia 2 de Maio com confrontos sangrentos entre estudantes que se manifestavam a favor da independência do Sahara Ocidental, a que se seguiram intervenções policiais.
[ASVDH]   No seguimento do ocorrido, os estudantes saharauis nas universidades de Marraquexe, Casablanca e Rabat organizam manifestações de solidariedade, o mesmo ocorrendo em inúmeras cidades e vilas do Sahara ocupado.
Em todo o lado as forças de polícia intervieram com extrema brutalidade, com a invasão e o saqueamento das residências de estudantes e um saldo elevado de feridos e detidos. Muitos estudantes recusaram apresentar-se a exames e regressaram ao Sahara, ao verem os seus livros e trabalhos destruídos e as suas habitações devastadas.

Documentos a consultar:
Testemunho de Sultana Khaya, gravemente ferida no olho direito no dia 9 de Maio em Marraquexe: http://www.arso.org/temoignageSultanaKhaya.htm (com alguns links conexos)
Testemunho de Rababa Amaidane:
http://afapredesa.org/castellano/testimonioRababAmaidan_estudiantes_14_05_07.htm
Confrontos a 14 de Maio na Universidade de Casablanca, AP in english: http://www.iht.com/articles/ap/2007/05/14/africa/AF-GEN-Morocco-Western-Sahara-Saharawi-students-attacked.php e em Rabat a 17 de Maio AFP : http://www.lemonde.fr/web/depeches/0,14-0,39-30928081@7-60,0.html
Round up in english: http://w-sahara.blogspot.com/2007/05/escalating-anti-sahrawi-violence.html

Inúmeras fotos e vídeos circulam em sites saharauis em língua árabe, como:
http://www.sahara-occidental.net/photos.html
http://www.intifadamay.com/1/photosdusoultananew.html
http://www.sahara-occidental.net/smara15052007.html
http://www.sahara-occidental.net/rabat.14052007.html
http://www.hamada2006k.jeeran.com/videothowar.htm
http://www.intifadamay.com/1/casasalmaleghzal.html
http://www.intifadamay.com/1/videoagadir15052007.html
http://www.lescahiersdusahara.com/CB11052007.html
http://sahara-panorama.blogspot.com/2007/05/blog-post_19.html


Protestos
A CODESA, a
ASVDH  e a AFAPREDESA  interpelam a comunidade internacional.
O presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz, por três vezes dirige-se ao Secretário-Geral da ONU [SPS].
A representação da Frente Polisario em Genebra pede aos diplomatas acreditados junto da ONU que as violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental e em Marrocos sejam examinadas pelo Conselho dos direitos do homem
[communiqué].
O ministro saharaui delegado para a Europa, Mohamed Sidati, dirige-se às instâncias europeias.
[Lettre, 17.05.07]
A senadora australiana do Estado de Victoria, Lyn Allison, líder do Partido Democrata, escreve igualmente a Ban Ki-moon.

07.05.07, El-Ayoun
Duas advogadas francesas, France Weyl e Aline Chanu, assim como o juiz italiano Nicola Quatrano, assistem na qualidade de observadores ao processo em recurso contra Naama Asfari. O julgamento é adiado para o dia 21 de Maio de 2007.
[ASVDH]

14.05.07, Agadir
Quatro presos políticos saharauis encarcerados em Inezgane comparecem em tribunal num processo de recurso. Observadores espanhóis constatam que as testemunhas afirmam "não ter reconhecido nenhum dos presos". As penas são reduzidas a dois anos de prisão efectiva.
[ASVDH]

14.05.07, El-Ayoun, desaparecimentos forçados?
Abderrahmane Bougarfa e o seu filho são detidos por volta das 4 h. da madrugada em sua casa. No mesmo dia e à mesma hora a polícia tenta prender a família Ahl Essid, sem sucesso.
[ASVDH]
 
15.05.07, El-Ayoun
Perante a presença de dois observadores espanhóis, o tribunal, examinando um processo em recurso, reduz as penas a sete presos políticos saharauis.[ASVDH]

16.05.07, Sul de Marrocos
Manifestações pacíficas em Tan-Tan, Mhamid el Ghezlan e Goulimine por ocasião do 34.º aniversário do desencadeamento da luta armada pela Frente Polisario. [SPS]

16.05.07, Tiznit
Tentativa de assassinato de dois presos políticos saharauis - Choubeida Laroussi e Abdallah Hassan – por parte de um preso marroquino de direito comum em estado de embriaguez. [SPS]

RECURSOS NATURAIS

16.05.07, pesca
Vinte barcos de pesca espanhóis iniciam a faina em águas "marroquinas".
[Afrol News]

17.05.07, pilhagem de fosfatos
Conferência de Imprensa em Madrid da Western Sahara Resource Watch e da Associação de Madrid dos amigos do povo saharaui. A empresa FMC Foret (Huelva) é acusada de importação ilegal em Espanha de 500.000 toneladas de fosfatos por ano oriundos do Sahara Ocidental.
[Europa Press]  [Informe WSRW, espanol]

REFERENDO

03.05.07, EUA - Marrocos
Numa declaração à imprensa marroquina, o embaixador dos EUA em Rabat, Thomas Riley, afirma que Washington está disposto “a facilitar as negociações” entre Marrocos e a Frente Polisario. Qualifica a Frente Polisario como "único representante do povo saharaui". Violentas reacções da imprensa marroquina, que qualificam a declaração americana de “bofetada”.
[AFP]  [Tel Quel, no 273]

07-09.05.07, Argel
O representante especial para o Sahara Ocidental, Julian Harston, está de visita a Argel.
[Liberté, 09.05.07]
A 14 de Maio é recebido em Nouakchott pelo presidente mauritano. [EFE]

08.05.07
Uma missão das Nações Unidas efectuará uma visita à região entre 15 e 20 de Maio, anuncia em Madrid o Primeiro-Ministro saharaui, Abdelkader Taleb Omar. "Existem séria dúvidas" sobre as intenções de Marrocos que "não modificou a sua posição nem a sua política de procurar legitimar a sua ocupação ilegal do Sahara Ocidental sob diferentes formas", acrescentou.
[Europa Press]

09.05.07, Chile
O parlamento adopta uma resolução onde pede ao governo para apoiar a resolução do Conselho de Segurança sobre o Sahara Ocidental. A tentativa marroquina de fazer figurar a evocação da autonomia na resolução da ONU fracassou.
[Cronica digital]

09.05.07, Audições no Congresso dos EUA sobre os recentes desenvolvimentos.
 As audições tiveram como organizador Donald Payne, presidente do Comité África da Comissão dos Negócios Estrangeiros da Câmara dos Representantes. Oradores: Frank Ruddy, Suzanne Scholte, Joseph Pitts e Jacques Roussellier. Textos das intervenções:
http://www.arso.org/Ruddy2007.htm

10.05.07, Parlamento panafricano
O Comité de cooperação, das relações internacionais e de resolução de conflitos do parlamento panafricano pede que Espanha e EUA retirem o seu apoio a Marrocos na sua oposição à autodeterminação do Sahara Ocidental.
[EFE]

16.05.07, embrulhada na ONU
O departamento dos Assuntos Políticos da ONU 
[communiqué de presse]  anuncia, sem dar qualquer tipo de razão, que a visita a Rabat, Tindouf, Argel e Nouakchott do representante pessoal do Secretário-geral, Peter van Walsum, prevista para 16 a 19 de Maio, foi anulada e que uma reunião entre as partes terá lugar durante a primeira quinzena de Junho, o que confirma o primeiro-ministo saharaui. [La Tribune, 17.05.07]

18.05.07, ONU
Peter van Walsum chega a Madrid onde informa o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Moratinos, sobre as modalidades das negociações marroquino-saharauis.
[Europa Press]

SOLIDARIEDADE

12.05.07
Uma centena de manifestantes concentra-se diante da embaixada de Marrocos em Roma para apelar à autodeterminação do povo saharaui. Várias manifestações têm lugar em Itália assinalando o aniversário da Frente Polisario e da intifada. [corr.]

INTERNET

Novo Blog:
Sahara Resiste, espanol : http://www.sahararesiste.blogspot.com/
Sahablogs - Planeta de blogs sobre Sahara Occidental : http://sahablogs.googlepages.com/home
SOLIDÀRIA de ACAPS Catalunya: http://acapssolidaria.wordpress.com/  y http://acaps.unblog.fr/


Novos sítios:
Sadicum - Asociación de Ayuda al Pueblo Saharaui de Chiclana": http://www.sadicum.org
Etudiants sahraouis de Marrakech, arabe: http://www.smoud.jeeran.com
New look: UJSARIO, espanol, arabe: http://www.ujsario.org/
Comeback: Les Cahiers du Sahara: http://www.lescahiersdusahara.com

DOCUMENTOS
Pour le respect de l’esprit et de la lettre de la Résolution 1754 (2007) du Conseil de Sécurité sur le Sahara Occidental. Déclaration du Front Polisario, mai 2007: http://www.arso.org/FPdeclSRES1754.htm
For the respect for the spirit and letter of the Security Council resolution 1754 (2007) on Western Sahara. Satement of the POLISARIO Front, mai 2007: http://www.arso.org/FPdeclSRES1754.htm#e


WS debate on Al Jazeera TV  02.05.07,  Inside Story looks at the dispute between Morocco and the independence movement, the Polisario, over the Western Sahara. (with Toby Shelley, Sidi Omar and a members of the Moroccan Ministry of Foreign Affairs) --> Watch the videos on Youtube:
part 1   + part 2 

Communiqué Khat Achchahid, 07.05.07: http://www.fpeluali.org/communique070507.html
Comunicado de Jat Achahid, 17.05.07 : http://www.fpeluali.org/comunicado070507.html


The worst of the worst, the world's most repressive societies 2007, Freedom House, May 10, 2007 [Morocco, Western Sahara, Pages 126- 128].: http://www.freedomhouse.org/uploads/press_release/worstofworst_07.pdf

Western Sahara – Continuing Standoff, By Anna Theofilopoulou, Center for Strategic and International Studies (CSIS), Africa Policy Forum, 16.05.07: http://forums.csis.org/africa/?p=35

WESTERN SAHARA RESOURCE WATCH- FMC FORET EXPOLIA LOS FOSFATOS DEL SAHARA, informe, 17.05.07: http://www.arso.org/InformeFMCForet070517.pdf

A briefing note for the Pan-African Parliament. Committee on International Relations, Cooperation and Conflict Resolution: On Western Sahara By Timothy Othieno Senior researcher Institute for Global Dialogue. Briefing note commissioned by the Institute for Security Studies, August 2006: http://www.pan-africanparliament.org/DocumentsResources_DisplayDocument.aspx?Type=Docs&ID=173

OPINIÕES:
http://opinions.arso.org

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français
>> Revue de la presse internationale francophone http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages

English
>> English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano
>> Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Italiano
Attualità in italiano: El Ouali Bologna: http://www.saharawi.org/saharawi.htm + Radio for Peace http://www.radiokcentrale.it/du.htm

Finnish

Norsk


Deutsch

 

[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]