SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 09

27.02. - 06.03. 1999

 

24.02.99
Madeleine Albright avistou-se com o secretrio-geral da ONU, durante uma visita que Kofi Annan realizou a Washington. O Sahara Ocidental figurava na agenda de trabalhos.

27.02.99
23.º aniversrio da República Saharaui

Acampamentos - zonas libertadas
Este ano a comemoração realizou-se nos acampamentos de refugiados com um carcter descentralizado, tendo cada wilaya escolhido as actividades que pensou mais apropriadas para comemorar a data histórica. Vrias exposições e competições em matéria de arte e cultura tiveram lugar. Nos territórios libertados algumas unidades do exército de libertação nacional saharaui realizaram manobras. As embaixadas e representações saharauis no estrangeiros organizaram recepções ou manifestações de carcter cultural (comunicado do Ministério da Informação saharaui).

Áustria: recepção em Viena
Presentes a ministra da Condição Feminina e da Protecção ao Consumidor, Barbara Prammer, embaixadores, parlamentares e representantes de ONGs austríacas. Na sua intervenção Barbara Prammer reafirmou o apoio do povo austríaco ao povo saharaui. Salek Seghir Radhi, representante da Frente Polisario, respondeu em alemão agradecendo a todos quantos apoiaram o povo saharaui após a época de Bruno Kreisky.

Rabat: incidentes na Universidade
Segundo vrias fontes, por vezes contraditórias, estudantes saharauis da cidade universitria de Souissi 1, em Rabat, reuniram-se na tarde de 26 de Fevereiro. Este ajuntamento ter provocado confrontos entre estudantes saharauis e marroquinos. As CMI (companhias móveis de intervenção), tentaram durante vrias horas dispersar os estudantes. A intervenção brutal, que ter terminado por volta das 3 da madrugada, teve como saldo vrios feridos tanto entre os estudantes como entre os elementos das CMI. A imprensa marroquina faz-se eco da detenção de 11 pessoas. Entre os feridos, um dos quais ainda hospitalizado, encontram-se: Bak el Hafed, Bak Naama, Baihi Bachir, Mustapha Ahmednah Jamaa, El Hafed El Maaloul, El Alaoui Abdelwahab, Ballal Moustapha, Mesbah Ahmadou, Mesbah Moulay Ahmed e Mohamed Bentaleb.
Na manhã do dia 1 de Março, segunda-feira, os estudantes saharauis voltaram a reunir-se, recusando dispersar até obterem informações sobre os detidos. Abdelaziz Aallabouch, director-geral da Segurança Nacional (de quem dependem as CMI), deslocou-se ao local de concentração no final da tarde tendo prometido aos estudantes recebê-los no na próxima segunda-feira, dia 8 de Março. O protesto dos estudantes saharauis prosseguia ainda na quinta-feira, dia 4 de Março.

Suíça: recepção em Genebra
Entre os numerosos participantes na recepção comemorativa do 23.º aniversrio da proclamação da RASD contava-se a presença de vrios membros das autoridades cantonais e municipais, deputados e diplomatas.

03.03.99
Discurso de Hassan II

Por ocasião do 38.º aniversrio da sua entronização, o rei de Marrocos declara apoiar «firmemente o plano de resolução das Nações Unidas» que, a seus olhos, deveria conduzir a um referendo «confirmativo da marroquinidade do nosso Sahara», acrescentando: «Marrocos est firmemente determinado a seguir a via do referendo, sem qualquer espécie de outra alternativa».

04.03.99
Comentrio saharaui

«Por um lado, Marrocos diz-se pronto a apoiar o plano de paz, como acaba de afirmar o soberano marroquino, mas ao mesmo tempo nada faz para facilitar a realização do referendo», lamentava o ministro da Informação saharaui. «Solicitamos a Marrocos que prove esse seu apoio ao plano de paz», desafiou Fadel Ismaïl, acrescentando: Marrocos est verdadeiramente convencido que o referendo dar razão Frente Polisario, não quer dizer sim às propostas da ONU, mas não pode dizer não com medo de ver aumentar o seu isolamento internacional e facilitar a concretização da República saharaui de ocupar um lugar no seio das Nações Unidas». (AFP )

05.03.99
Internacional liberal
Durante o seu 49.º Congresso, realizado em Bruxelas entre os dias 3 e 5 de Maio, a Internacional Liberal adoptou duas resoluções sobre o Sahara Ocidental e decidiu enviar observadores ao referendo. No quadro da Década das Nações Unidas pela erradicação do colonialismo, que termina no ano 2000, a IL apela à retiradas das tropas indonésias de Timor-Leste e do exército marroquino do Sahara Ocidental, assim como o respeito do direito do povo saharaui à autodeterminação (resolução em inglês). Na resolução consagrada ao Sahara Ocidental o congresso pediu a Marrocos que aceitasse as propostas da ONU e à União Europeia que aumente o seu apoio ao processo referendrio.

Em declaração sobre as resoluções do Congresso da IL, Mohamed Sidati, ministro conselheiro da Presidência saharaui, afirma estas «tomadas de posição reforçam o consenso internacional em torno da questão do Sahara Ocidental». Sidati lança um apelo veemente à União Europeia «para agir a fim de impedir os perigos reais decorrentes da recusa marroquina».

Referendo
Para tentar sair do impasse em que se colocou, Marrocos procura desesperadamente argumentos para justificar a sua recusa ao plano de Kofi Annan. Procura pôr em questão o próprio recenseamento, a fim de torpedear o plano de paz. Para isso encontrou um aliado na pessoa de Emilio Cuevas, o coronel espanhol responsvel pelo recenseamento de 1974, hoje com setenta e muitos anos, que o considera «incompleto». Cuevas d uma primeira entrevista ao jornal francês Le Figaro, no do dia 6 de Fevereiro. Mais tarde, um jornalista espanhol contactado pelo ministro do Interior marroquino, encontra-se com Cuevas em Rabat, na casa de um alto funcionrio do mesmo Ministério. As minhas declarações são uma «expressão de gratidão em relação a marrocos e de azedume em relação à ONU», afirma Cuevas. Refira-se que o militar na reserva espanhol foi conselheiro da MINURSO até 1994, tendo abandonado o seu posto contrariado, por a organização, segundo ele, não ter reconhecido as suas capacidades. Fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol consideram os números de Cuevas, que estima que «bastante mais de metade da população recenseada» vivia então fora das fronteiras do Sahara, como «muito muito exageradas» (Le Figaro, Paris, ABC, Madrid, Die TAZ, Berlin).

EM BREVE

Italie, Rome: 09.03.99 :Amnesty International: presentazione del programma per l'anno 1999.
- Campagna USA: Diritti per tutti
- Azione Marocco-Sahara Occidentale
Interventi di Riccardo Noury della Sezione Italiana di A.I. e di Gaia Pallottino della Associazione Nazionale Italiana di Solidarietà con il Popolo Saharawi, 09.03.99 ore 17,30, Casa Valdese, via A.Farnese,18, Roma

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]