SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 36

01.-07.09.2002

RASD
TERRITÓRIOS OCUPADOS
SOLIDARIEDADE
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD

30.08.02
A 2.Conferência da União Nacional dos Estudantes Saharauis (UNES) realizou-se na wilaya de Smara, sob o lema "Unidade e combate pela liberdade e a independência". Na sua intervenção, o secretário-geral da União da Juventude de Saguia el Hamra e Rio de Oro (UJSARIO), Mohamed Mouloud, apelou aos jovens a cerrar fileiras em torno dos objectivos e a empenharem-se na concretização dos ideias da Frente Polisario. Por seu lado, o presidente da RASD, apelou aos jovens a "a reforçar as fileiras do exército de libertação nacional, consolidar a unidade nacional e a afastarem-se de escolhas egoístas e estreitas que os possam levar a afastar os seus nobres ideais". Mohamed Abdelaziz acentuou a importância da formação nos ramos científicos: medicina, ciências exactas, tecnologia e informática. Insistiu ainda na importância da aprendizagem de línguas estrangeiras. (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

30.08.02
Detenções (continuação da
semana 35)

Dimaoui Abdessalam foi transferido pela polícia de Goulimine para El Ayoune, onde foi interrogado primeiro pela polícia judiciária e depois pelo procurador. Está encarcerado na "prisão negra" a aguardar julgamento, marcado para 11 de Setembro de 2002.

Tamek Ali Salem esteve em greve da fome em protesto contra a sua detenção arbitrária, reividicando o direito a receber visitas e a melhoria das suas condições na prisão. Pôs termo à greve da fome após uma semana, tendo obtido parcialmente algumas das suas reivindicações. Quando da sua comparência perante o juiz, em Agadir, Tamek defendeu as suas convicções independentistas e denunciou as múltiplas violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental. A sentença será proferida no dia 10 de Setembro.

01.09.02
Greve da fome
Não tendo conseguido obter nenhuma melhoria nas suas condições de detenção na sequência do ultimato que apresentaram a 1 de Agosto passado, (ver semana
31/32), 141 presos saharauis da "prisão negra" de El Ayoune, entre os quais mais de duas dezenas de presos políticos, decretaram uma greve de fome ilimitada reclamando a revisão dos seus processos judiciais. Em carta dirigida à Amnistia Internacional denunciam as condições de detenção a que estão sujeitos. Dois prisioneiros saharauis detidos em Kenitra e um terceiro em Agadir juntaram-se também ao movimento grevista. Em comunicado com data de 5 de Setembro, os grevistas da fome apelam ao boicote às eleições legislativas. (SPS)

02.09.02
Julgamentos escandolosos
O tribunal de recurso de El Ayoun pronunciou a sua sentença no caso dos seis desempregados saharauis detidos a 22 de Agosto de 2002 (semana
34 + 35 ). As penas aplicadas foram as seguintes:

* NB. O desterro constitui uma violação do art. 49 da IV. Convenção de Genebra («Os desterros forçados, individuais ou em massa, assim como a deportação de pessoas para fora de um território ocupado para o território da potência ocupante, ou para o território de um terceiro Estado, ocupado ou não, são proibídos, quaisquer que seja o motivo invocado»). Em 1980, quando de um julgamento de um grupo de 26 saharauis detidos em 1977, já dois membros do referido grupo haviam sido condenados a desterro em residência fixa nas cidades marroquinas. O tribunal de apelo de El Ayoune vai agora mais longe, proibe os reclusos a visitarem as províncias de Smara, El Ayoun e Oued Eddahab (Sahara Ocidental).

Eleições marroquinas
As candidaturas de três saharauis defensores dos direitos humanos às próximas eleições legislativas foram retiradas no último momento das listas de El Ayoun e de Assa. (corr.)

SOLIDARIEDADE

29.08.02
Itália
Mais de uma centena de crianças saharauis em estadia de férias em Itália foram recebidas no Parlamento e na Câmara Municipal de Roma. Em nome do Presidente do parlamento e de uma centena dos seus pares que, juntamente com ele, integram o intergrupo parlamentar italiano "paz para o povo saharaui", o deputado Carlo Leoni exprimiu o seu apoio ao "direito inalienável do povo saharaui à autodeterminação e independência". Por seu lado, o presidente da autarquia de Roma, Walter Veltroni, organizou uma recepção em honra dos jovens convidados que contou com a presença de vários presidentes de câmara de outras cidades que acolheram também as crianças saharauis. Walter Veltroni afirmou que Roma participará activamente na organização de uma caravana de solidariedade que partirá para os acampamentos no final do ano.

Um grupo de crianças saharauis que passou férias na região de Nápoles foi recebido pelo presidente da República italiana, Carlo Ciampi, a quem dirigiram um apelo, solicitando-lhe que se empenhasse pessoalmente para conseguir o seu retorno à sua pátria hoje ocupada por Marrocos. (SPS)

EM BREVE

28ème Conférence européenne du soutien au peuple sahraoui, EUCOCO 20002
Paix et autodétermination pour le peuple sahraoui
Modene (Italie) 25-27 octobre 2002
Contact: ansps@libero.it ; roversi@arci.tin.it

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

 

English

Castellano

 

deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]