SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 30

21.-27.07. 2002

RASD
TERRITÓRIOS OCUPADOS
REFERENDO
MARROCOS
SOLIDARIEDADE
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD

17.07.02
Caravana
A caravana cultural da RASD, que efectua um périplo através da parte oeste da Argélia, encontra-se em Tlemcen, após ter passado por Mostaganem, Sidi Bel Abbes, Mascara e Relizane. A exposição mostra ao público argelino, entre outras manifestações culturais, uma exposição de pinturas, desenhos sobre vidro, cerâmica~, assim como fotografias que retratam a luta do povo saharaui pela sua autodeterminação. Vários vídeos têm sido projectados para informar todos aqueles que visitam a exposição sobre as diferentes etapas da luta de libertação nacional. À noite tem actuado o grupo teatral e artístico do centro cultural da União Nacional das Mulheres saharauis. Sayed Hamdi, escritor e membro da comissão saharaui pela autodeterminação, proferiu uma conferência sobre a questão saharaui. As próximas etapas desta tournée levarão a caravana cultural através das wilayas de Ain Temouchent e Orão. (SPS)

25.07.02
Moçambique
Nama Said Joumani apresentou ao Presidente Joaquim Alberto Chissano as suas cartas credenciais que o acreditam como embaixador extraordinário e plenipotenciário da RASD em Moçambique. (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

24.07.02
Hamadi Mohamed Lamine Jiyed, conhecido por Enasiri Ahmed, detido a 19 de Junho em Rabat (ver
semana 25) e transferido posteriormente para a prisão de El Ayoun, foi apresentado perante o tribunal de El Ayoun. O processo foi pela segunda vez adiado, tendo a próxima sessão sido agora marcada para o dia 18 de Setembro. O tribunal recusou conceder ao detido a libertação provisória até ao dia marcado para o julgamento, embora ele preenchesse as condições requeridas. Antigo preso político e ex-desaparecido, Hamadi Mohamed Lamine Jiyed é acusado de ter sido um dos "mentores" dos acontecimentos ocorridos em Smara, em Novembro de 2001. (corr.)

REFERENDO

22.07.02
MINURSO
Kofi Annan nomeou o general húngaro Gyorgy Szaraz, comandante da componente militar da MINURSO a partir do próximo dia 11 de Agosto.

Conselho de Segurança

18.07.02
Em carta dirigida ao presidente em exercício do Conselho de Segurança, a Argélia lembra a sua categórica recusa ao acordo-quadro proposto por Marrocos, afirmando que «o território do Sahara Ocidental não é uma província de marroquina... mas um território ocupado ilegalmente desde 1975, inscrito na lista de territórios não-autónomos da ONU...».

22.07.02
Espanha
O secretário de Estado espanhol para a Europa, Ramon de Miguel, declarou em Bruxelas (22.07.02) que «a Espanha está pronta a considerar todas as opções possíveis para o Sahara Ocidental, desde que elas respeitem a doutrina da ONU para este tipo de questões, e que a UE e a comunidade internacional a apoiem. A posição tomada pela Espanha é maioritária no seio da UE e das Nações Unidas, mesmo se um país europeu (a França, a quem o SE se queria referir) tenha uma posição diferente.»

26.07.02
Após duas sessões de deliberações e inúmeras consultas, o Conselho de Segurança não chegou ainda a acordo sobre uma resolução, que deverá fixar o caminho a seguir para uma solução do conflito. Nesse sentido, o CS irá prosseguir na próxima semana os debates.
No final de Abril, o Conselho havia estabelecido um prazo de três meses para melhor estudar as quatro opções propostas pelo secretário-geral da ONU no seu relatório S/2002/178 de Fevereiro último: 1. plano de resolução (referendo); 2. acordo-quadro (autonomia); 3. partilha do território; 4. retirada da MINURSO.
Os EUA, o Reino Unido e a França apresentaram um projecto de resolução semelhante à sua proposta de Abril passado, que encarregava James Baker de rever o seu projecto de acordo-quadro, abandonando assim o plano de paz.
Este projecto não obteve o apoio dos dois outros membros permanentes do CS, Rússia e China, nem o da maioria dos países membros não permanentes. A Federação da Rússia propôs modificações no sentido de vir a ser encontrada uma solução pacífica, que defendia as disposições e os princípios do plano de paz da ONU.
Após longas discussões, o presidente do CS declarou «que os 15 membros haviam chegado à conclusão que uma resolução complexa que entrasse em linha de conta com as quatro opções... não era provavelmente a via a seguir.» Precisou que iria apresentar na próxima semana um projecto de resolução «mais claro» e que o Conselho subscreve unanimemente o princípio de autodeterminação do povo do Sahara Ocidental».(ONU)
Espera-se um prolongamento de quatro meses do mandato da MINURSO, durante os quais James Baker será encarregado de procurar uma solução na base do direito à autodeterminação. Isso parece significar o enterro do projecto de autonomia.

A Frente Polisario, que havia afirmado em carta de 22.07.02 (ingl.) que o projecto de resolução EUA-França-GB ignorava o seu ponto de vista, não levava em consideração a opinião de países importantes do Magrebe e da Europa, ignorava também a posição da OUA/União Africana e a opinião da maioria dos países membros do Conselho de Segurança, lamentou que o projecto de resolução emendado pela Rússia, «dando mandato a James Baker de elaborar uma proposta de resolução do conflito baseada no respeito pelo exercício pelo povo do Sahara Ocidental, do seu direito à autodeterminação», não tivesse podido ser adoptado. Condenou a atitude «irresponsável» de Marrocos que, «apoiada pela França, se opôs à iniciativa do Conselho de Segurança » (declaração de Mhamed Khadad ).

Em carta ao Conselho de Segurança, com data de 25 de Julho, o embaixador de Marrocos tinha categoricamente rejeitado toda e qualquer proposta que não respeitasse o quadro da soberania marroquina.

Anteriormente, já Marrocos havia enviado diversos emissários às capitais dos Estados membros do Conselho de Segurança, no que foi considerado como uma campanha diplomática de envergadura. Depois do ministro dos Direitos do Homem ter ido a Dublin e a Oslo, o ministro do Ordenamento do Território deslocou-se a Singapura e a Pequim. Hamid Chabar, responsável pelas relações com a MINURSO, viajou para Paris, enaquanto outros membros do governo e conselheiros se deslocavam a Londres, Moscovo e Washington.

Com meios irrisórios, associações de solidariedade, ONG, grupos políticos, entidades públicas e parlamentares de todo o Mundo, etc., favoráveis à descolonização do Sahara e ao respeito pelo direito à autodeterminação desenvolveram uma vasta campanha de sensibilização, dirigindo cartas, faxes, emails, petições, moções , comunicados, e manifestos aos responsáveis da ONU e a certos governos. (lista não exaustiva)

MARROCOS

22.07.02
Segundo o quotidiano madrileno La Razon, Marrocos acaba de comprar 12 helicópteros de combate Apache à Arábia Saudita. Esta aquisição, concluída à margem do casamento de Mohamed VI, foi justificada pela suposta presença de células da Al Qaïda no Sahara. Contudo, ela faz parte da estratégia marroquina de procurar a superioridade aérea face aos seus vizinhos. Contactados em Maio passado pelos marroquinos, os EUA ter-se-iam recusado a vender este tipo de aparelhos a Marrocos.

EM BREVE

28.ª Conferência europeia de apoio ao povo saharaui, EUCOCO 20002
Paz e autodeterminação para o povo saharaui
Modena (Itália) 25-27 Outubro de 2002
Contacto: ansps@libero.it ; roversi@arci.it

INTERNET

Le rapport Lalumière sur le Sahara Occidental : une « réécriture » de l'Histoire dénuée de tous scrupules, Martine de Froberville, Presidente do Comité sobre o Sahara Ocidental (França), 22.07.02.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]