SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 47

19.-25.11. 2000

 

17-19.11.00
Nova Zelândia
Na sua conferência anual realizada em Wellington, o Partido Trabalhista aprovou uma resolução onde afirma apoiar o direito do povo saharaui à autodeterminação, lamentando os atrasos que impediram até agora a realização do referendo. O Partido pede à ONU e à comunidade internacional que façam pressão sobre Marrocos; e ao Governo neo-zelandês que dê o apoio necessrio à ONU nos esforços realizados para realizar o referendo e estabeleça um dilogo com a Frente Polisario.

18.11.00
Eslovénia
O Partido dos Verdes esloveno condena em resolução as violações aos direitos humanos nos territórios ocupados por Marrocos, reafirma o seu apoio a um referendo de autodeterminação do povo do Sahara Ocidental e exprime a intenção de tudo fazer para salvar o plano de paz. Pede ao governo esloveno que apoie a ONU nos seus esforços de realizar o referendo e à ONU para fazer pressão sobre Marrocos.

19.11.00
CICV
Jacob Kellenberger, presidente do Comité internacional da Cruz Vermelha (CICV), em estadia de três dias à Argélia a convite do Crescente Vermelho argelino, deslocou-se a Tindouf, onde foi recebido por Mohamed Abdelaziz, presidente da RASD. É a primeira vez que um presidente do CICV visita os campos de refugiados saharauis. Segundo parece, Jacob Kellenberger acalentava a esperança de poder obter a libertação antecipada dos 1685 prisioneiros de guerra marroquinos. A Frente Polisario, que j por três vezes libertou prisioneiros em sinal de boa vontade, mantém-se fiel ao calendrio previsto pelo plano de paz, que prevê a libertação de todos os presos durante o período de transição. No momento do seu regresso, J. Kellenberger exprimiu a sua decepção. A AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis), por seu lado, solicitou ao CICV que faça respeitar os direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado e torne acessível o território aos observadores e media internacionais.

20.11.00
Manobras militares
O Exército de Libertação saharaui realizou junto de Douguej, no sudeste do Sahara Ocidental, manobras militares em que participaram batalhões de infantaria motorizada, artilharia pesa e DCA. Tratam-se das sextas manobras militares desde o início do ano, organizadas, segundo o ministério da Defesa saharaui, na perspectiva de um eventual retorno à guerra.
A presença de membros do governo foi aproveitada para a realização de um encontro com a comunidade saharaui da Mauritânia e os nómadas da região.

21.11.00
Territórios ocupados
90 jovens saharauis iniciaram em El Ayoun uma acção de protesto contra a política de repressão das autoridades marroquina. Denunciam as instruções dadas pelo ministério do Interior marroquino, que visam "exil-los" para o interior de Marrocos, longe das suas famílias. Denunciam ainda esta "estratégia que procura esvaziar a zona saharaui ocupada das suas forças vivas." (
correspondência do Sahara Ocidental ocupado)

22.11.00
A morte de Théodore Monod
Esta grande humanista, especialista do Sahara Ocidental na vertente geogrfica, tinha visitado os acampamentos de refugiados cerca de Tindouf, em Março de 1998, antes de se deslocar aos territórios libertados da RASD para uma missão científica. (reportagem)

24, 25, 26.11.00
EUCOCO 2000
26.ª Conferência europeia de coordenação do apoio ao povo saharaui
A reunião anual do movimento de solidariedade com o povo saharaui, que se realizou em Bruxelas e nas Ardenas, teve uma enorme afluência. 325 delegados, oriundos de quase todos os países da Europa, e ainda de África, América Latina e Austrlia, encontraram-se para três dias de trabalho e intensas trocas de opinião.
No seu discurso de abertura (
francês), o presidente saharaui declarou que a situação no Sahara Ocidental havia piorado depois da chegada ao poder do novo rei de Marrocos. Mohamed Abdelaziz acrescentou que tinha vindo a Bruxelas para chamar a atenção sobre a situação do povo saharaui e solicitar uma maior ajuda aos refugiados. Acusou Marrocos de impedir a organização do referendo e recordou energicamente a recusa da parte saharaui a uma qualquer "terceira via".
Intervieram igualmente: a burgomestre de Bruxelas, senhora Marion Lemesre, o representante do ministro da Cooperação e Desenvolvimento belga, Stef Breesch, a presidente do Comité argelino de solidariedade com o povo saharaui, senhora Saida Benabyles, a vice-presidente do intergrupo parlamentar europeu "Paz para o Povo Saharaui", a deputada Laura Gonzales, a presidente do intergrupo parlamentar belga, deputada Marie Nagy, o embaixador da Nigéria na Bélgica e o politólogo marroquino Ahmed Benani. Assistiram igualmente à sessão de abertura os embaixadores acreditados na Bélgica e junto da União Europeia da Argélia, Nigéria, Lesoto, Mauritânia e Togo.
A conferência adoptou uma resolução final e diversos textos que serão publicados na pgina especial da
EUCOCO

24-25.11.00
Addis-Abeba
Uma delegação parlamentar, chefiada pelo presidente do Conselho Consultivo Saharaui e vice-presidente do Conselho Nacional Saharaui, Mohamed-Ali Sid el-Bachir, participou na qualidade de observador à 23.ª sessão ordinria da União Parlamentar Africana.

EM BREVE
Roma, 01.12.00, ore 9.00-18.00, Palazzo Valentini, Via 4 novembre 119/a: "Donne nei conflitti: soggetti di pace e di ricostruzione". Introducono: Marisa Rodano, Segretoria Nazionale ANSPS, Mamma Sidi, Unione Donne Sahrawi. Organizzano: Regione Lazio, Provincia di Roma, Comune di Roma, Unione Donne Sahrawi, ANSPS. Per informazioni: 066 76 62 355, e-mail:
vpresvic@provincia.roma.it

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Italiano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]