SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 25

16.-22.06.2002

RASD
TERRITÓRIOS OCUPADOS
REFERENDO
ARGÉLIA
DIÁLOGO
AJUDA HUMANITÁRIA
SOLIDARIEDADE
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD

17.06.02
Prisioneiros de guerra marroquinos
A pedido do governo alemão e na sequência de encontros desenvolvidos pelo secretário de Estado Jurgen Chrobog, a Frente POLISARIO, num gesto humanitário, decidiu libertar 100 prisioneiros de guerra marroquinos.(Comunicados MinInfo RASD, AFAPREDESA-UJS, ONG alemãs, français - deutsch , M. Kessler, prés Intergr. PE, SPS)

18.06.02
"O governo alemão saúda expressamente o facto de a Polisario ter aceite este gesto humanitário, que pôde ser alcançado também com o apoio do governo argelino", prescisa o ministério alemão dos Negócios Estrangeiros em comunicado. Marrocos agradeceu à Alemanha o papel desenvolvido na libertação dos prisioneiros. O representante saharaui em Madrid lembrou que 226 prisioneiros de guerra saharauis continuam ainda detidos por Marrocos.

19.06.02
Inaugurado um centro de formação e cultura financiado pela OXFAM Belgique e gerido pela União Nacional das Mulheres Saharauis (UNFS). O centro ''Naaja Ali Brahim'', com uma área de 240 m2, pode acolher mais de 140 mulheres, que aí podem usufruir de ateliers de produção, biblioteca, sala de computadores e um salão de maquilhagem. (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

14-16.06.02
Primeiro Congresso nacional do Fórum Vérité et Justice.
No seguimento de três dias de debates, o congresso aprovou novos estatutos e elegeu o seu conselho nacional composto por 79 membros, o qual irá designar o comité executivo 15 membros. Os 44 delegados da secção Sahara participaram nos trabalhos. Cinco deles foram eleitos para o conselho nacional da associação, a mais alta instância do FVJ entre congressos.

18.06.02
As autoridades marroquinas impediram a manifestação pacífica e concentração que os professores saharauis pretendiam realizar diante do ministério da Educação Nacional em Rabat. A polícia cercou os manifestantes e dispersou com brutalidade a manifestação na noite de 20 para 21 de Junho. (ver semana 24/02)

19.06.02
Hamadi Mohamed Lamine Jiyed, conhecido por Enasiri, membro do Fórum Vérité et Justice secção Sahara, que participava no congresso nacional daquela organização, foi detido pela polícia, no momento em que dirigia à direcção da Segurança Nacional em Rabat para renovar o seu bilhete de identidade. Viria a ser transferido para El Ayoun nesse mesmo dia. Enasiri, antigo preso político saharaui, foi dado como "desaparecido" durante quatro meses no ano de 1992. É acusado de ter sido um dos mentores dos acontecimentos de Smara de Novembro de 2001. Estudantes saharauis organizaram uma concentração diante do Comissariado Central de Rabat e junto do ministério dos Direitos do Homem, para exigir a sua libertação.(corr., AFAPREDESA)

22.06.02
A polícia interpelou H'mad Hammad, Idri Lahoussine et Brahim Ismaili, três militantes da secção FVJ-Sahara, que se encontravam em Dakhla, após ter invadido a casa em que se encontravam e arrombado a porta. A sua viatura foi-lhes confiscada. (corr.)

Vários membros da secção FVJ-Sahara e da associação dos desempregados saharauis foram convocados pela polícia de El Ayoun. A polícia parece procurar a origem do relatório sobre a situação dos direitos do Homem no Sahara Ocidental e que esteve na origem de uma polémica na imprensa marroquina. (voir semana 24/02)(corr.)

REFERENDO

18.06.02
A deputada europeia Marianne Eriksson recusa caucionar o relatório elaborado pela comissão ad hoc sobre o Sahara Ocidental, presidida pela eurodeputada Lalumière. Tendo participado na missão, Marianne Eriksson apresentou o seu próprio relatório dado que, em seu entender, a versão «oficial» não corresponde à realidade, contém inexactidões históricas, ignora o direito internacional e o plano de paz ONU/OUA, que reconhece aos Saharauis o direito à autodeterminação. A parlamentar sueca acusa o relatório redigido pela eurodeputada Lalumière de ser totalmente alinhado com a posição marroquina e francesa.

ARGÉLIA

17.06.02
Cimeira da UMA
A 7.ª Cimeira da UMA (União do Magrebe Árabe), prevista para a Argel nos dias 21 e 22 de Junho, foi bruscamente adiada sine die, oficialmente a pedido do coronel Mahumar El Ghedhafi. Uma vez mais a questão do Sahara Ocidental esteve na origem do fracasso da reunião, preparada com empenho durante longo tempo pela Argélia que preside à UMA durante o ano em curso. O primeiro-ministro marroquino tinha justificado alguns dias antes a ausência do rei do Mohamed VI devido à atitude da Argélia relativamente ao Sahara Ocidental. "Enquanto era preparada uma cimeira há muito tempo esperada, algumas iniciativas incompreensíveis eram desencadeadas nas vésperas dessa cimeira", declarou o chefe de governo marroquino, sem precisar o teor nem a origem de tais iniciativas, mencionando apenas "a atitude surpreendente adoptada estas últimas semanas pelos nossos vizinhos sobre a questão do Sahara".

DIÁLOGO

Membros da Jeunesse des Démocrates Marocains à l'Etranger, JDME, e da juventude da Frente Polisario reuniram-se em Paris no dia 15 de Junho. Os representantes das duas organizações observaram um minuto de silêncio em memória de Fadel Ismaïl, que em muito contribuiu para que a realização tivesse tido lugar. Apesar da ausência das organizações de juventude dos partidos marroquinos, que haviam solicitado o adiamento da reunião, foi iniciado um diálogo e um tabu acabou por ser quebrado. Em declaração tornada pública, a JDME afirma que «o momento era oportuno &endash; independentemente da nossa posição sobre a questão do Sahara Ocidental &endash; para não nos contentarmos com a união mas passarmos aos trabalhos práticos &endash; começando a construi-la.» A JDME apela «a que se trabalhe pelo direito à autodeterminação dos povos do Magrebe, o direito à paz, à liberdade, à justiça e à democracia.»
Por seu lado, o representantes da União da Juventude do Saguiet El Hamra e de Rio de Oro (UJSARIO), Sidi Mohamed Oumar, enfatizou «a importância de um encontro deste género» entre as forças vivas dos dois países, manifestando a esperança de que ele possa constituir «um ponto de partida para a abertura de um diálogo fecundo e construtivo, que possa ajudar à instauração da paz e da justiça entre Marrocos e a RASD».

AJUDA HUMANITÁRIA

18.06.02
A Comissão Europeia adoptou um plano global de ajuda humanitária aos refugiados saharauis com um orçamento de 14,34 milhões de euros. O programa prevê o fornecimento de diversos produtos alimentares, medicamentos essenciais, produtos de higiene, mantas e cobertores para o Inverno. O comissário europeu para o desenvolvimento e ajuda humanitária, Poul Nielson, declarou em comunicado que o conflito do Sahara Ocidental converteu-se numa espécie de «conflito esquecido», mas que a UE «mantinha o seu apoio face aos Saharauis». (EP, SPS)

SOLIDARIEDADE

CANARIAS pide que se celebre el REFERENDUM EN EL SAHARA
Hace 27 años que Marruecos invadió el Sáhara Occidental, y hace 27 años que el Pueblo Saharaui fue abandonado por la comunidad internacional en el desierto argelino o sojuzgado en las zonas ocupadas. El Plan de Paz de la ONU firmado en 1991 planteó la celebración de un referendum como única solución al conflicto. Desde el día12 hasta el 30 de junio por todo el archipiélago Canario (también a través de internet) se va a realizar una consulta popular para que todas las personas que lo deseen puedan expresar su voluntad de que se celebre el ansiado y justo Referendum en el Sahara.
AHORA TIENES TU OPORTUNIDAD, PARTICIPA.

21.06.02
Plus de dix mille enfants sahraouis se déplaceront en Europe durant la période estivale, en Espagne, Italie, France, Suisse et Autriche. Une trentaine d'enfants sont partis aux États-Unis d'Amérique pour un séjour de 45 jours, organisé pour la troisième fois par Christ the Rock Community Church. (SPS)

EM BREVE
Organizado pela ONU, o Fórum mundial da sociedade civil, que terá lugar em Genebra, de 14 a 19 de Julho, terá entre outros grupos de trabalho um destinado a analisar o direito dos povos à autodeterminação e um sobre os direitos humanos. (http://www.worldcivilsociety.org)

INTERNET

Subscreva o Manifesto para a paz no Sahara Ocidental

sahara-info: Nova lista de difusão: distribui artigos saídos na imprensa, notícias, análises, etc. Em espanhol e em francês. Subscrição: sahara-info-subscribe@yahoogroups.com (mensagens individuais) ou sahara-info-digest@yahoogroups.com (resumo quotidiano)

sahara-info: Nueva lista de distribucion: por la difusion de articulos, despachos, analysis etc en castellano y francés de maniera inmediata. Para abonar sahara-info-subscribe@yahoogroups.com (mensajes individuales) o sahara-info-digest@yahoogroups.com (resumen diario)

Web del Sahara Occidental, sitio de Haddi Larosi: <http://es.geocities.com/websahocc/index.html>

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

 

Portugais

Arabe


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]