SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 30

19.-25.07. 1998

1999: Referendo pela Independência

 

20.07.98
Resolução do Conselho de Segurança S/RES/1185 (1998) [francés o inglés o espanhol]

O Conselho de Segurança adoptou por unanimidade uma resolução que prolonga o mandato da MINURSO até ao dia 21 de Setembro, a fim de que o trabalho de identificação possa ser concluído e vislumbrar-se se, até l, a realização do referendo continua a ser possível.
A identificação dos candidatos, à excepção dos grupos tribais alvo de contestação, dever estar terminada até ao final de Agosto. O Conselho pede a Marrocos que conclua rapidamente os acordos sobre o estatuto das forças a fim de facilitar a deslocação da componente militar e da unidade de desminagem.
Solicita a Marrocos que «levante todas as restrições impostas às aeronaves da MINURSO ou aos passageiros cuja deslocação é considerada útil pela MINURSO para o exercício do seu mandato (jornalistas, visitantes, etc.). O secretrio-geral dever apresentar um relatório todos os 30 dias decorrentes da missão.
Declaração americana
Nancy Soderberg, responsvel americana nas Nações Unidas pela África declarou que o Conselho não quis prolongar o mandato para l de Setembro por não estar seguro de que os problemas relacionados com os votantes possam ser ultrapassados.
Reacções na imprensa marroquina
Le Matin du Sahara (Gvtal): Declaração de Ahmed Snoussi, representante de Marrocos na ONU. «No dia em que os sequestrados de Tindouf regressarem a casa, deixar-se- de falar na "outra parte"».
Libération (U.S.F.P.): Vigilância. A questão do Sahara marroquino acaba de ser objecto de uma nova resolução... O Senhor Kofi Annan que é o principal autor deste texto em colaboração com os Americanos não deixou de evidenciar as suas simpatias anti-marroquinas que ele nutre h j muito tempo. Actualmente, os adversrios de Marrocos estão a tentar fazer da Minurso e da ACNUR cavalos de Tróia para a sua intrusão no território do Sahara. ... Quanto aos Estados implicados neste complot contra a integridade territorial do nosso País, eles dizem-se neutros mas financiam activamente os separatistas. Os Americanos fazem-no directa e indirectamente através dos fundos que transitam pelo ACNUR. Os Espanhóis, cujos representantes afirmam a sua neutralidade em cada uma das reuniões bilaterais com Marrocos, procedem da mesma forma. E como se não bastasse: o Conselho de Ministros espanhol acaba de conceder na passada sexta-feira um milhão de dólares aos separatistas... Nestas condições, muita é a confusão que se instala. A opinião pública tem o direito de saber como é que os responsveis marroquinos contam reagir contra uma campanha que se amplia na Europa e nos Estados Unidos e cujos principais promotores activos são os serviços argelinos...
Le Quotidien du Maroc (IND.): Sahara marroquino. A obsessão da outra parte... Hoje é claro que o secretrio-geral da ONU, o seu representante pessoal e a missão permanente dos Estados Unidos se puseram de acordo em acentuar a pressão sobre as duas partes. Mas h certamente uma negligência neste atitude que é a de não apontar o dedo ao verdadeiro causador do fracasso deste processo que não é outro que o bando da Polisario.

20 07.98
Identificação

Segundo notícia divulgada pela Agência noticiosa marroquina MAP, um centro de identificação de pessoas habilitadas a participar no referendo previsto para o Sahara foi aberto em Meknès (140 km à Este de Rabat). A rdio nacional marroquina precisou que este centro ir acolher os marroquinos saharauis residentes nas regiões de Fès-Boulemane-Taza-Al Hoceima-Meknès-Tafilalet e noutros distritos e províncias do Reino.

 21.07.98
Declaração da Frente Polisario em Argel

Salek Boubih, embaixador da RASD em Argel, declarou que «atendendo ao atraso verificado na operação de identificação», a data prevista para a realização do referendo ter de ser adiada.
Salek Boubih considerou Marrocos como responsvel pelo atraso na operação de identificação, apelando a Rabat a «fazer prova de melhor boa vontade».
«H actualmente uma boa perspectiva para a paz, perspectiva que as duas partes nunca tiveram nos 25 anos passados e que, por isso mesmo, não h que desperdiç-la a fim de que possa ser encontrada uma solução definitiva para a questão do Sahara Ocidental» - acrescentou. O embaixador da RASD qualificou de «positivo e objectivo» o último relatório do secretrio-geral da ONU, Kofi Annan, sublinhando que a Polisario estava «disponível para cooperar de maneira séria e responsvel» com a MINURSO.
Em relação à operação de identificação, Salek Boubih referiu que falta analisar o caso de «15.000 a 18.000 pessoas pertencentes a tribos que não são alvo de qualquer contestação por nenhuma das duas partes», acrescentando que de seguida a MINURSO poderia examinar o caso das outras 65.000 pessoas «que Marrocos propôs à identificação», considerando porém que tais pessoas «são marroquinos que não têm qualquer tipo de ligação com o Sahara Ocidental nem com as tribos saharauis».

21.07.98
Segundo a revista «Jeune Afrique», Ahmed Snoussi poder abandonar em breve a presidência "do Ano de Marrocos em França". As autoridades marroquinas desejam que o representante permanente de Marrocos nas Nações Unidas ONU se consagre por inteiro ao dossier do Sahara.

22.07.98
Câmara dos Representantes dos EUA: apelo à desminagem do Sahara Ocidental

No seguimento de uma visita recente que efectuou aos campos de refugiados, o deputado Joseph Pitts declarou diante da Câmara dos Representantes que tinha ficado profundamente impressionado com a força e a determinação desta população que vive em condições muito duras. Evocando as obstruções de Marrocos ao plano de paz, em particular os entraves à deslocação da unidade de desminagem sueca, o deputado Joseph Pitts apelou ao Reino de Marrocos a rever a sua posição tal como a ONU lhe havia solicitado rentemente.

24.07.98
A.Serfaty

O «Comité nacional de acção para o regresso ao seu país, Marrocos, do militante marroquino Serfaty» organizou uma concentração de protesto diante da sede do Ministério dos Direitos do Homem em Rabat. Cerca de 150 militantes, na sua grande maioria antigos presos políticos e companheiros de cativeiro de Serfaty, entoaram palavras de ordem a favor do regresso do conhecido opositor e contra o Makhzen. Uma delegação viria a ser recebida pelo ministro dos Direitos do Homem, Mohammed Aouijar, que prometeu informar o primeiro-ministro das reivindicações apresentadas. (AP)

Novo na INTERNET

Association Internationale des Juristes pour le Sahara Occidental, IAJUWS:
http://www.netspain.com/~jumu/index.htm

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]