SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

SEMANA 47

21.-27.11. 1999

 

19-26.11.99
Alemanha
Uma delegação saharaui, integrada por Mohamed Sidati, ministro conselheiro junto da Presidência, Babba Hassana, ministro da Cooperação, e Mamma Sidi Abdelhadi, secretria-geral da União das Mulheres Saharauis, participou no segundo workshop sobre a política de cooperação entre a RASD e a Alemanha. A reunião realizou-se em Hannover, de 19 a 20.11.99, reunindo representantes do ministério da Cooperação, dos Länder, ONG e personalidades políticas. Os trabalhos centraram-se em dois aspectos.
Um primeiro assunto em debate dizia respeito ao período pré-referendrio. Os participantes insistiram na necessidade de serem criadas condições necessrias ao desenrolar de um referendo livre e regular. Foi decidida a criação de uma plataforma nacional para a observação do referendo.
O segundo aspecto, centrava-se na cooperação futura entre os dois Estados, particularmente nos domínios da formação, turismo, pesca, finanças e infra-estruturas de base.
Est prevista a realização de uma mesa redonda para o primeiro semestre de 2000 entre os cooperantes alemães e representantes saharauis, e um novo workshop a ter lugar no decurso do segundo semestre do mesmo ano. A delegação foi recebida pelo presidente da Câmara de Hannover, que se inscreveu como futuro observador.
A delegação saharaui seguiu depois para Berlim, onde foi recebida nos ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação, pelos presidentes das respectivas comissões do Bundestag (Parlamento) e por responsveis dos grupos parlamentares aí representados.

Espanha: Campanha "Que el Sahara no sea un nuevo Timor"
19, 20, 21.11.99 País Basco e Andaluzia
A greve da fome que decorreu numa Igreja de Vitória, País basco, conheceu um enorme sucesso popular e meditico. Os 19 grevistas receberam numerosas apoios e a visita de muitas pessoas e personalidades, entre os quais o presidente do parlamento basco.
Em Sevilha, duas dezenas de tendas saharauis foram montadas diante da presidência da junta andaluza.

22, 23, 24.11.99: Valência
Em Valência, a greve da fome realizou-se na universidade. Participaram dezena e meia de pessoas, entre os quais três parlamentares da região. O efeito meditico foi importante, bem como as manifestações de solidariedade da parte de representantes de partidos políticos, ONG, etc. Um intergrupo parlamentar «Paz para o Povo Saharaui» constituiu-se no Parlamento no seguimento da realização desta greve da fome.

Europa
A Associação Nacional de Apoio ao Povo Saharaui de Itlia e a Western Sahara Campaign, do Reino Unido, associaram-se à campanha entregando cartas ao SG da ONU, Kofi Anan, nos centros de Informação das Nações Unidas dos seus respectivos países.

21.11.99
Carta aberta de Mohamed Abdelaziz (tradução francesa da SPS)
Em carta aberta dirigida ao rei de Marrocos publicada no quotidiano espanhol El Pais, o presidente saharaui proclama a vontade de independência do povo saharaui e apela ao soberano marroquino a que respeite o plano de paz.

21-25.11.99
Repatriamento
O Comissrio adjunto para os Refugiados, Soeren Jessen-Petersen, deslocou-se a Argel, Tindouf, El Ayoun e Rabat, para discutir o programa de repatriamento. Chegou aos acampamentos de refugiados saharauis no dia 22, tendo-se felicitado pelo «nível de colaboração existente desde h anos entre a ACNUR e a parte saharaui.» Em entrevista à agência noticiosa SPS, declarou que as operações de pré-registo estarão em breve terminadas e que estão a desenrolar-se em boas condições.
Jessen-Petersen avistou-se com refugiados que lhe manifestaram o desejo de se instalar a Este do muro durante o período referendrio, receando pela sua segurança. O Comissrio adjunto para os Refugiados declarou que «cabe sobretudo às instâncias políticas resolver os problemas políticos, depois os refugiados farão exactamente aquilo que quiserem» (
SPS). Jessen-Petersen chegou a Rabat a 23, tendo-se encontrado com o novo ministro do Interior Ahmed Midaoui, que reiterou a "inteira disposição" de Marrocos "de conceder todo o apoio necessrio à acção levada a cabo pela ACNUR no domínio logístico, técnico e material".

21.11.99
Reunião do bureau do Secretariado nacional da F. Polisario
O bureau saudou a coragem demonstrada pela população saharaui ante a repressão marroquina e denunciou os julgamentos expeditivos e as sentenças arbitrrias. Solicitou a criação de uma comissão internacional de inquérito e o levantamento da interdição ao acesso ao território ocupado por Marrocos (
comunicado do ministério da Informação saharaui).

22.11.99
Coordenação europeia
Pierre Galand dirigiu em nome da Coordenação europeia uma carta a Kofi Annan informando-o dos resultados da última conferência europeia de apoio ao Povo Saharaui e realçando-lhe que a Coordenação espera que o relatório ao Conselho de Segurança de meados de Dezembro contenha disposições que evitem que Marrocos não desvirtue e não prolongue indefinidamente o processo de identificação em curso antes do referendo.

22.11.99
Mauritânia
O Presidente mauritano Maaouiya Ould Taya recebeu em audiência o ministro da Educação saharaui, Saleck Bobih, portador de uma mensagem do Presidente da RASD. Bobih declarou à imprensa a que a mensagem abordava "questões de interesse comum" e "os últimos desenvolvimentos" do processo de paz no Sahara.

22.11.99
Nuclear marroquino
Uma delegação da OIEA (Organização Internacional para a Energia Atómica) deslocou-se este mês a Marrocos a fim de estudar o pedido daquele país de construir centrais nucleares, prevista antes de 2010. O governo canrio, entretanto, predispôs-se a conceder a título gratuito a Marrocos uma Central de produção de electricidade a energia eólica, caso o reino aluita renuncie à energia atómica.
O Instituto Tecnológico canrio est a estudar a instalação de uma central de dessalinização a energia eólica, que possa substituir o reactor nuclear previsto para Tan-Tan.

22.11.99
Trânsfugas
Um grupo de trânsfugas saharauis que abandonaram os acampamentos de Tindouf entre 93 e 96, e que habitam actualmente em El Ayoun, manifestam-se desde o fim de Outubro (ver sem.43) em Rabat. 64 pessoas concentraram-se no dia 22 de Novembro diante do palcio real, pedindo para que sejam recebidas. Reclamam o direito ao trabalho e a habitação própria, reprovando o ministério do Interior por promessas não cumpridas. Quando da dispersão da manifestação pelas forças de ordem, uma pessoa ficou ferida e três outras foram detidas (
Al-Ittihad al-Ichtiraki).

22.11.99
Basri
"Chark soube que Driss Basri fora encarregado pelo soberano marroquino de receber o ministro saudita do Interior, chegado a El Ayoun no quadro de uma visita privada. Segundo fontes bem informadas, Basri chegou ao aeroporto de El Ayoun às 20 horas e 30 a bordo de um avião privado, tendo recebido o príncipe Nayef antes de regressar a Rabat." (
Ach-Chark Al-Awsat).

23.11.99
Referendo
O representante especial do SG da ONU, William Eagleton, manteve encontros com as autoridades mauritanas no dia 22, em Nouakchott. A 23 avistou-se com o presidente saharaui Mohamed Abdelaziz. No mesmo dia foi recebido em Argel pelo presidente Bouteflika, pelo primeiro-ministro e ministros dos Negócios Estrangeiros. Eagleton declarou que "nenhuma data precisa foi considerada para o referendo". "Não é o momento de tentar fixar uma data", referiu. No dia 25, em Rabat, Eagleton reuniu com o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação marroquino, Benaïssa. No dia seguinte foi recebido pelo rei em Ifrane, na presença de Benaïssa, Midaoui, ministro do Interior, e dos respectivos secretrios de Estado, Taib Fasi Fihri e Fouad Ali al Hima. Segundo o dirio marroquino Le Matin du Sahara, a missão de Eagleton consiste em consultar as partes sobre a forma de tratar a questão dos recursos.

23.11.99
Libertação de prisioneiros marroquinos
"No seguimento da intervenção do Secretrio-Geral das Nações Unidas, do seu Representante Especial para o Sahara Ocidental e de alguns países, entre os quais alguns membros do Conselho de Segurança, a Frente Polisario decidiu libertar 191 presos de guerra marroquinos, cuja lista foi entregue ao senhor Eagleton". Cinco dos presos foram imediatamente repatriados para Marrocos pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
Esta decisão pretende, segundo o governo saharaui, ser «um gesto humanitrio e um sinal de boa vontade, que ilustra a disponibilidade da parte saharaui em contribuir para a criação de um clima propício à aplicação do plano de resolução e dos acordos de Houston" (comunicado do Ministério da Informação da RASD).
Tal como no passado, Marrocos recusou-se a acolher os presos de guerra libertados. O governo de Marrocos anunciou no dia 26 que «a questão dos prisioneiros tinha sido objecto de uma clusula do plano de resolução da ONU para o Sahara e ser tratada apenas no final da operação de identificação» (
MAP).

23.11.99
Relatório da Organização marroquina de Direitos Humanos (OMDH)
O inquérito que a ONG marroquina levou a cabo nos dias 2 e 3 de Novembro em El Ayoun d conta de um estado de degradação da situação social, de violação dos direitos humanos, da deterioração do estado de segurança na região, de entraves à liberdade de expressão e opinião, à liberdade de associação e liberdade de circulação, de detenções arbitrrias, de violações de domicílio, e de processos irregulares. O relatório refere que muitas pessoas foram torturadas pela polícia. A OMDH, sublinhando "o carcter puramente social" das reivindicações, pede a libertação das pessoas condenadas e recomenda a instauração de um inquérito imparcial. A OMDH instaurou um processo junto do Procurador Geral contra os agentes de segurança.

23.11.99
Parlamento saharaui
No discurso de abertura da sessão de Inverno do Conselho Nacional (Parlamento), o seu presidente, Salem Lebsir, apelou à comunidade internacional e às organizações humanitrias para que "façam pressão sobre o governo marroquino para pôr fim à repressão contra os cidadãos saharauis, garantir a sua segurança, a sua dignidade e o seu bem estar, assim como a libertação dos detidos".
Apelou a Marrocos a "respeitar os compromissos" e referiu que esta sessão seria consagrada a "estimular e desenvolver o trabalho legislativo para assegurar o Estado de direito".
Segundo a agência noticiosa SPS, esta sessão deve primeiro aprovar o regulamento interno do novo Parlamento, eleito no mês passado.
O bureau do Conselho Nacional é assim constituído: presidente: Salem Lebsir, vice-presidente: Mohamed Ali Sid-El-Bechir, relator: M'rabih El-Mami, membros: Ali Allali, Hacenna Houd, Sedoum Mohamed, Mahmoud Lahcen, Mohamed Ouleida.
As seis comissões e os seus respectivos presidentes:

  1. Comissão das leis e da administração: Brahim Salem Zroug
  2. Comissão dos Negócios Estrangeiros e da Informação : Ali Allali
  3. Comissão dos assuntos sociais : Hacenna Houd
  4. Comissão dos assuntos económicos: Sedoum Mohamed
  5. Comissão dos territórios ocupados e da comunidade no estrangeiro: Mahmoud Lahcen
  6. Comissão de defesa: Mohamed Ouleida.

24.11.99
Novos transfugas
Mohamed VI recebeu quatro transfugas saharauis que chegaram a Marrocos, indo prestar homenagem ao rei. Trata-se de Mohamed Abdelkader Haibelti, 78 anos, membro do Conselho Superior de Magistratura da RASD, do seu filho Issalmou Mohamed Abdelkader Ould Haibelti, de 44 anos, presidente do tribunal de Dakhla, de Lafdal Malainine Ould M'rabih Rabbou Ould Cheikh Al Ouali, de 44 anos, e de Malainine Lalla Oum El-Kheïri Bent Cheikh Sidati, mulher de Issalmou, de 41 anos de idade. Todos são membros da mesma família marabutica.

25.11.99
Húngria
O Partido Democrtico Húngaro Independente (IHDP), em declaração divulgada, pronuncia-se a favor de um referendo livre e regular no Sahara Ocidental segundo o plano de paz original. Solicita que sejam exercidas pressões sobre Marrocos, a fim de que seja esclarecida a situação dos "desaparecidos" saharauis, respeitados os direitos humanos nos territórios ocupados, apelando ao aumento da ajuda humanitria aos refugiados saharauis.

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]