SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 05

31.01.- 06.02. 1999

 

 

26.01.99
Minas

Vrias dezenas de milhões de minas, entre as quais mais de dez milhões de minas anti-pessoal, estão activas ainda nos países do Magrebe, estas as estimativas de vrios especialistas divulgadas por ocasião de um seminrio sobre o tema, que teve lugar na capital da Tunísia, organizado pelo Instituto Árabe dos Direitos do Homem.
Marrocos encabeça o número de países que mais minas colocou nos últimos anos. Segundo M. Elomari, director do Observatório de Vigilância de Armamentos (organismo com sede em Paris) e co-organizador do seminrio, 2,5 a 3 milhões de minas foram colocadas para "proteger o muro de areia", nos limites do Sahara Ocidental, em mais de 120.000 Km2. A fronteira mauritana est também fortemente minada, acrescentou. A maior parte das minas são de fabrico italiano e norte-americano. O tratado de Otava, que dever entrar em vigor no próximo mês de Março, interdita a produção, utilização, armazenamento e venda de minas anti-pessoal. A Tunísia foi um dos países que ratificou o tratado, a Argélia subscreveu-o e a Mauritânia iniciou o processo de ratificação, mas tanto Marrocos como a Líbia recusaram-no (AFP).

01.02.99
Declaração

"Marrocos não quer dizer «sim» às propostas do secretrio-geral", declara Fadel Ismaïl, para quem Rabat tem dois discursos: "Um, em direcção a New-York, e que consiste em apaziguar as Nações Unidas. E, um outro, que tem por destino a opinião pública, e que procura mascarar a verdade. Rabat pouca atenção d ao que diz o secretrio-geral, e ainda menos ao que afirma o Conselho de Segurança", sublinhou o representante da Polisario em França (APS).

01-03.02.99
Venezuela

Uma delegação saharaui presidida Brahim Ghali, ministro dos Territórios Ocupados, participou em Caracas nas cerimónias de investidura do novo Presidente da Venezuela, Hugo Chavez. Durante a sua estadia, o ministro saharaui foi recebido pelo novo presidente venezuelano e avistou-se com outros chefes de Estado presentes à cerimónia: Pastrana da Colômbia, Mahuad do Equador, Sanguinetti do Uruguai e Fidel Castro de Cuba.

02.02.99
Declaração

A Frente Polisario apelou aos membros do Conselho de Segurança para que adoptem uma atitude de firmeza em relação a Marrocos, a fim de obrigar este país a aceitar na sua totalidade as propostas do secretrio-geral da ONU, revela o representante da Frente Polisario nas Nações Unidas (APS).

03.02.99
ONU

O representante especial Charles Dunbar e o presidente da Comissão de Identificação R. Kinloch chegam a Rabat para prosseguirem as suas conversações com as autoridades marroquinas. Os membros do Conselho de Segurança iniciaram j conversações sobre a futura resolução, sabe-se de fonte diplomtica. O «Grupo dos Amigos do Sahara Ocidental» (Estados Unidos, França, Espanha, Grã-Bretanha, China e Rússia) reuniram-se no dia 3.2. O Conselho de Segurança iniciar as consultas a 9 de Fevereiro a fim de estabelecer um novo prolongamento do mandato da MINURSO, que termina a 11 de Fevereiro.

SOLIDARIEDADE

Espanha, Galiza
30.01.99 O Observatório galego "Por um referendo livre no Sahara Ocidental" é oficialmente apresentado em cerimónia pública na Universidade de Santiago de Compostela. O próprio reitor presidiu à cerimónia a que esteve presente o Prémio Nobel da Literatura José Saramago.
França, Paris
01.02.99 O Congresso da União Nacional dos Sindicatos CGT ligados ao abastecimento de gua adopta uma resolução de apoio ao referendo que entrega a vrias personalidades e instituições, entre os quais o presidente Jacques Chirac e o primeiro-ministro Leonel Jospin.
Espanha, Andaluzia
05.-13.02.99 Recolha de alimentos e de fundos destinados à compra de 34 camiões que integrarão uma caravana de paz que partir em direcção aos acampamentos de refugiados saharauis.

EM BREVE (Ver também AGENDA)

20.02.99 20:40 Canal de televisão ARTE, "Les Sahraouis - un peuple oublié en exil", 55 min, documentrio realizado por Anita Lackenberger e Andrea Maurer. Produção: TI:ME:CO:DE Berlim.
Filmado em Outubro de 1998 nos acampamentos de refugiados, o filme apresenta a cultura tradicional saharaui confrontada com a modernidade (info: Andrea Maurer, e-mail : khoffelner@salzburg.co.at).

Londres, 20-28 Março 1999: Vento de Areia
Semana multicultural de solidariedade com os saharauis: exposições de pintura, desenhos infantis, récitas e contos, vídeos,...
Objectivo: divulgar a acção da AFAPREDESA e recolher apoios para a sua actividade.

Voo charter Roma - Tindouf, 30.03.99 - 04.04.99. 
Mais informações:

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]