SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 21+22

19.05.-01-06.2002

RASD
TERRITÓRIOS OCUPADOS
CONFERÊNCIA
REFERENDO
MARROCOS
UMA
SOLIDARIEDADE
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES

 

RASD

20.-23.05.02
RASD-Timor-Leste
O presidente saharaui realizou uma visita oficial de três dias a Timor-Leste e participou nos festejos da proclamação da independência. Recebido no aeroporto por José Ramos Horta, Prémio Nobel da paz e ministro dos Negócios Estrangeiros do novo país, Mohamed Abdelaziz avistou-se com o seu homólogo Xanana Gusmão, com quem debateu temas de interesse comum.
Dirigindo-se ao parlamento timorense, reunido especialmente em sua honra, o líder saharaui declarou que "o povo de Timor-Leste e o povo do Sahara Ocidental são dois povos irmãos", que "passaram pelos mesmos sofrimentos, consentido enormes sacrifícios, resistindo e lutado ombro a ombro para que os seus direitos sejam respeitados pelos seus vizinhos expansionistas, que demonstram ter pouco respeito pelos povos, cegos como estão pela ambição e afã de conquistar territórios potencialmente ricos". O governo de Timor-Leste reuniu-se em sessão extraordinária para receber o presidente Abdelaziz. O primeiro-ministro do primeiro governo timorense, Mari Alkatiri, expressou em nome do colectivo a convicção de que o povo saharaui, à imagem do seu irmão timorense, "alcançará o seu objectivo", quaisquer que sejam os obstáculos que lhe queiram colocar. Mari Alkatiri expressou a determinação do governo de Timor-Leste em manter o seu apoio indefectível ao plano da paz da ONU, que deve conduzir à realização de um referendo de autodeterminação do povo saharaui. Em declaração conjunta, os dois governos anunciam o estabelecimento de relações diplomáticas. (Declaração conjunta )

27.05.02
Acordo petrolífero
A República Saharaui anunciou que, após três anos de negociações, firmou um acordo de cooperação técnica com a sociedade de exploração petrolífera australo-britânica, Fusion Oil & Gas plc (Fusion), para avaliar a resença de petróleo e de gás offshore em todo o conjunto das águas territoriais do Sahara Ocidental, zona em que Marrocos, no ano de 2001, subscreveu contratos de exploração com companhias francesa e norte-americana. Durante 16 meses, a Fusion estudará todos os dados geológicos e geofísicos disponíveis e, como contrapartida, receberá licenças de exploração em três zonas. Estas autorizações serão concretizadas até seis meses transcorridos após a adesão da RASD à ONU.(
Comunicado)
Em 2001, a Fusion descobriu a primeira jazida em águas profundas na região (o poço Chinguetti-1, na Mauritânia).

27.05.02
Internacional Socialista
Em carta dirigida ao presidente em exercício da Internacional Socialista, o secretário-geral da Frente Polisario protesta vigorosamente pelo facto de a Frente Polisario não ter sido convidada para a reunião que teve lugar em Casablanca (Marrocos) entre os dias 31.05. e 01.06.02. A Frente Polisario é convidada habitualmente para as reuniões da I.S.

TERRITORIOS OCUPADOS

17.05.02
Os seis militantes de Smara, condenados a 6 meses de prisão (ver semana
18/02), cumpriram a sua pena e foram já libertados.

17.05.02
Por ocasião do aniversário da proclamação da República Árabe Saharaui Democrática, cerca de duas dezenas de jovens saharauis, de cara tapada e munidos de tochas e cocktails Molotov, concentraram-se durante algum tempo no bairro de Skikima, em El Ayoun. Empunhando bandeiras da RASD, distribuíram panfletos e entoaram palavras de ordem independentistas, incendiaram pneus e atiraram cocktails na estrada. Dispersaram antes do aparecimento da polícia. Os panfletos eram assinados pelas "Forças vivas saharauis" e "Organização dos encapuçados saharauis". (corr.)

18.05.02
A secção Sahara do Fórum Verdade e Justiça, organização que agrupa as vítimas do regime marroquino e suas famílias, designou os seus delegados ao congresso da FVJ, que terá lugar em Casablanca de 16 a 18 de Junho. (corr.)

22.05.02
A polícia marroquina procedeu pelas 11 horas da noite à detenção em plena rua do cidadão saharaui Driss Bilal Khatri Sidi Barra, deficiente mental. As forças policiais detiveram-no com socos na cara e no ventre e conduziram-no na manhã seguinte ao Hospital Ben El Mehdi de El-Ayoun. Quando da detenção, Driss possuía tatuagens nas mãos a favor da Frente Polisario. (AFAPREDESA)

24.05.02
Taher Saâd Bouh Abderrahman ould Abbad foi vítima de uma mina anti-pessoal junto à fronteira entre a Argélia e Marrocos. Na sequência do acidente, foi-lhe amputada uma perna. Detido pelo exército marroquino, foi entregue à Gendarmeria real, que o encarcerou numa caserna militar próxima de Agadir. Apesar do seu débil estado de saúde, os membros da sua família, residentes em El-Ayoun, foram impedidos de o visitar. (AFAPREDESA)

24.05.02
Durante uma conferência de Imprensa em El Ayoun, a Federação Nacional do Ensino e a Federação Autónoma do Ensimo, delegações de El Ayoun, revelaram que vários professores militantes activos na defesa dos direitos humanos serão transferidos à força para Marrocos. (Le Reporter, Marrocos)

25.05.02
Aminatou Haydar, militante saharaui da causa da defesa dos direitos humanos, foi detida às 10 horas da noite junto ao bairro Maâtallah, em El Ayoun, por um polícia de viação, apesar de não ter cometido qualquer espécie de violação do Código da Estrada. Após verificação dos documentos, o polícia chamou via rádio a polícia judiciária, afirmando que cumpria ordens. Os agentes da polícia judiciária fizeram-lhe de seguida um interrogatório em regra durante mais de uma hora. Os documentos da viatura de Aminatou já haviam sido confiscados pelas autoridades no dia 10 de Maio, por ocasião do serviço religioso em memória do dirigente da Frente Polisario Fadel Ismaïl, tendo sido restituídos a 13 do mesmo mês. Aminatou foi membro do comité Daddach. Esteve "desaparecida" durante quatro anos na prisão secreta dos CMI em El Ayoun, nove meses dos quais em isolamento total. (corr.)

29.05.02
Após terem confiscado a sua viatura, as autoridades marroquinas detiveram em Smara o cidadão saharaui Elghawt Bachri Mohamed, conhecido por Haddi, transferindo-o posteriormente para El Ayoun. As autoridades suspeitam que foi na sua viatura que os jovens saharauis encapuçados se fizeram transportar para o protesto realizado em Skikima no dia 17 de Maio. (corr.)

29.05.02
Panfletos onde se podia ler: "A independência pela paz ou pelo combate ", "toda a Pátria ou o Martírio " e bandeiras da RASD foram distribuídos na aldeia de Asrir. Uma longa pancarta em tecido branco foi fixada num muro bem visível com a seguinte frase: «As massas saharauis celebram o aniversário do 20 Maio sobre o tema "apesar da repressão, somos um povo que não morre" e saúdam os defensores dos direitos do Homem saharauis, em particular Sidi Mohamed Daddach». A aldeia de Asrir encontra-se a 10 km ao sul de Goulimine (Sul de Marrocos), celebrando a 29 de Maio de cada ano um serviço religioso em memória de um marabu local conhecido pelo nome de Lemaaylil. Este serviço religioso (moussem) recebe todos os anos muitos visitantes, oriundos do Sahara Ocidental de de Marrocos. Foi nesta mesma aldeia que, em Outubro de 2001, teve lugar uma forte manifestação de protesto por parte da população, a qual viria a ser severamente reprimida (ver semana
41/01). (corr.)

CONFERÊNCIA

24.05.02 Bruxelas: Conferência Internacional para a protecção dos recursos naturais do Sahara Ocidental.
A coordenação europeia dos comités de apoio ao povo saharaui e o comité belga de apoio ao povo saharaui convidaram vários especialistas de assuntos jurídicos e técnicos nos domínios da pesca e dos hidrocarbunetos para uma jornada de informação e reflexão, em que participaram mais de 50 pessoas oriundas de 12 países.
Os intervenientes fizeram um inventário dos recursos naturais e tentaram definir os meios jurídicos de os defender da exploração ilegal por parte do ocupante marroquino e conseguir a sua gestão duradoura. O jurista canadiano Jeffrey J. Smith expôs de forma brilhante as normas legais que regem a exploração off shore de hidrocarbunetos. Os juristas espanhóis Juan Soroeta e Juan Miguel Ortega sublinharam que qualquer Estado que atinja a independência tem o direito de cancelar todos os contratos de exploração firmados durante o período colonial. Pierre Gillet, por seu turno, traçou um balanço inquietante sobre a sobrexploração dos recursos haliêuticos no Sahara Ocidental. Os participantes na Conferência trabalharam em grupos de trabalho com vista à organização de campanhas internacionais de protecção dos recursos naturais.
A 23 de Maio, um grupo de juristas especialistas em Direito Internacional, vindos de diversos países da Europa e do Canadá, reuniram-se à margem da conferência. O grupo dirigiu uma carta com carácter de urgência ao secretário-geral da ONU na qual exprimem as suas mais vivas preocupações a respeito das propostas de solução política apresentadas ao Conselho de Segurança. Afirmam que, proximamente, irão apresentar um memorandum que retomará os pontos jurídicos essenciais do dossiê do Sahara Ocidental. Não deixam, contudo, desde já, de chamar com veemência a atenção do SG da ONU para o facto «de que fora do referendo de autodeterminação e sem a anuência do povo saharaui, não há nenhuma via alternativa conforme com o direito à independência ». (
Carta)

REFERENDO

17-19.05.02
Congresso dos Partidos Verdes
Durante o seu terceiro congresso realizado em Berlim, a Federeção dos Partidos Verdes Europeus adoptou uma resolução sobre o Sahara Ocidental, na qual constata que a solução deste conflito de descolonização passa pelo exercício do direito à autodeterminação, apelando a um empenhamento mais activo em favor do plano de paz. (Résolution
English ou castellano/PDF )

24.05.02
União Europeia
O deputado Isidoro Sánchez García, em emenda apresentada ao projecto de relatório "sobre as relações entre a União Europeia e a União do Magrebe Árabe: concretização de um partenariado preferencial" (de que são relatores os deputados Morillon e Cohn-Bendit) afirma que, em conformidade com o espírito da Declaração de Barcelona, é dever da União Europeia ajudar pelo diálogo e a mediação a resolução de conflitos que possam preocupar os parceiros mediterrânicos da União Europeia, como é o caso do Sahara Ocidental; e, nesse quadro, insiste que a UE coopere activamente na resolução do conflito do Sahara Ocidental, em conformidade com as resoluções das Nações Unidas, com os pedidos enunciados pelo Parlamento Europeu na sua resolução de 16 de Março de 2000 e conforme com as declarações produzidas pela presidência alemã no Concelho de Junho de 1999.

MARROCOS

23.05.02
Segundo a imprensa marroquina, a República Dominicana terá decidido suspender o seu reconhecimento da RASD na sequência da visita oficial a Marrocos efectuada pelo seu presidente.

24.05.02
Pesca
«Desde o fim do acordo de pesca que ligava Marrocos à União Europeia, em Novembro de 1999, o sector da pesca evoluiu de forma considerável. Em 2001, a produção atingiu as 1,12 milhões de toneladas, ultrapassando pela primeira vez a fasquia do milhão de toneladas, o que representou um aumento de 22 % relativamente a 2000. Entre 1999 e 2000, o aumento da produção fora já da ordem dos 20 %.» (La vie économique, Marrocos) [NB: A produção capturada ao largo do Sahara Ocidental em 2001 ultrapassa por si só as 500'000 toneladas, ver semana
11/02]

01-02.06.02
Uma caravana da verdade, organizada pelo Fórum Verdade e Justiça a apoida pelo conjunto das organizações de defesa dos direitos humanos de Marrocos, deslocou-se até ao centro de detenção secreta de Kalaat Mgouna, a fim de reclamar que se faça toda a verdade sobre a sorte dos desaparecidos e resgatados destes centros de tortura. Inúmeros saharauis foram detidos e morreram neste presídio.

UMA
Cimeira da UMA
O ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Abdelaziz Belkhadem, deslocou-se a Nuaquechote e a Rabat para convidar os chefes de Estado mauritano e marroquino para a cimeira de Chfes de Estado da União do Magrebe Árabe, prevista para 21 e de Junho de 2002, em Argel. (APS)

SOLIDARIEDADE

- Sidney, Austrália: Por ocasião do 20 de Maio, aniversário do desencadeamento da luta armada pela independência no Sahara Ocidental, as associações australianas Western Sahara Alliance e Australia Western Sahara Association organizaram uma concentração diante da representação da ONU. Os responáveis pela iniciativa entregaram cartas dirigidas ao SG da ONU e ao director da representação das Nações Unidas na Austrália, onde solictam à instãncia internacional que não "traia o SO ao abandonar o referendo de autodeterminação". Evocando o paralelismo com a situação de Timor-Leste, desejam que também dentre em breve o SO possa ser independente. (Comunicado inglês)

EM BREVE

La Asociación de amigos de la RASD de Vizcaya convoca a una manifestación de apoyo al plan de paz y a la autodeterminación del pueblo saharaui el 8 de junio en Bilbao, a las doce del mediodia, que saldrá de la Plaza del teatro Arriaga.

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Portugais


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]