SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2006

original:frances

SEMANAS 35-36

27.08.- 09.09.06

 

•    RASD
•    TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS
•    RECURSOS NATURAIS
•    REFERENDO
•    MARROCOS
•    SOLIDARIEDADE
•    EM BREVE
•    INTERNET
•    NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD

01-03.09.06, África do Sul
Convidada pelo governo sul-africano, uma delegação saharaui participou na primeira reunião de altos funcionários Meeting do Novo partenariado estratégico entre a Ásia e a África (NAASP) em Durban. A reunião surge no seguimento da cimeira de 2005 realizada na Indonésia por ocasião do 50.º aniversário da conferência de Bandung. Marrocos não conseguiu impedir a participação da RASD, não obstante o apoio recebido de certos países árabes e do Senegal. O embaixador saharaui Oubbi Bouchraya saudou a neutralidade positiva dos países asiáticos participantes e exprimiu a gratidão do povo saharaui à África do Sul, Nigéria, Etiópia, Quénia, bem como à Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, SADC, pelo seu apoio "fraternal e incondicional" à justa causa do povo saharaui expresso no decorrer dos debates. [SPS]

06.09.06, crise humanitária
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) vai enviar um enviado para que negoceie com os saharauis a questão da ajuda humanitária aos refugiados de Tindouf, diminuída recentemente de forma maciça [ver semana 31-32/2006]. O embaixador saharaui na Argélia, Mohamed Yeslem Beyssat, qualificou de «maquiavélica» a tentativa de  fazer pressão sobre os saharauis por este meio: «se as ajudas são cortadas aos saharauis, eles irão pedir esmola ao rei». Acrescentou que «os saharauis não vieram para a Argélia por terem fome mas porque são um povo orgulhoso e disposto até a comer a terra do que a abandonar os seus legítimos direitos...». Lembrou que o Direito Internacional proíbe que «se utilize a alimentação como arma para fins políticos e a que se faça pressão sobre os refugiados para que aceitem a proposta de autonomia». [ El Khabar, Alger, 06.09.06.]

07.09.06, Equador
Hach Achmed, embaixador extraordinário e plenipotenciário da RASD, entregou as suas cartas credenciais ao ministro dos Negócios Estrangeiros equatoriano.
 
TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

As manifestações e detenções prosseguem em El Ayoun. Na noite de 25 para 26 de Agosto, de 30 para 31 de Agosto e de 8 de Setembro, registaram-se diversas manifestações seguidas de várias vagas de detenções. Manifestação também em Smara no dia 27 de Agosto. Em Foum ElOued tiveram lugar três detenções a 27 de Agosto. Ali Mohamed Tacloubet foi encarcerado na Prisão Negra. Registam-se distribuição de bandeiras e panfletos em Zak, Bojador e Tan-Tan, onde são exercidas brutalidades contra uma família, cujo domicílio foi saqueado a 26 de Agosto.


Actos de violência são exercidos contra famílias devido à sua alegada simpatia independentista. Os saharauis que se deslocam à Mauritânia são suspeitos de exercerem espionagem a favor da Polisario. Uma família que regressava da Mauritânia foi detida e maltratada pela polícia no dia 30 de Agosto. As trocas e visitas com a vizinha Mauritânia aumentaram no seguimento do bloqueio das visitas familiares do ACNUR por parte de Marrocos.
El Haiba Mohamed Mahmoud El Mah, comerciante, conhecido pelas suas opiniões políticas, foi expulso de El Ayoun juntamente com a sua família no dia 31 de Agosto. Os dois filhos de Aminatou Haidar não obtiveram passaporte que lhes permitisse juntar-se à sua mãe no estrangeiro.

Nas prisões, como nos territórios ocupados e no interior de Marrocos, novas tentativas de assassinato contra activistas saharauis têm lugar, como o que ocorreu em Kenitra contra Salek Laaseri a 24.08.06. Na Prisão Negra, El Hafed Toubali  é vítima de uma tentativa de assassinato a 30.08.06, Os agressores foram precisamente os mesmos dois polícias inculpados no assassinato de Lembarki Hamdi, primeiro mártir da intifada morto a 30 de Outubro de 2005. Já antes Lehmam Salama Brahim Mouloud,, detido na prisão de Inzegan, havia sido barbaramente espancado, no final de Junho e na noite de 24 para 25 de Agosto, Mohamed Salem Mohamed Yeslem Bahaha, Mohamed Mouloud Gemid Elhaj et Abdeslam Kasem Dida  foram também agredidos por outros presos de direito comum.

Greves da fome
As greves da fome multiplicam-se: em Kenitra Laaseri Salek e Ameidane Saleh  estão em greve da fome desde 26.07.06; em Tiznit Mahmoud M'Barek Abou El Ghassem, Mohamed Bouanan e Abdeljalil Moujahid prosseguem a greve da fome desde 29.07.06, em Aït Melloul Loumadi Saaid   está em greve desde

07.08.06.

Na Prisão Negra 18 presos políticos decidiram desencadear uma greve da fome ilimitada a partir de 4 de Setembro. Em Inzegane e Ait Melloul 14 presos políticos absitveram-se de comer e tomar líquidos nos dias 30 e 31 de Agosto último em solidariedade com os outros detidos. 11 presos estão em greve da fome ilimitada desde o dia 7 de Setembro, para denunciar «a política deplorável e inumana que Marrocos exerce contra eles.» Tratam-se de pessoas detidas na sequência de declarações públicas a favor da independência do Sahara Ocidental e do direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência.  [mais informação ] [ASVDH]  [SPS]


O ex-preso político saharaui Sidi Mohamed Aalouate iniciou uma greve de fome de 48 horas em sinal de protesto contra a detenção de que foi vítima junto com o irmão, Hamza, no dia 31 de Agosto. Os dois saharauis foram torturados por agentes dos GUS e da DST que posteriormente os abandonaram nos arredores da cidade de El Ayoun.
[ASVDH]

05.09.06, Processo

Pesadas condenações são pronunciadas em Agadir: Hassan Abdallah  é condenado a 6 anos de prisão efectiva, tinha sido detido a 15 de Fevereiro de 2006 em El Ayoun. Labyad Hamdi  é condenado a 3 anos de prisão efectiva, Sid'Ahmed Rgueibi  e Moustapha Bakrimi  a um ano de prisão. Os três haviam sido presos em Goulimine a 6 de Fevereiro de 2006.

06.09.06, Processo
o Tribunal de Apelação de El Ayoun adiou para data posterior o julgamento do preso político saharaui Choubida Laroussi.  Choubida entrou na sala de audiências fazendo o sinal de vitória e entoando palavras de ordem pela "retirada imediata" da ocupação marroquina do Sahara Ocidental e apelando ao respeito pelos direitos humanos. Respondendo a uma questão colocada pela juiz a propósito da sua identidade, Choubida Laroussi afirmou : "sou saharaui e defendo o direito do meu povo à autodeterminação e à independência". Rejeitou todas as acusações formuladas contra si. Choubida Laroussi foi preso no dia 19 de Março de 2006 em Dakhla e transferido para a Prisão Negra. [SPS]

Sucedem-se os apelos de indivíduos ou associações saharauis condenando os atentados aos direitos humanos e solicitando a intervenção da ONU e das organizações de defesa dos direitos do Homem: o ex-preso político Bouamoud formaliza esse apelo a 29.08., o Comité saharaui para o referendo a 03.09, a Associação Saharaui das Vítimas das Violações Graves dos Direitos Humanos cometidas pelo Estado marroquino a 4 de Setembro, o comité de Bojador desta mesma associação a 5 de Setembro. A estes apelos vêem-se juntar os formulados pela OMCT [français]  [espanol] , bem como uma tomada de posição da Associação das Famílias dos Presos e Desaparecidos saharauis (AFAPREDESA) e da União dos Juristas saharauis (UJS) através de divulgação de comunicado.[mais]

RECURSOS NATURAIS


Pilhagem de fosfatos
O navio Navios Astra (Bulkcarrier) encontra-se desde 25.08.06 em Freemantle, na Austrália, a descarregar a sua carga de fosfatos oriundos de El Ayoun.
O navio Mary H deverá chegar por volta do dia 8 de Outubro de 2006 ao porto de Napier, Nova Zelândia, oriundo de El Ayoun, com um carregamento de fosfatos.

REFERENDO

04.09.06,

Em vésperas do périplo do representante pessoal do secretário-geral da ONU, Peter Van Walsum ao Sahara Ocidental, a Marrocos e à RASD, o embaixador saharaui em Argel, Mohamed Yeslem Beissat, declara que não vê qualquer utilidade num novo mandato para a MINURSO para lá de 31 de Outubro próximo, se não for para fazer avançar o processo de paz e de descolonização no Sahara Ocidental.

06.09.06, visita de van Walsum
O primeiro-ministro saharaui Abdelkader Taleb Oumar recebeu em Chahid ElHafed (acampamentos de refugiados) Peter Van Walsum. À saída da audiência, Mhamed Khaddad, coordenador saharaui junto da MINURSO, declarou que a visita de Van Walsum, a segunda do género desde a sua nomeação, surge no quadro das consultas das partes a algumas semanas da apresentação do seu relatório ao Conselho de Segurança. «Reiterámos-lhe o apego do povo saharaui ao direito inalienável à autodeterminação através de um referendo livre, democrático e regular», e lembrámos que «qualquer solução fora do quadro prescrito estará votado ao fracasso». As violações dos direitos do Homem nos territórios ocupados foram igualmente abordados, bem como a ampliação das prerrogativas da MINURSO, a fim de garantir «a protecção dos civis saharauis indefesos», precisou Mhamed Khaddad.
As autoridades argelinas recusaram-se a receber o representante pessoal de Kofi Annan, que se deslocou ainda à Mauritânia e a Espanha.

06.09.1991-06.09.2006, 15 anos de cessar-fogo
A cronologia  1991 - 1994 (Os « Reflets » publicados à época em versão em papel pela ARSO) está agora acessível online.

06.09.06

O embaixador espanhol junto das Nações Unidas, Juan Antonio Yánez-Barnuevo, advertiu, em declaração à agência Europa Press, para o risco de uma ruptura do cessar-fogo entre Marrocos e a Frente Polisario, caso a procura de uma solução não registe progressos.

08.09.06, Madrid
O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, efectua uma visita a Madrid. O dossiê do Sahara está no centro da agenda de conversações entre o diplomata das Nações Unidas e o chefe do governo espanhol Zapatero.

MARROCOS


04.08.06

A fim de impedir a infiltração de elementos fundamentalistas nas fileiras das forças armadas, o rei de Marrocos decidiu suprimir o serviço militar obrigatório. A decisão foi confirmada pelo governo a 31.08.06. Haverá relação com a descoberta do complot que implicava militares no activo
?


01.09.06, nuclear
O gigante russo do nuclear Atomstroiexport será candidato à construção do primeiro reactor nuclear marroquino para a produção de energia. No passado dia 30 de Agosto, uma delegação marroquina avistou-se em Moscovo com representantes da agência federal russa de energia nuclear e representantes de três sociedades que operam no sector: Atomstroiexport, TVEL e Rosenergoatom. A construção do reactor marroquino deverá ter lugar em 2016 ou 2017.

04-05.09.06, visita de Peter van Walsum
O primeiro-ministro marroquino Driss Jettou recebeu em Rabat o representante do secretário-geral da ONU para o Sahara, Peter van Walsum. "Discutimos todos os detalhes da questão do Sahara", declarou à imprensa no termo do encontro. O presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saharianos (CORCAS), Khalihenna Ould Errachid, e dirigentes dos partidos políticos encontraram-se no dia seguinte com van Walsum.

06-07.09.06, visita oficial russa
O Presidente russo Wladimir Putine deslocou-se pela primeira vez a Marrocos "a convite do rei de Marrocos". O porta-voz oficial do ministério russo dos Negócios Estrangeiros precisou que a Rússia era favorável a uma "solução política aceitável, sob a égide das Nações Unidas, para a questão do Sahara". Segundo a agência Novosti, vários homens de negócios acompanhavam Putine. Andreï Maslov, da agência de informação Af-Ro, declarou que «Marrocos poderia também propor à Gazprom que invista nos campos de hidrocarbunetos situados no Sahara Ocidental, contudo esses investimentos envolveriam um grande risco, uma vez que o estatuto da região não está ainda fixado». Vários acordos de cooperação foram firmados por ocasião da visita, o mais importante foi o da "Declaração comum sobre o partenariado estratégico entre o Reino de Marrocos e a Federação da Rússia".

Relações Marrocos-Espanha
O encontro do presidente do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero com o rei de Marrocos, previsto inicialmente para o início de Setembro e adiado para 14 do mesmo mês, foi atrasado uma vez mais, desta vez para finais de Setembro por razões que, segundo fontes oficiais, têm a ver com o calendário do rei. A Coordenação das associações de solidariedade espanholas recolhe assinaturas para uma carta aberta a Zapatero, pedindo-lhe que se empenhe na defesa do respeito pela legalidade internacional.

SOLIDARIEDADE


28.08.06, Santander

Manifestação diante do Palácio da Madalena, onde teve lugar uma sessão da UIMP, Universidade de Verão, consagrada aos 50 anos de cooperação marroquino-espanhola, em que estiveram presentes o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Miguel Ángel Moratinos, e o presidente do Parlamento Europeu Josep Borrel. As pancartas dos manifestantes exprimiam preocupação quanto às violações dos direitos humanos cometidas por Marrocos no Sahara Ocidental e apelavam á realização do referendo. Temendo encarar esta pacífica reunião, os duas personalidades entraram pela porta das traseiras.

29.08.06, Venezuela
Foi criada em Caracas uma associação venezuelana de solidariedade de com o povo saharaui, no decurso de uma reunião na sede do Parlamento latino-americano. É constituída por estudantes, professores universitários, deputados e representantes da sociedade civil. A associação apelou às organizações internacionais gouvernamentais e não-governamentais a que intervenham "com a maior urgência" para proteger os civil saharauis nos territórios ocupados do Sahara Ocidental da " repressão feroz" das forças de ocupação marroquinas. SPS

01-03.09.06, Portugal
O ministro saharaui da Cooperação Salek Baba e o representante da Frente Polisario em Portugal, Mohamed Lamine Abdelahe, participaram na "Festa do Avante !", evento cultural e político organizado pelo Partido Comunista Português que se realiza todos os anos no mês de Setembro. A cultura saharaui esteve presente num stand da exposição que todos os anos mobilizam muitas dezenas de milhares de pessoas.

02.09.06, Bilbao
Várias centenas de pessoas manifestaram-se a favor da autodeterminação do Sahara Ocidental respondendo ao apelo da Coordinadora 27 de Febrero Euskadi-Sahara.

EM BREVE

04-12.09.06, Lleida
Exposición de los pintores saharauis Fadel Jalifa y Mohamed Moulud, dentro del marco de La Feria de Sant Bartomeu d'Artesa de Segre en Lleida. El 4 de septiembre se inagurará la exposición de ambos pintores en el Centro Cultural y de Congresos Lauredià de Andorra, organizada por la Asociación de Amigos Solidarios con el Pueblo Saharaui del Principado de Andorra.

09.09.06, Cadiz
La Asociación Amal-Esperanza (Cádiz) organiza una cena espectaculo para recaudar fondos para la campaña « Caravana por la Paz 2007 ». La cena, organizada con la colaboración de la Peña « EL NITRI », se celebrará el día 9 de septiembre en el local de la Peña en la calle Diego Niño. En el espectáculo contamos al cante con Paco Bonilla, al toque con Joaquin Albert, y tendrá lugar la presentación de la cantaora Sofia Sanchez. Infos : http://www.amalesperanza.org/

11-16.09.06, XIVe sommet des pays non alignés à La Havane.

12.09.06, Madrid: Presentación del documental "vidas en pausa" 12:00 horas
mesa redonda 12:25 horas, Forum de fnac Callao Madrid
Infos : ymoya@cje.org

14.09.06, Washington, D.C.
Reception honoring Aminatou Haidar, Sahrawi Human Rights Activist, Former Disappeared and Survivor of Morocco's “Black Prison” on Thursday, September 14, 2006, 6-8 pm , B-354 Rayburn House Office Building, Capitol Hill, Washington, D.C.
Org. : U.S.-Western Sahara Foundation (a project of the Defense Forum Foundation)
RSVP (acceptances only) by email to skswm[at]aol.com;
ph: 703-534-4313 or fax:703-538-6149.

19.09.06, Alger
A l'occasion de la célébration du 48e anniversaire de la création du Gouvernement provisoire de la République algérienne (GPRA), une rencontre de soutien à la RASD et à la résistance civile dans les territoires occupés du Sahara occidental" sera organisée par le Comité algérien de soutien au peuple sahraoui. Au cours du ramadhan prochain, une caravane humanitaire de solidarité avec le peuple sahraoui est prévue. Le CNASPS comprend l'ONM, l'Organisation nationale des moudjahidine, l'Organisation nationale des enfants de chouhadas (martyrs) et les scouts musulmans algériens. [SPS]

23.09.06, expedición de voluntarios de la Organización Juvenil Española con destino a los campamentos de refugiados saharauis de Tinduf. Su objetivo es llevar 7.000 juguetes y 7 ludotecas a los niños y niñas exiliados en la hamada. Más información en el blog  y en la web de la Fundación "Crecer Jugando"

04-05.10.06, New York, audition de pétitionnaires sur la question du Sahara Occidental lors de la réunion de la quatrième commission de l'ONU.

INTERNET

Docs

Archives ARSO 

Website


Images

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Sahara, 17/2006
Rivista internazionale di preistoria e storia del Sahara - International review of prehistory and history of the Sahara - Revue internationale de préhistoire et histoire du Sahara, Segrate, Italia.
abstracts - résumés

Français
>> Revue de la presse internationale francophone http://fr.groups.yahoo.com/group/revue-de-presse-sahara-occidental/messages


English
>> English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages


Castellano
>> Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages


Deutsch
- Sahara Info Nr. 99, August 2006, Bulletin des SUKS, Bern.
- IT-Net Austria errichtet elektronisches Nationalarchiv. Entwicklungsprojekt in der Westsahara - Österreichisches Netzwerk liefert Lösung, Pressetext Austria, 29.08.06.

Italiano
Attualità in italiano: El Ouali Bologna  + Radio for Peace

Arabe

[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]