SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 33

13.-19.08. 2000

 

10.-16.08.00
RASD &endash; Sessão Parlamentar
No decurso de uma sessão extraordinária, o Conselho Nacional saharaui (Parlamento) ratificou por unanimidade o Acto Constitutivo da União Africana. A RASD é o segundo país, depois do Mali, a ratificar a nova carta africana, adoptada na última cimeira da OUA, realizada em Lomé. (
SPS)
Durante a sessão, o Conselho Nacional saharaui manifestou-se surpreendido pelo último discurso do rei de Marrocos. Em comunicado divulgado no final dos trabalhos, o Conselho lamenta que após um ano de fausto, de visitas folclóricas e de paradas reais diante dos pobres, o novo rei seja incapaz de retirar lições da grave situação em que se encontra Marrocos, atingido pelo endividamento, pelo desemprego, analfabetismo, miséria e atropelos aos direitos humanos. O Conselho reafirma que a vontade de independência do povo saharaui é mais forte que nunca. Aquela instância legislativa apela ao povo a "a intensificar o combate em todas as frentes, para exigir o respeito pelo seu legítimo direito à autodeterminação e à independência." (r
ádio nacional saharaui, SPS)
Entretanto, o exame do balanço governamental iniciado na presente sessão, prosseguirá numa próxima ordem de trabalhos, prevista para Setembro.

12.08.00
Três jovens saharauis afogaram-se ao tentarem chegar às ilhas Canárias. O cadáver de um deles foi encontrado no dia 11 de Agosto. Trata-se de El Moukhtar Hammoudi, Salma Mahmoud e Brahim Mhaydi, que preferiram correr o risco de morrer por afogamento que continuarem a viver sob ocupação marroquina. (
corr.)

12.08.00
Manifestações
Em El Ayoun jovens licenciados no desemprego, operários sem trabalho e reformados saharauis protestaram contra a política praticada por Marrocos a seu respeito, empunhando pancartas onde exigiam postos de trabalho e melhores condições de vidas. (
rádio nacional saharaui)

14.08.00
Marrocos
Mohamed VI em discurso proferido por ocasião do 21.º aniversário da anexação da parte sul do Sahara Ocidental afirma: "As nossas províncias do Sul são e continuarão a ser parte integrante do nosso território nacional".

14.08.00
Argélia
No decorrer de uma recepção em honra do presidente venezuela Hugo Chavez, de visita à Argélia, o presidente da Argelino alertou os países do sul contra as tentativas daqueles que pretendem pôr em causa o direito internacional: "Quer se trate de pressões exercidas sobre os Palestinianos, os Libaneses e os Sírios para consagrar um facto consumado, em violação da legalidade internacional expressa pelas resoluções das Nações Unidas, ou se trate de tentativas que neguem ao povo saharaui o seu direito à autodeterminação, que constitui o fundamento do direito internacional aplicado à descolonização, consideramos que existem graves desvios que importa evitar que se transformem em precedentes e que poderiam fundar uma nova ordem internacional baseada exclusivamente no direito do mais forte.. No que respeita ao Sahara Ocidental, a posição da Argélia é simplesmente a que está conforme com a Carta das Nações Unidas, com as resoluções desta organização e com os acordos de Houston. Reafirme da maneira mais clara possível que, para a Argélia, trata-se de um problema que releva da responsabilidade total das Nações Unidas e que não deve ser confundida com a questão das relações bilaterais entre a Argélia e Marrocos para as determinar ou as influenciar seja que de maneira for"
(aps, SPS)

14.08.00
Somália - Djibuti
Por ocasião da instalação do Parlamento transitório na Somália, o presidente saharaui dirigiu uma mensagem ao presidente Ismael Omar Guelleh, do Djibuti, felicitando-o pelos esforços desenvolvidos na tentativa de resolver pacificamente a crise da Somália.

16.08.00
Argélia
Reunidos na sequência de um apelo de um comité de coordenação, representantes de muitas organizações nacionais argelinas decidiram a criação de um grupo de trabalho encarregado de constituir um comité de solidariedade com o povo saharaui.

16.08.00
Espanha
O Governo de Madrid respondeu desta forma a uma questão colocada por um deputado do Parlamento nacional: A Espanha mantém a sua posição sobre a organização de um referendo de autodeterminação ao povo saharaui, nomeadamente através da defesa e apoio político e material aos esforços da ONU, assim como encorajando as partes e conflito a cooperar com a ONU.

17.08.00
Chegada à Suíça de 28 crianças saharauis vindas dos acampamentos de refugiados. Com estadia organizada pela autarquia de de Bernex, Genebra, as crianças vão passar três semanas e meia numa colónia de férias.

31.07.-18.08.00
52.ª sessão da sub-Comissão dos Direitos Humanos da ONU, Genebra
No ponto 8, administração da justiça e direitos humanos, a Interfaith International evocou os acontecimentos sangrentos de Setembro de 1999, que mostram que a perseguição aos habitantes do Sahara Ocidental é não só imputável às autoridades marroquinas mas também aos grupos de colonos apoiados por milícias armadas, o que faz lembrar o exemplo ainda recente do papel das milícias em Timor Oriental. A ONG pediu a Marrocos que admita a violação dos direitos humanos e os desaparecimentos forçados de civis saharauis, que os liberte e julgue os autores desses actos.
No ponto 9, o MRAP, "Mouvement contre le racisme et pour l'amitié entre les peuples", lembrou a sorte dos presos e desaparecidos saharauis em Marrocos. Mencionando o processo de Agadir contra três saharauis condenados por delito de opinião, a ausência de advogados e as pesadas condenações que se abateram sobre os manifestantes quando do processo de Novembro de 99, o MRAP estima que "a opinião não deveria ser considerada criminosa", já que os manifestantes mais não fizeram que exprimir o sentimento da sua identidade saharaui. O MRAP lançou igualmente um apelo por Mohamed Daddach, preso de consciência saharaui há mais de 20 anos após ter sido condenado à morte em Marrocos.
No ponto 10, a Humanitarian Law Project, de Los Angeles, denunciou Marrocos por ter deslocado populações civis não-saharauis para o território do Sahara Ocidental ocupado, o que é contrário ao artigo 49 da 4.ª Convenção de Genebra. A organização norte-americana pediu à Sub-Comissão e à comunidade internacional que apoie as Nações Unidas no esforço pela verificação dos votantes para o referendo.

 NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Castellano

Italiano

English

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]