ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 22

24.-30.05. 1998

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

 

22.05.98
Balanço da identificação

Pessoas convocadas desde Dezembro de 1997: 87.160

Pessoas identificadas desde Dezembro de 1997: 57.173 (das quais 398 não convocadas)

Pessoas identificadas desde Agosto de 1994: 117.285.

23.05.98
França

Reunião em Paris da Plataforma de Solidariedade com o Povo Saharaui com a presença de Mohamed Sidati, ministro Conselheiro da RASD, parlamentares nacionais e representantes de autarquias e associações, entre as quais a Fondation France-Libertés. Foram tomados compromissos para organizar um corpo de observadores francês que vele pela transparência e regularidade do processo, pela organização e apuramento dos resultados do referendo. Foi feito um apelo às autoridades francesas para que observem uma posição de neutralidade construtiva ajudando a aplicação do plano de paz.

24.05.98
Movimento dos Países Não-Alinhados

Os ministros de Negócios Estrangeiros do MPNA reiteram o seu apoio aos esforços desenvolvidos pelas Nações Unidas com vista à organização e à supervisão de um referendo imparcial, livre e justo, conforme o estipulado pelo plano de resolução da ONU-OUA, os acordos de Houston e as diversas resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

25.05.98
Violações dos direitos humanos

Sul de Marrocos
A Associação das Famílias dos Presos e Desaparecidos Saharauis AFAPREDESA refere em comunicado a ocorrência de manifestações de protesto de "licenciados saharauis no desemprego» em Tan-Tan, nos dias 10 e 20 de Maio de 1998. No dia 20 de Maio o desfile foi violentamente dispersado pela polícia,
tendo sido violentamente espancado Baba El Mahjoub Mohamed Saleh El Asri, que ficou ferido com gravidade. Na mesma ocasião, em Assa, os trabalhadores do sector da saúde iniciam uma greve ilimitada para reclamar o fim da repressão contra a população saharaui. A AFAPREDESA denuncia estes actos repressivos e exige que os seus autores sejam julgados.
Sahara Ocidental ocupado
No dia 21 de Maio, em Smara, Mohamed Najem Cheyguer Daha foi agredido selvaticamente por um polícia marroquino. Sofreu a fractura da perna esquerda e do braço direito e viria a ser transportado para o hospital de Smara.
Segundo a AFAPREDESA, os seus familiares pediram em vão às autoridades que fizessem luz sobre esta agressão. Daha já foi encarcerado por diversas vezes desde 1976. Ele é deficiente desde 1989, quando lhe foi amputada a perna direita na sequência de um ferimento de bala no momento da sua detenção por militares marroquinos. Desde que foi libertado, em 1990, apresenta perturbações psicológicas graves. No dia 27 de Agosto de 1995, quando a sua família foi identificada com vista ao referendo, Daha viu-se impedido por parte das autoridades marroquinos de se poder apresentar ao centro de identificação.

25.05.98
OUA

Em mensagem dirigida por ocasião do Dia de África, o Secretário-geral da OUA, Salim Ahmed Salim, declarou que a organização panafricana se regozija pela perspectiva de um referendo livre e regular no Sahara Ocidental.

25.05.98
Mandela em Marrocos

Durante uma visita particular a Marrocos, Nelson Mandela encontrou-se com o rei Hassan II. Segundo o diário conservador espanhol ABC, Mandela ter-se-á declarado favorável ao retorno de Marrocos ao seio da OUA, tendo o mesmo desejo sido expresso pelo Presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, na entrevista que concedeu à revista Jeune Afrique a semana passada.

25.05.98
Caravana humanitária

A caravana catalã de apoio ao referendo deixou Barcelona no passado dia 25.05.98. Graças aos 650.000 dólares angariados em três meses, 25 veículos todo-o-terreno e 5 ambulâncias serão postos à disposição dos refugiados saharauis com vista ao seu repatriamento.

26.05.98
Lemseyed

Doze prisioneiros saharauis condenados a três meses de prisão no dia 21 de Abril, devido à sua participação nas manifestações em Lemseyed de 24 de Fevereiro, foram libertados da prisão de Inezgane. Cerca de 150 pessoas vieram recebê-los, vestidos com os trajes tradicionais saharauis, e junto com eles organizaram uma marcha de protesto exigindo o respeito pelos direitos humanos no Sahara, a libertação de todos os presos políticos saharauis e a organização de um referendo livre e justo. Os ex-presos exprimiram a sua inquietação quanto à sorte dos 8 saharauis ainda encarcerados e condenados a 2 anos de prisão.
A AFAPREDESA, que divulgou esta informação, exige a libertação imediata e incondicional de todos os detidos e desaparecidos e reclama a criação de uma comissão de inquérito sobre as graves violações perpetradas pela «máquina de terror e repressão marroquina».

29.05.98
Filali: desejos por realidades

«Consideramos que é necessário a exclusão da autoproclamada 'RASD' da OUA», declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, A. Filali, no momento em que se aproxima a abertura da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, prevista para a próxima semana em Ouagadougou, capital do Burkina Faso. A afirmação veio publicada no diário marroquino Al Maghrib.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]