SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 44

25.-31.10. 1998

1999: Referendo pela Independência

18.10.98
Partido socialista suíço

O Congresso ordinrio do PSS adoptou por unanimidade uma resolução sobre o Sahara Ocidental. Nela os congressistas solicitam que a Suíça envie observadores oficiais durante as diferentes fases do processo referendrio e que a ONU autorize a presença de observadores das ONG.

28.10.98
Cidadania espanhola

Um cidadão saharaui nascido no Sahara Ocidental, antigo funcionrio do Estado espanhol e portador de bilhete de identidade passado pelas autoridades coloniais espanholas, ganhou o recurso judicial que interpôs, tendo visto assim reconhecido a sua cidadania espanhola.

26.10.98
Relatório do secretrio-geral da ONU, S/1998/997 (inglés , frances, espanhol)

No relatório do secretrio-geral da ONU, apresentado no sequência da viagem realizada por uma delegação das Nações Unidas dirigida pelo diplomata francês B. Miyet, secretrio-geral adjunto para as operações de manutenção da paz, Kofi Annan explica que face ao «impasse actual resultante da falta de acordo entre o Governo marroquino e a Frente Polisario de encontrar um compromisso para a questão controversa dos grupos tribais H41, H61 et J51/52, decidi submeter à minha própria arbitragem a fim de ultrapassar este diferendo». Kofi Annan, em sintonia com James Baker, vai «pedir à Comissão de Identificação que proceda ao exame dos pedidos dos requerentes que pertencem aos grupos tribais em questão que se apresentem individualmente». A fim de ganhar tempo, o secretrio-geral decide lançar em simultâneo a fase de procedimento de recurso e publicar no dia 1 de Dezembro a lista provisória dos eleitores. O processo de recurso poder estar concluído em Março, a identificação dos grupos tribais contestados em Abril e o dia J entrar em vigor a Junho/Julho de 1999.
Kofi Annan insiste para que a preparação do repatriamento dos refugiados seja acelerada, precisando que a «oficialização de presença e instalação do ACNUR (Alto Comissariado para os Refugiados da ONU) no Território dever tornar-se efectiva a muito curto prazo. Trata-se de uma exigência incontornvel se se quiser estabelecer um verdadeiro clima de confiança entre os refugiados e instalar os meios e equipamentos necessrios ao seu futuro acolhimento no Território».
O SG da ONU constata que, quando dos contactos estabelecidos pelos seus representantes, tanto «o governo marroquino como a Frente Polisario não colocaram objecções» a estas propostas.
O novo calendrio prevê a realização do referendo em Dezembro de 1999. O deslocamento completo da MINURSO ter início no dia 1 de Janeiro de 1999. O SG solicita ao CS um prolongamento do mandato da MINURSO até 30 de Abril do próximo ano.
Os diversos textos submetidos às partes «deverão ser definitivamente aceites nos próximos dias» e rubricados até à visita que Kofi Annan realizar à região, a qual tem j data marcada: entre 7 e 16 de Novembro. De Paris, Kofi Annan deslocar-se- para Nouakchott, capital da Mauritânia, e no dia seguinte viajar para El Aiun. De 9 a 11 de Novembro estar em Rabat, e no dia 12 visitar os acampamentos de refugiados saharauis perto de Tindouf. A 13 estar na Tunísia e, de 14 a 15, na Argélia. A visita do secretrio-geral terminar no dia 16 de Novembro, em Londres.

30.10.98
Resolução do Conselho de Segurança 1204 (1998)
inglés
O Conselho de Segurança da ONU prolonga o mandato da MINURSO até 17 de Dezembro de 1998. Aprova por unanimidade as propostas do secretrio-geral. Kofi Annan apresentar o seu próximo relatório no dia 11 de Dezembro de 1998.

30.10.98
Ajuda humanitria

A Comissão Europeia decidiu fornecer uma ajuda de 10 milhões de ECUs aos saharauis que vivem nos campos de refugiados de região de Tindouf.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]