SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 26

27.06.-03.07. 1999

 

23.06.99
Espanha

O Parlamento espanhol aprovou por unanimidade uma resolução onde se pede ao Governo que coloque as Canrias à disposição da ONU para servir como base logística da MINURSO, bem como outras acções a favor do referendo de autodeterminação do povo saharaui.

25.06.99
Ajuda humanitria

O Programa Alimentar Mundial (PAM) vai prestar assistência aos refugiados do Sahara Ocidental até ao fim do mês de Março do ano 2000, no quadro da Operação Prolongada de Socorro e Assistência. A operação, que dever custar cerca de 3,5 milhões de dólares, procurar «ajudar 80'000 pessoas vulnerveis, entre as populações refugiadas dos campos de Tindouf, fornecendo-lhes rações alimentares até à altura do seu repatriamento», refere o PAM. A Operação Prolongada de Socorro e Assistência visa igualmente «ajudar 11'000 mulheres anémicas e 8'000 crianças que sofrem de m-nutrição aguda, no quadro dos programas de nutrição suplementar desenvolvidos pelas ONG» e a «promover a participação das mulheres na gestão alimentar».

25.06.99
Relatório do secretrio-geral da ONU sobre o Sahara Ocidental

Kofi Annan resume os principais desenvolvimentos ocorridos após o seu último relatório, evocando a nomeação, a 21 de maio, do embaixador Eagleton, seu novo representante especial para o Sahara Ocidental, e a visita que este efectuou à região. O SG da ONU refere que tanto a desminagem como a identificação prosseguem. O Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR) realizou uma visita de reconhecimento ao Sahara Ocidental entre os dias 23 e 29 de Junho, retomando as operações de pré-registo nos campos de refugiados. «Esta operação destina-se a avaliar se os refugiados estão dispostos a ser repatriados e a determinar qual o destino final no território para onde querem dirigir-se». A maioria dos refugiados não querem entrar no território ocupado por Marrocos, refere o relatório, «temendo pela sua segurança». O SG refere nas conclusões a importância de ser respeitada a data de início do processo de recurso, 15 de Julho, data em que ser publicada a primeira parte da lista provisória de votantes.

28.06.99
Um amigo que nos deixa

Falecimento súbito de Lord Winchilsea, personalidade que se distinguiu pelo empenhamento na ajuda e solidariedade ao povo saharaui, em particular através da organização das caravanas humanitrias dos Rainbow Rovers.

29.06.99
Argélia-RASD

Mohamed Cherif Abbas, designado pelo presidente argelino Abdelaziz Bouteflika como seu emissrio pessoal junto de Mohamed Abdelaziz, presidente da RASD, transmitiu a este último o convite para estar presente na 35.ª cimeira da Organização de Unidade Africana (OUA), que se ir realizar na capital da Argélia.

29.06.99
Conselho de Segurança

O presidente do Conselho de Segurança declara aos órgãos de comunicação social que os membros do Conselho regozijam-se com a retomada do processo de identificação no Sahara Ocidental.

BREVES

A caravana cultural da RASD percorreu o centro, o oeste e o sul da Argélia. Nova dias durante os quais as diversas facetas da cultura saharaui e a sua luta pela independência foram apresentadas ao público argelino. O périplo terminou no dia 16 de Junho na cidade de Béchar (aps).

Identificação, balanço: No dia 20.06.Foram interrogadas 523 pessoas, a 24.06 foram 2'328.

«A Líbia opõe-se com vigor à criação de uma entidade fantasma» no Sahara, ter dito o secretrio-adjunto do Congresso Geral do Povo Líbio, Ahmed Ibrahim, de visita a Marrocos. A notícia é divulgada pela agência noticiosa marroquina MAP.

Chega a 3 de Julho, a Rabat, o rei Abdullah da Jordânia, que se propõe servir de medianeiro entre Marrocos e a Argélia (Reuters).

SOLIDARIEDADE

29.06.99 Vitoria, País Basco: A municipalidade de Vitoria vai cofinanciar 5 projectos de ajuda ao desenvolvimento, num montante global de 20 milhões de pesetas. Esta importância ser destinada à escola de enfermeiras e à rdio nacional saharaui.

«Vacaciones en paz 99»
A Espanha acolhe durante os dois próximos meses, numa operação extraordinria de solidariedade concreta, cerca de 5'000 crianças saharauis entre os 8 e os 12 anos, que vão passar férias com famílias que os vão receber. Só a região da Andaluzia, acolhe 2'075 crianças, a Estremadura 450, as Ilhas baleares 180, etc . Entretanto, novas geminações com localidades saharauis foram anunciadas, como Onati com Gleibat el Fulab.

 

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]