SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 09

25.02.-03.03 2001

 

26.02.01
Maratona do Sahara
A corrida foi antecipada de um dia por razões organizativas e meteorológicas (siroco). Cerca de 500 atletas, homens e mulheres, de 15 países correram as diversas distâncias em prova: 10 km, meia maratona e maratona. O argelino Ouail Rabbah terminou a prova em primeiro lugar com o tempo de 2h58m, seguido do campeão espanhol Juan Carlos Montero e, para grande surpresa, de Hanani Brahim, jovem atleta saharaui que vive no campo de Smara. José Manuel Fernandes impôs-se na meia-maratona masculina, seguido de Daniel Aguilar e de Manuel Vigo, todos espanhóis; a meia-maratona feminina teve como vencedora Maria Carmen Suarez (Espanha), seguida de Ana Sierra (Espanha) e de Janine Tan (Itália). Nos 10 km: Marcos Ramos, foi vencedor, seguido de Javier Conde, e de Joseba Larrinaga (Espanha). Do lado feminino: vencedora Esther Lopez, seguida de Eva Suarez e de Anna Giustolici (Espanha). Quarenta atletas saharauis participaram na prova. A cobertura mediática foi importante. As condições foram descritas pelos participantes como muito difíceis em virtude do forte vento de areia que se fez sentir. A organização, que necessitou de um importante dispositivo logístico e mobilizou centenas de pessoas para o percurso, foi impecável.

27.02.01
Resolução do Conselho de Segurança S/RES/1342 (2001) (em francês:
HTML ou PDF)
O Conselho de Segurança prorrogou por unanimidade o mandato da MINURSO até 30 de Abril de 2001, «contando que, sob os auspícios do enviado pessoal do secretário-geral, as partes continuem a tentar resolver os múltiplos problemas com que se confronta a aplicação do plano de resolução e a tentar pôr-se de acordo quanto a uma resolução política mutuamente aceitável do seu diferendo em relação ao Sahara Ocidental».

27.02.01
25.º aniversário da RASD
Delegações de muitos países participaram nas festividades, representando governos nacionais e regionais, partidos políticos, parlamentos, sindicatos, ONG, associações de solidariedade, etc. A Argélia enviou uma importante delegação chefiada por Mohamed Cherif Abbes, ministro dos Moudjahidines, que era acompanhado por numerosos parlamentares e representantes dos partidos políticos. A delegação oficial espanhola contava com mais de uma centena de pessoas, em que se incluía o presidente do Parlamento basco, muitos deputados, representantes de governos regionais e de autarquias. Destaque também para a presença do deputado Joseph Pitts, membro da comissão de Relações Internacionais do Congresso norte-americano, assim como uma delegação da MINURSO.
As cerimónias tiveram início com o tradicional desfile militar de 1500 homens e 300 mulheres, carros de combate, veículos lança-roquetes, etc. Seguiu-se um desfile popular, durante o qual as crianças das escolas entregaram aos visitantes mensagens dirigidas à comunidade internacional.
No discurso que proferiu, o presidente saharaui rejeitou claramente o abandono do referendo e negociação sobre uma qualquer terceira via, afirmando que ninguém está habilitado a decidir em lugar do povo saharaui. Evocando os últimos desenvolvimentos do plano de paz, saudou a adopção pelo Conselho de Segurança de uma resolução que se mantém fiel ao plano de resolução, pedindo a sua aplicação no mais breve espaço de tempo, acrescentando que o statu quo não durará muito mais. Advertiu que o abandono do plano de paz da ONU ameaçava a paz na região. O presidente da RASD felicitou os participantes e organizadores da «Maratona do Sahara 2001», anunciando na ocasião a criação de um comité olímpico saharaui.
A jornada foi animada por espectáculos de música, canto, dança e poesia. Os visitante puderam igualmente visitar exposições de fotografias, pintura e artesanato.

28.02.01
Marrocos
O ministro do Interior marroquino, Midaoui, de regresso de uma reunião pouco frutuosa a Argel com o seu homólogo argelino, declarou a propósito do Sahara que Marrocos recusa qualquer terceira ou quarta via, assim como qualquer negociação ou solução que ponha em causa a sua soberania nacional.

28.02.01
Processo em Rabat
36 membros da AMDH (Associação Marroquina dos Direitos do Homem), acusados de terem participado no dia 9 de Dezembro, em Rabat, numa concentração pacífica (semana 49-50 de 2000) contra a impunidade dos responsáveis pelas violações dos direitos humanos, compareceram perante o tribunal de primeira instância. O processo desenrolou-se na presença de uma centena de advogados e de mais de 200 militantes. A sentença será pronunciada no dia 5 de Abril.

01-02.03.01
Cimeira extraordinária da OUA
A quinta cimeira extraordinária de Syrte, em que participou o presidente saharaui, foi dedicada exclusivamente à discussão e proclamação da União Africana. 45 países africanos firmaram, e entre eles 21 ratificaram (nos quais a RASD se incluia) o acto constitutivo da criação da União Africana. A organização passará a ter vida efectiva logo que 36 Estados a ratifiquem.
Como habitualmente, a cimeira foi precedida pela reunião do Comité dos Embaixadores, e pelo Conselho de Ministros, que examinou o relatório do secretário-geral. Salim Ahmed Salim escreve a propósito do Sahara Ocidental que «a OUA continuará a apoiar a ONU nos seus esforços com vista à implementação do plano de resolução das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, e que continuará a exortar as duas partes a plenamente cooperar com a ONU nos seus esforços para a organização de um referendo livre e justa para o povo do Sahara Ocidental, conforme o estipula o plano de resolução da ONU.» O Conselho de Ministros examinou o seguimento da Cimeira África-Europa, relaizada no Cairo. No decurso do debate, vários chefes de delegação renovaram a sua homenagem à RASD pela sua decisão de se abster participar na cimeira. Várias delegações, nomeadamente as da Tanzânia, Lesoto, Nigéria e África do Sul, sublinharam que, no futuro, convirá que os encontros África-Europa não «possam nem devam ser reféns de um país não membro da OUA», numa clara alusão a Marrocos.

SOLIDARIEDADE

Assinalando o 25.º aniversário da RASD
tiveram lugar manifestações em
Barcelona, Las Palmas de Gran Canaria, Alicante, Almansa, Pistoia, Genève, Sidney (07.htm#ANCREaustr.), Ljubljana, no México, Mexico, etc.
... e outras manifestações irão ainda decorrer: em Espanha: Barcelona, Viladecans-Barcelona, Cuenca, La Coruña ), Perillo (Olleiros),Malaga, em França em Pantin, no México, Mexico.

Foram divulgados comunicados pelas:
Association française des Amis de la RASD e pelo Intergroupe du Parlement européen "Paix pour le peuple saharaoui".
Uma resolução em favor da resolução do conflito foi votada pela Commune d'Ascea (Salerno)
e a municipalidade de Barakaldo (País Basco) adoptou uma moção no mesmo sentido.

Geminação
A municipalidade de Bergara concluiu a geminação com Gleibat el Foula, a qual deverá ser ratificada em breve nos acampamentos de refugiados.

Itália: A caravana da solidariedade 2001 com o Povo Saharaui partirá a 6 de Março de Livorno.

EM BREVE

Köln / Colónia, Alemanha, Exposição/Austellung
09.03. - 29.07.01 Söhne und Töchter der Wolken - Vertreibung und Exil in der Westsahara, Ausstellung zur Westsahara im Rautenstrauch-Joest-Museum für Völkerkunde, Ubierring 45, D-50678 Köln, Auskunft 0049 221 336 940. Eröffnung: 7. März 01, 19.00 Uhrmit Herrn Jamal Zakari (POLISARIO) und Herrn Dr.Klaus Schneider (RJM) Rautenstrauch-Joest-Museum Ubierring 45 50678 Köln Tel. 0221/336 94-0/-13 . Öffnungszeiten: Di-Fr. 10.00 - 16.00 Uhr, Sa u. So 11.00 - 16.00 Uhr. Das Begleitheft ,( 68 Seiten, DIN5) kann für 6,00 DM zugesand werden: GFSV-Hamburg, Grosse Freiheit 75, 22767 Hamburg, Tel 040/319 64 42, fax 040 /319 64 26 Spendenkonto: Sonderkonto C.Stöppler, Postbank Hamburg BLZ 20010020 Kto. 793335202, e-mail: cst.@gmx.de -
http://www.museenkoeln.de

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Português

Italiano

Deutsch

Svensk


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]