SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 30 + 31

20.07.-02.08.2003

O Sahara Ocidental - Actualidades Semanais não será publicado durante o mês de Agosto.

Para seguir os acontecimentos relacionados com o território deverá consultar as selecções da imprensa francófona e de língua espanhola em Sahara-Info ou subscrever o sahara-info-subscribe@yahoogroups.com.

As selecções da imprensa anglófona podem ser consultadas em Sahara update ou através da subscrição Sahara-Update-subscribe@yahoogroups.com

As notícias da RASD estão presentes no serviço da agência noticiosa saharaui SPS

 

 

TERRITÓRIOS OCUPADOS

Ali Salem Tamek preso político

19.07.03: Os presos políticos saharauis da prisão negra de El Ayun iniciam uma greve da fome de 48 horas em solidariedade com Ali Salem Tamek, que desencadeou uma greve da fome ilimitada em 9 de Julho passado. (comunicado)

20.07.03: A AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis) , preocupada com a degradação do estado de saúde de Ali Salem Tamek, apela a que sejam exercidas pressões junto das autoridades marroquinas. (comunicado em castelhano )

24.07.03: Têm lugar conversações entre representantes de três ONG marroquinas defensoras dos direitos humanos, a AMDH, OMDH e o FVJ, com o ministro da Justiça, o qual promete voltar a conceder a Tamek os direitos conquistados por este na prisão de Salé. Como entretanto nada se concretiza, Tamek decide a 27 de Julho imolar-se pelo fogo três dias mais tarde. (Apelo do Comité de acção pela libertação de Tamek e de todos os presos saharauis ) (Apelo urgente da AFAPREDESA )

O secretário-geral da ONU, interpelado por Mohamed Abdelaziz sobre o caso Ali Salem Tamek, assegura que irá prestar a atenção necessária à situação do preso político. (SPS)

30.07.03: Tamek Ali Salem adia a sua decisão e suspende a greve da fome. Em comunicado, afirma que a sua decisão surge como resposta às inúmeras solicitações de muitas organizações dos direitos humanos nacionais e internacionais e aos seus amigos militantes. Na sequência de um diálogo com o ministro da Justiça e o director da prisão de Aït Melloul, na presença de uma emissário do Fórum Verdade e Justiça, uma parte das reivindicações foram satisfeitas, embora se espere ainda a sua concretização.

REFERENDO

29.07.03
A ministra espanhola dos Negócios Estrangeiros, Ana Palacio, recebe em Madrid o srecretário-geral da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz, no quadro das consultas para a procura de uma solução do conflito do Sahara Ocidental. (SPS)

30.07.03
Kofi Annan recebe Mhamed Khaddad, coordenador saharaui com a ONU, o qual lhe entrega uma mensagem do presidente da RASD, em que este analisa os últimos desenvolvimentos da questão do Sahara Ocidental à luz da proposta de James Baker. O secretário-geral da ONU exprime elevada "consideração sobre a posição da Frente Polisario face à proposta de Baker".(SPS)

31.07.03
Resolução do Conselho de Segurança S/RES/1495 (2003) (>>espanhol
PDF >> francês PDF >> inglês PDF)
O Conselho de Segurança prorroga o mandato da MINURSO até 31 de Outubro de 2003 pedindo às partes que aceitem o novo plano de paz da ONU. Várias encontros de peritos, algumas reuniões do Conselho e muitas discussões intensas foram necessárias para se chegar a uma resolução que "apoiasse" o Plano de paz para a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental (plano Baker 2), "que constitui uma solução política óptima (afirma o texto), tendo por base um acordo entre as duas partes". O Conselho pede às partes que trabalhem na aceitação e na aplicação deste Plano de paz.

O projecto de resolução dos EUA foi fortemente contestado pela França, por insistência de Marrocos, país que recusou categoricamente o novo plano Baker. Ainda na véspera da decisão do Conselho, o governo marroquino exprimia "a sua rejeição ao projecto de plano de paz proposto pelo Enviado Pessoal do secretário-geral, na medida em que o estimava como contrário aos seus interesses nacionais fundamentais e à paz e segurança da região do Magrebe". O Rei afirmou mesmo no seu discurso de aniversário de entronização "que Marrocos encerrou, a nível interno, a questão da recuperação legítima das suas províncias do sul e que se mantém mobilizado para defender a sua integridade territorial." (Comunicado de imprensa CS 2532)

REACÇÕES

Frente Polisario
Mhamed Khadad, coordenador saharaui junto da MINURSO, exprime a satisfação da Frente Polisario pelo fracasso das tentativas marroquinas de visavam opôr-se aos esforços das Nações Unidas. Considera que esta resolução é de natureza a relançar a dinâmica de paz e lembra a Marrocos que a política de intransigência e de fuga em frente é perigosamente contra-produtiva e faz correr à região graves riscos, dos quais ele se torna único responsável. A França, acrescenta o dirigente saharaui, que brilhou no decurso dos debates no Conselho de Segurança pela sua parcialidade e pelo seu empenhamento na defesa das teses de Marrocos, demonstrou aos povos do Magrebe que efectivamente não quer uma paz justa e definitiva numa região que lhe é tão próxima. (declaração)

Ahmed Boukhari, representante da Polisario na ONU, declara que a adopção da resolução significa "uma derrota para Marrocos" e prova que "a comunidade internacional não está disposta a prosseguir o jogo de Marrocos." "Esperemos que Marrocos queira colaborar", acrescentou.

Marrocos

O embaixador de Marrocos na ONU, Benounna, diz-se também satisfeito, "porque a resolução não impõe o plano plan Baker às partes." Mas acrescenta que Marrocos não aceita o corpo eleitoral previsto nem um referendo de autodeterminação, embora se mostre pronto a entabular negociações directas com a Argélia e a Frente Polisario.
No decurso dos debates no Conselho de Segurança sobre o Sahara Ocidental, pelo menos dois semanários ousaram abordam o tema nas suas edições. Tel Quel publicou um artigo provocador e abriu as suas páginas à discussão do problema, e Le Journal publicou um volumoso dossiê sobre a questão com contributos de Jamaï, Serfaty, Mohsen-Finan, Lopez-Garcia e Monjib (documentos digitalizados e disponíveis a pedido em formato JPG,3 MO)

Argélia
O governo argelino acolhe "com satisfação" a adopção da resolução e "saúda em consequência esta nova orientação altamente prometedora". (APS)
O ministro delegado encarregado dos assuntos magrebinos e africanos afirmou que a resolução "criou uma nova dinâmica na via de uma resolução definitiva da questão do Sahara Ocidental".

Espanha
Inocencio Arias, embaixador nas Nações Unidas, afirmou que a adopção da resolução por consenso constitui um passo importante com vista a uma paz justa e duradoura. A Espanha, que manteve sempre uma política de neutralidade e não-imposição, não poupou esforços para conseguir o mais amplo consenso possível. A Espanha deseja apelar às partes para que não deixem passar esta ocasião e a iniciar um diálogo que possa conduzir a uma aceitação do Plano de Paz. (UN News)

MARROCOS

25.07.03
Nomeações
O general Hamidou Laânigri, chefa da DST, foi nomeado para o cargo de director-geral da segurança nacional em substituição de Hafid Benhachem.
O Rei Mohamed VI nomeou Ahmed Harari para director-geral da DST em substituição do general Hamidou Laânigri. Ahmed Harari, dado como próximo do rei, era actualmente responsável pelos serviços da DST em Casablanca. (AFP)

SOLIDARIEDADE

Um grupo de crianças saharauis passa um período de cinco semanas de férias na Áustria e na costa da Eslovénia.

INTERNET

subscrever:

A signer

To sign up

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

Publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Deutsch

Italien

Norwegian

Swedish


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]