SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 14

01.-07.04. 2001

 

02.04.01
Argélia- Espanha
O ministro dos Negócios Estrangeiros argelino, Abdelkader Messahel, abordou longamente a questão do Sahara Ocidental com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros espanhol, Miguel Nada Segala.

02.04.01
Parlamento europeu
O intergrupo do Parlamento europeu «Paz para o Povo Saharaui» enviou uma carta a Robin Cook, ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, dando-lhe conta da sua incredulidade e inquietação face às declarações do embaixador britânico em Rabat. O intergrupo solicita a Cook que precise a posição do governo do Reino Unido sobre a questão do Sahara Ocidental.

02.04.01
Diplomacia
O Presidente do Gana recebeu na capital do país, Accra, Salem Ould Salek, o ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD. Na ocasião o primeiro mandatário ganês reiterou o apoio do seu país à realização de um referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental. (PANA)

04.04.01
Referendo
O correspondente da agência espanhola EFE nas Nações Unidas é de opinião que a situação no Sahara Ocidental torna-se cada vez mais instável à medida que se aproxima a data da publicação do relatório de Kofi Annan sobre a questão. Antonio Lafuente constata que, por enquanto, Marrocos não fez qualquer proposta como lhe havia pedido o secretário-geral da ONU. A visita à região que James Baker deveria efectuar antes de 30 de Abril ainda não teve lugar. James Baker será eleito provavelmente antes do próximo mês de Junho no cargo de presidente do Banco Mundial. O jornalista constata igualmente que no terreno a tensão não pára de se intensificar. Cita o representante da Frente Polisario junto da ONU, Ahmed Boukhari, o qual declarou que a construção do troço da estrada Transsahariana entre Bir Gandouz (Sahara Ocidental) e Nouadhibou (Mauritânia) exigirá a deslocação de efectivos das Forças Armadas marroquinas em cerca de uma vintena de quilómetros fora do muro de defesa, o que significará uma violação do cessar-fogo. «Existe um risco potencial de confrontação militar se Marrocos levar por diante esse projecto», declarou Boukhari.

04.04.01
Sahara Ocidental-Direitos Humanos
No relatório sobre Marrocos dirigido à Comissão dos Direitos do Homem (E/CN4/2001/66), o relator especial sobre as questões de tortura e prisão, Sir Nigel Rodley, manciona o caso de Hammad Ali Hamad (ver
semana 30/1997), indicando que ele terá sido torturado e detido em lugar secreto durante onze dias em El Ayoun, no mês de Maio de 1997. Hammad Ali Hamad terá lido preso pelos pulsos a uma viatura e arrastado no pátio do centro da esquadra policial onde se encontrava detido. Libertado sem ter sido inculpado do que quer que seja, Hammad Ali Hamad deixou de poder utilizar as suas duas mãos em virtude dos maus tratos sofridos. O governo marroquino informou que a pessoa em causa nunca foi objecto de detenção.
O relator especial enviou também às autoridades marroquinas um apelo urgente sobre a dois jovens saharauis, presos no dia 5 de Outubro de 2000, cerca de Guelta Zemmour pelos forças armadas marroquinas (
semana 41/2000).

04.04.01
Marrocos-Direitos Humanos
Nove senadores australianos interpelaram o ministro dos Negócios Estrangeiros do seu país a propósito de interdição de viajar decretada pelas autoridades marroquinas contra dois defensores dos direitos humanos, Noumri Brahim e Elhamed Mahmoud, membros da organização Forum Vérité et Justice, secção Sahara. Os nove senadores solicitaram ao governo australiano que intercedesse em seu favor.

04.04.01
Marrocos
Mohammed VI presidiu à reunião da Comissão real encarregada de acompanhar os assuntos saharianos. As decisões tomadas respeitam essencialmente ao desenvolvimento económico dos territórios anexados &endash; o rei ordenou «o estudo dos mecanismos e meios de dinamizar o processo de produção, encorajar os investimentos, promover o emprego e garantir a habitação condigna» - e «a criação de um fundo para a integração das pessoas» que abandonaram os campos de refugiados com destino a Marrocos.
Criada em Setembro de 1999 na sequência das violentas manifestações que tiveram lugar em El Ayoun, a comissão já não se reunia desde 8 de Dezembro de 1999. Integram-na o primeiro-ministro, o ministro do Interior, o ministro dos Assuntos Islâmicos, o ministro da Justiça, o comandante da Gendarmeria Real, o comandante da zona militar sul, o director-geral da Direcção de Estudos e Documentação[DGED] e o director-geral da Segurança Nacional.

05.04.01
Espanha &endash; Venda de armas
Segundo um relatório oficial sobre as exportações de armamento, a Espanha vendeu a Marrocos durante o primeiro trimestre de 2000, armas no montante de 6,5 milhões de dólares (1,45 milhões de contos). A FEDISSAH (Federacion Estatal de Instituciones Solidarias con el Pueblo Saharaui) denuncia em comunicado esta violação dos critérios de conduta da UE nesta matéria e constata que estas armas poderão vir a ser utilizadas contra o povo saharaui em caso de recomeço da guerra.(comunicado FEDISSAH)

06.04.01
57.ª sessão da Comissão dos Direitos Humanos da ONU, Genebra
Intervindo no ponto 11 consagrado aos direitos civis e políticos, em nome da International Youth and Student Movement for the UN, Fatimetou Mofdh denunciou o bloqueio a que estão sujeitos os territórios ocupados por Marrocos, o que torna impossível toda e qualquer campanha de informação sobre o perigo das minas no Sahara Ocidental.

31.03.-04.04.01
Noruega
M'hamed Khaddad, negociador saharaui junto da MINURSO, acompanhado de Yahiaoui Lamine, representante da F. Polisario para os países nórdicos, visitou a Noruega. Durante a sua estadia encontrou-se com responsáveis do ministério de Negócios Estrangeiros, membros do Parlamento, sindicalistas, representantes de ONG, assim como o cardeal de Oslo, Monsenhor Staalsett. Desde o dia primeiro de Janeiro que a Noruega integra o Conselho de Segurança, tendo a visita por objectivo encorajar o governo e os partidos a apoiar o direito à autodeterminação e a ajuda humanitárias aos refugiados saharauis.

EM BREVE

08-09.04.01, Lomé, Togo: reunião do órgão de prevenção de resolução de conflitos da OUA, que integra 17 países, entre os quais a RASD. A crise na região dos Grandes Lagos assim como a situação em outros lugares focos de tensão, nomeadamente entre a Guiné, a Serra Leoa e a Libéria, estarão no centro dos debates.

27.04.01, Gandia (Valência): "Jornada das autarquias geminadas com as daïra" com a apresentação do filme "Sahrauís", titulado em espanhol, com a presença do respectivo realizador, o jornalista italiano Giorgio Fornoni.

28.04.01, Paris, Colloque des juristes sur le Sahara Occidental.

04.05.01, 22'30 h., Gandia (Valência): "1r Festival de pilota valenciana a raspall en benefici del Poble Sahrauí". Trata-se de um campeonato de uma espécie de pelota basca. Apresentação do festival, refeição e representação teatral na companhia Albena Teatre no dia 27 de Abril.

SOLIDARIEDADE

Argélia
31.03. e 01.04.01, Tebessa e Souk Ahras, Argélia: meetings de solidariedade organizados pelo Comité nacional argelino de solidariedade com o povo saharaui, onde estará presente Mohamed Lamine ould Ahmed, antigo chefe de governo saharaui.

Espanha
29.03.01, Ogijares, na província de Granada, geminou-se com a daïra d'Aïn el Beida (wilaya de Dakhla).

29.03.01, Saragoça: Salão nobre da Facultad de Económicas y Empresariales de la Universidad, 2º Encuentro Internacional de Reflexión, sob o tema "Conflictos olvidados-Sáhara 25 años despues". A mesa redonda foi participada por: Brahim Gali, delegado do povo saharaui em Espanha, Luisa Mª Noeno Ceamanos, secretária-geral técnica do departamento de saúde (Governo de Aragão), Ana Fernández Abadía, presidente do MPDL em Aragão, Sebastian Contín Pellicer, Deputado do PP nas Cortes de Aragão, Marcelino Artieda García, deputado do PSOE nas Cortes de Aragão. O moderador da mesa foi Francisco Palacios, catedrático de Direito Constitucional na Universidade de Saragoça e membro da União de Juristas pelo Povo Saharaui.

05.04.01, Espanha: A Liga Española Pro-Derechos Humanos, através de um convénio firmado com a Generalitat Valenciana, o Ayuntamiento de Elda e a República Árabe Saharaui Democrática, trouxe a Espanha 11 crianças saharauis para receberem tratamento médico durante a estadia no país. As crianças chegaram a Alicante, vindas directamente dos campos de Refugiados saharauis en Tinduf (Argélia) tendo sido recebidas no aeroporto pelo vice-presidente da Câmara de Elda (Alicante), D. José Manuel Orovio López; o representante da Liga Española Pro-Derechos Humanos en Elda, D. Amado Navalón; e pelo jurisconsulto D. Felipe Briones. As famílias de acolhimento das crianças são de Elda, Santander, Madrid, Ciudad Real e Canarias. As 11 crianças vem juntar-se às 19 que estão já em Espanha por iniciativa da Liga Española Pro-Derechos Humanos.

Itália
31.03.01, Sesto Fiorentino: nella sede dell'Associazione "Ban Slout Larbi" Momma Abdelhady (Segretaria Nazionale dell'Unione Donne Saharawi) accompagnata da Kadijettou Ramdan (dell'Unione Donne Saharawi) hanno partecipato a varie iniziative sul popolo Saharawi organizzate dalla Regione Toscana, e lunedì 2 aprile hanno incontrato a Sesto Fiorentino l'on. Rosy Bindi alla quale hanno chiesto un maggiore impegno del Parlamento italiano in sede europea riguardo alla situazione del loro popolo.

INTERNET

Pagina dos Amigos del pueblo saharaui (de Aragão): http://www.umdraiga.com

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

castellano

English

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]