SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 29

18.-24.07. 1999

 

17.07.99
Carta aberta ao jornal El Pais

Emilio Cuevas, que dirigiu em 1974 as operações de recenseamento no Sahara Ocidental e que trabalhou como consultor da MINURSO até 1994, dirigiu uma carta aberta ao jornal dirio espanhol El Pais, que não foi ainda publicada. Nela, Cuevas defende-se de ter cometido eventuais erros. O ministro marroquino do Interior, Driss Basri, referiu em entrevista concedida ao periódico madrileno que o recenseamento «tinha sido mal feito». Referindo em detalhe os procedimentos técnicos utilizados na época, Emilio Cuevas declara que o «Censo 74» foi considerado por inúmeros eminentes especialistas de forma muito positiva do ponto de vista do seu rigor científico.

18.07.99
Basri e a A.I.

Questionado sobre a interdição do congresso da Amnesty International, o ministro do Interior marroquino afirmou que «uma reunião da AI em Marrocos é prematura». Basri revelou que a decisão de interdição foi tomada pelo governo marroquino, que não aceita que a AI difunda «teses hostis à integridade territorial» de Marrocos. Para o ministro marroquino os supostos prisioneiros saharauis defendidos pela A.I. não são prisioneiros de opinião, mas sim prisioneiros de guerra, cuja responsabilidade pela sua sorte cabe à ONU, à Cruz Vermelha Internacional, etc. (El Pais).

19.07.99
Formação

Um grupo de 61 quadros saharauis, entre os quais 5 mulheres, frequentam um curso de formação de seis meses nas Ilhas Canrias, a fim de adquirirem conhecimentos na gestão do seu futuro Estado independente. O programa, concebido e financiado pelo governo autónomo das Canrias, compreende acções de formação teórica, seguidas de estgios em diversos departamentos públicos e com ONG.

20.07.99
Referendo

Mohamed Abdelaziz, Presidente da RASD, recebeu William Eagleton, representante especial do secretrio-geral da ONU para o Sahara Ocidental. O encontro realizou-se na presença do ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui, Mohamed Salem Ould Salek, e do coordenador responsvel pela ligação à MINURSO, Mhamed Khaddad. A avaliação do estado de execução do calendrio do plano de resolução da ONU para o Sahara Ocidental foi o tema principal do encontro. O representante especial do secretrio-geral da ONU deslocou-se a Bir Lehlou, Tifariti e M'herise, nos territórios libertados, localidades que irão acolher uma parte dos refugiados durante o período referendrio (aps).

20.07.99
Mobilização em Marrocos

No seguimento da publicação das listas provisórias de votantes, as autoridades marroquinas organizaram um comício popular em El Ayoun, na presença de Driss Basri, ministro do Interior, e de seis outros membros do Governo. Invocando a repartição geogrfica como se uma vitória das teses marroquinas se tratasse (55% dos votantes estão nos territórios ocupados ou em Marrocos), os oradores voltaram a acusar a Comissão de Identificação de "parcialidade" em favor da Frente Polisario. Basri deixou entender que Marrocos poderia retirar-se do processo «se os seus direitos fossem violados». Todas as pessoas que se apresentaram identificação e cujo nome não figura nas listas de votantes devem interpor recurso, acrescentou, e vrios grupos de advogados marroquinos deslocar-se-ão para o Sahara com o objectivo de os assitir.

Desenvolvimento da província de Ausserd
O governo marroquino divulga com grande espavento um projecto de desenvolvimento da província de Aousserd, formada por seis distritos na região do Tiris. Considerado de uma grande importância estratégica numa óptica de repatriamento, este projecto permitir, segundo Basri, «acolher as pessoas que virão participar no referendo e reagrupar» as populações saharaui do Tiris e do norte da Mauritânia. Financiado por um fundo nacional, o projecto prevê a construção de habitações, j anteriormente divulgado, o aprovisionamento em gua potvel e em electricidade, a construção de estradas, de um aeroporto e de um sistema de comunicações.

22.07.99
Processos de recurso

Durante uma sessão de trabalho em El Ayoun com os chioukh (chefes tradicionais), observadores marroquinos que participam na identificação e vrios walis e governadores, Driss Basri lançou a campanha pelos recursos. "Os walis, governadores, chioukh e observadores, referiu o ministro do Interior de Rabat, receberão instruções para uma ampla difusão da lista provisória dos 46'000 postulantes saharauis marroquinos." Caber-lhes- "velar pessoalmente pela verificação destas listas e a transmitir diligentemente aos departamentos e centros implicados as eventuais omissões de inscrição e novos dados durante as próximas cinco semanas, antes do termo do período de recurso." Acrescentou que as listas de votantes que vivem nos campos de refugiados serão "amplamente mediatizadas", a fim de denunciar, segundo Basri, a inclusão inúmeros falsos Saharauis.

23.07.99
Morte do rei Hassan II - seu filho Mohamed VI sucede-lhe no trono.

O Presidente da RASD dirige uma mensagem de condolências ao novo rei de Marrocos. Face ao silêncio generalizado dos grandes órgãos de informação e governantes mundiais sobre a violação de direitos do Homem e dos Povos que marcaram os 38 de reinado deste que foi um monarca cruel e autoritrio, vrios comités de solidariedade com o povo saharaui divulgaram comunicados sobre o seu desaparecimento.

NOVO na INTERNET

A.S.A.P.S., Associazione Nationale di Solidarieta con il Popolo Saharawi, Roma: http://web.tiscalinet.it/maranolo

SOLIDARIEDADE

15 membros da associação catalã «Bicicletas solidrias» estarão durante os meses de Julho e Agosto nos acampamentos de refugiados de Aousserd. Com cerca de 300 bicicletas que se entram j nas escolas, eles irão organizar diversas actividades com muitas das crianças que não tiveram oportunidade de passar férias na Europa.

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]