SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 32

02.-08.08. 1998

1999: Referendo pela Independência

 

31.07.98
Balanço da Identificação

Pessoas convocadas desde 3 de Dezembro de 1997: 111.959
Pessoas identificadas desde 3 de Dezembro de 1997: 83.310
Pessoas identificadas desde Agosto de 1994: 143.422

01.08.98
Italia
O parlamentar Carlo Leoni, membro da Comissão de Negócios Estrangeiros, em questão colocada perante o Parlamento pergunta se, de facto, o ministro dos Negócios Estrangeiros, a quando da sua visita a Marrocos, declarou que o resultado do referendo no Sahara Ocidental devia respeitar a integridade territorial de Marrocos.
A verificar-se, acrescentou Leoni, ele est em contradição não só com as resoluções do Conselho de Segurança e os acordos de Houston, mas também com o Parlamento italiano, que aprovou recentemente, e por unanimidade, uma moção de apoio aos acordos de Houston (Il manifesto).

02.08.98
EUA

Segundo a agência noticiosa marroquina MAP, 90 membros do Congresso norte-americano solicitaram em carta dirigida ao Presidente Bill Clinton a «tomar todas as medidas apropriadas a consolidar as relações de cooperação» entre os Estados Unidos e Marrocos, assentes «em valores e interesses comuns». Na carta os congressistas sublinham que Marrocos foi «um aliado resoluto por altura da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, assim como durante a guerra fria»

03.08.98
Relatório Anual do Comité Internacional da Cruz Vermelha
(CICV)
Os 1.887 presos de guerra marroquinos detidos pela Frente Polisario foram praticamente todos visitados pelo CICV.
Os médicos da organização notaram que um número crescente de detidos necessita de tratamento médico continuado. Foi elaborada um lista onde constam 362 presos considerados mais vulnerveis, tendo a mesma sido entregue às autoridades saharauis e marroquinas. Os 85 prisioneiros de guerra libertados pela Frente Polisario continuam a ver recusada por Marrocos a autorização de entrar no seu país, que contesta todo o repatriamento que não envolva a totalidade dos detidos.
Durante o ano de 1997, o CICV visitou 1.969 presos de guerra marroquinos, transmitiu 51.841 mensagens e 2.000 encomendas entre os presos e as suas famílias e contribuiu para os cuidados médicos dos presos marroquinos e da população saharaui.

05.08.98
Comissão had-oc para os Direitos Humanos

"O governo marroquino criou uma comissão interministerial ad hoc para tratar todos os problemas em suspenso" em matéria de Direitos Humanos, anunciou Mohamed Aoujjar, ministro encarregado dos Direitos do Homem. A notícia foi divulgada pela agência noticiosa marroquina MAP.

03-28.08.98
50.ª sessão da Sub-Comissão dos Direitos Humanos, Genebra

Por altura da sua intervenção no dia 05.08.98, o CETIM lamentou que as Nações Unidas não tenham tomado todas as medidas que se impõem de modo a permitir a realização de um referendo livre e regular no Sahara Ocidental. Marrocos continua a opôr-se ao plano de paz e os órgãos de comunicação não podem cobrir livremente o processo. O território deve estar a partir de agora aberto aos observadores e aos media, o que permitir assegurar a transparência do voto e o respeito dos direitos humanos após o referendo.
O embaixador de Marrocos junto das Nações Unidas em Genebra, Benjelloun-Touimi, usando do seu direito de resposta, refutou as alegações do CETIM, qualificando-as de não fundadas.

06.08.98
Marrocos protesta junto do Qatar

Marrocos protestou oficialmente junto do Qatar contra a emissão pelo canal de TV "Al Jazira" de uma reportagem consagrada ao Sahara Ocidental. A emissão ter dado um grande destaque ao dirigente da Polisario Mohamed Abdelaziz e um tempo comparativamente mais curto às declarações do primeiro-ministro marroquino (Al Hayat, Londres).

06.08.98
Comité das Nações Unidas pela eliminação da discriminação racial

Anlise do relatório de Marrocos
Régis de Gouttes, perito encarregado da anlise do relatório, estima que o mesmo não responde a muitas questões e observações formuladas a quando da anlise do relatório anterior, nomeadamente no que diz respeito à situação dos saharauis do Sahara Ocidental.
Em resposta, o embaixador de Marrocos junto das Nações Unidas em Genebra, Benjelloun-Touimi, declarou que muitos casos de desaparecimentos de saharauis e de outras pessoas tinham sido elucidados. Para os casos não resolvidos, serão formuladas declarações de óbito, na sequência das quais as famílias serão indemnizadas.
No que diz respeito ao Sahara Ocidental, o embaixador precisou que o referendo previsto para Dezembro de 1998 não poder realizar-se este ano, pois algumas fases, que demorarão pelo menos nove meses, só terão início após ter sido concluída a identificação.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]