SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 21

20.-26.05. 2001

16.05.01
Parlamento europeu
Na reunião do intergrupo "Paz para o Povo saharaui" do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a presidente Margot Kessler anunciou que o Parlamento sueco se tinha pronunciado a favor do Plano de Paz como a única via de solução para o conflito do Sahara Ocidental. O intergrupo ouviu exposições de Khadija Hamdi, parlamentar saharaui, e de Mama Sidi, secretária-geral da União das Mulheres Saharauis. Ambas sublinharam o paralelismo da actual situação com a que se viveu nos anos 70. Afirmaram que o abandono do referendo por uma qualquer chamada terceira via conduzirá a uma nova guerra, responsabilizando por isso os países da União Europeia.

17-18.05.01
«Mulheres saharauis : a caminho de um novo futuro na sociedade saharaui»
Esta conferência organizada pelo comité belga de apoio ao povo saharaui e a ONG Oxfam Solidarité, realizou-se em Bruxelas durante dois dias e contou com a colaboração da União das Mulheres Saharauis. Participantes da Argélia, Marrocos, África do Sul, Palestina, El Salvador, Peru, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália e Suíça empenharam-se em defender o direito à autodeterminação reclamado pelas mulheres saharauis. As representantes das mulheres saharauis presentes na conferência exprimiram o seu desejo de se poderem encontrar com as suas irmãs marroquinas para em conjunto trabalhar por um Sahara livre e um Marrocos democrático.

20.05.01
Aniversário
Cuba: Por ocasião do 20 de Maio, aniversário do desencadeamento da luta armada no Sahara Ocidental, teve lugar uma cerimónia na província de Holguin, que contou com a participação do embaixador da RASD, Naama Said Yumani, e autoridades locais. Mais de 300 pessoas participaram no almoço que se seguiu, entre os quais antigos cooperantes nos campos de refugiados saharauis.
(corr.)
Eslovénia: O comité esloveno de apoio ao povo saharaui organizou uma manifestação diante das embaixadas de França e de Espanha.
(corr.)

21.05.01
Argélia-UE
Uma delegação do Parlamento Europeu, conduzida por Raimon Obiols, presidente da comissão encarregada das relações com os Países do Magrebe, visitou a Argélia. Durante as conversações com os responsáveis argelinos, Raimon Obiols declarou-se favorável a uma "solução negociada entre as partes directa ou indirectamente envolvidas no conflito" do Sahara Ocidental, afirmando que os "dois próximos meses serão decisivos" para desbloquear uma situação de impasse quanto à aplicação da resolução da questão.
(aps)

22-24.05.01
RASD
Raimon Obiols, também deputado socialista no Parlamento Europeu, chegou aos acampamentos de refugiados saharauis para uma visita de três dias. Obiols manteve encontros políticos e visitou um certo número de realizações socio-económicas nas wilayas de Smara, El Ayoun e Aoussert. Obiols era acompanhado por Pasqualina Napoletano, parlementar europeia, vice-presidente da comissão 'Mediterrânico'' do Parlamento Europeu.
Durante os diversos encontros com responsáveis saharauis, estes descreveram-lha a insuportável situação de exílio e a sua decepção com os consecutivos adiamentos do referendo. Sublinharam que não queriam a guerra, mas exigir a aplicação das resoluções das instâncias internacionais: "A determinação do povo saharaui é actualmente ainda maior já que tudo perdeu e nada mais tem a perder", declarou um responsável.
Em entrevista exclusiva à SPS, Obiols declarou ter percebido no decorrer dos encontros que foi mantendo, "até que ponto a situação é grave" e cheia de perigos potenciais. Constatou a firme vontade do povo saharaui em decidir livremente o seu destino conforme preconizado pelos acordos, mas também «uma vontade de diálogo e de flexibilidade, que nos impressionou vivamente, porque é a demonstração de uma maturidade muito evidente". Para o eurodeputado, "é preciso que a UE decida um aumento da ajuda humanitária". Anunciou a visita em breve de "uma delegação do Parlamento Europeu de doze pessoas", mas não precisou a data. Antes da partida, a delegação encontrou-se com o presidente saharaui.
(SPS)

23-25.05.01
Nações Unidas - Descolonização
O Comité especial das Nações Unidas encarregado de estudar a situação sobre a aplicação da Declaração de Concessão da independência aos países e povos coloniais, vulgo Comité dos 24, organizou em Havana, no quadro da Segunda década internacional sobre a erradicação do colonialismo (2001-2010), o seu décimo primeiro seminário regional das Caraíbas consagrado aos 17 territórios ainda não descolonizados entre os quais se encontra o Sahara Ocidental. O embaixador da RASD em Cuba, Naama Said Yumani, interveio sobre a questão do Sahara Ocidental. O representante marroquino reagiu, pretendendo fazer crer que o problema do Sahara não é uma questão de descolonização. Várias ONG cubanas denunciaram a pretensão de Marrocos de impedir a realização do referendo.
(ONU news, corr.)

SOLIDARIEDADE

21.05.01, País de Gales, Grã-Bretanha: Jovens do País de Gales que recentemente visitaram os acampamentos de refugiados decidiram intervir na campanha eleitoral que decorre na região. Chocados pela política de venda de armas da Grã-Bretanha a Marrocos, potência invasora do SO, os jovens decidiram questionar a este propósito os candidatos.

21.05.01, País de Gales, Grã-Bretanha: Mohammed Chekh, secretário-geral da central sindical saharaui UGTSARIO, de visita ao País de Gales, avistou-se com responsáveis dos sindicatos TUC, UNISON, TGWU, NUT e Cardiff Trades Council. Mohammed Chekh lançou um apelo aos seus interlocutores para que façam pressão sobre o governo de Londres e sobre a Europa, em geral, a fim de que possam ser levantados os obstáculos que se interpõem à realização do referendo. (News Wales)

24.05.01, Ljubljana, Slovenia, Slovene ethnographical museum: Professor of anthropology and ethnology Dr. Borut Brumen held a lecture on Saharawis, while Ales Skornsek-Ples, chairman of Western Sahara support society held a lecture about the conflict and political situation in Western Sahara. Two videofilms about refugees and ethno music were also introduced to the audience.

Civitavecchia, provincia di Roma: E nata, il 05.10.00, l'associazione di volontariato "BAMBINI DEL SOLE" del Sahara Occidentale, attiva per quanto riguarda le attività di soggiorno per i due mesi estivi, ha gia inviato nei campi per ben tre volte una sua delegazione. L'associazione a fatto richiesta di un gruppo di 20 bambini che trascorreranno l'estate 2001 nel comune. < bambinisaharawi@libero.it>

EUA: A actriz e cantora de Hollywood Cynthia Basinet vai visitar os acampamentos de refugiados a convite da US Western Sahara Foundation.

EM BREVE

03.06.01: O primeiro voo charter alemão partirá de Frankfurt em direcção aos acampamentos. Organizado pela ONG medico international e apoiado pelo comité alemão de apoio ao povo saharaui o avião transportará mais de cem participantes em representação de vários Media, ONG, escolas, etc, que, no seu regresso, irão sensibilizar o público de língua alemã para aquele que é o último conflito colonial em África e dar novo ânimo ao movimento de solidariedade.

17-19.06.01: campos de refugiados, Tindouf: 6.ª assembleia geral da AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis). Para além das questões organizativas serão constituídos grupos de trabalho e vários colóquios terão lugar. Todas as pessoas interessadas em participar devem contactar a representação de Madrid, e-mail:afaprede@teleline.es ou tel.(0034) 619832632.

INTERNET

Colóquio internacional de Juristas pelo Sahara Ocidental, Paris, 28.04.01

Nueva dirección del sitio de la Asociación Galega de Axuda ó Sáhara: http://www.saharagalicia.org

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Gallego

Portugues


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]