ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 20

10.-16.05. 1998

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

09.05.98
Justificações marroquinas

Khalid Alioua, ministro marroquino do Desenvolvimento Social, do Emprego e da Formação Profissional evocou em Paris as dificuldades por que passa o processo de identificação no Sahara Ocidental: «Seria injusto e historicamente um erro, mesmo no plano do direito internacional, começar a interpor filtros, obstáculos e mecanismos que desvirtuassem a consulta. Marrocos não está disponível para participar numa mascarada de referendo»...

10-16.05.98
Visita do Presidente saharaui a França (continuação)

Dirigindo-se aos órgãos de comunicação social no dia 11 de Maio, em Paris, Mohamed Abdelaziz apelou a «Sua Majestade o rei de Marrocos» para que honrasse os seus compromissos em relação ao referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental. «Ninguém poderia compreender que o rei, que sempre afirmou honrar a sua palavra, pudesse agora quebrar os seus compromissos. (...) Trata-se de uma ocasião de ouro, tanto para nós como para os nossos irmãos marroquinos», acrescentou. «O referendo é o único meio de se atingir a paz. Não há qualquer outra saída». (...) «Soou a hora da verdade, há que deixar a palavra às urnas» - referiu.
No dia 12 de Maio M. Abdelaziz discursou perante o Intergrupo «Paz para o Povo Saharaui», no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. A visita do secretário-geral da Frente Polisario concluiu em Gonfreville L'Orcher, cidade geminada com J'reifia, a convite do presidente da autarquia, J.-P. Lecoq. Mohamed Abdelaziz teve encontros com vereadores e presidentes de autarquias da região. Por ocasião de um almoço oferecido por J.-P. Lecoq, o Presidente da RASD exortou os amigos da causa saharaui a redobrar os seus esforços para que o governo francês aporte a sua contribuição a uma resolução pacífica do problema da descolonização do Sahara Ocidental.

11.05.98
Marrocos proíbe pesca da sardinha no Sahara Ocidental

Marrocos proibiu a pesca da sardinha durante um ano nas zonas de reprodução, uma área de 15 milhas náuticas da Zona Económica Exclusiva entre as cidades de Bojador e de Dakhla, no Sahara Ocidental ocupado

11.05.98
Os números da Identificação

Desde 03.12.97 foram identificadas: 51 132 pessoas.
Desde Agosto de 1994 foram identificadas: 111 244 pessoas.
Pessoas identificadas no dia 11 de Maio: 916.

Os centros de identificação de El Kelaa des Sraghna e de Sidi Kacem (Norte de Marrocos) abriram no dia 11 de Maio. Actualmente, estão em funcionamento 11 centros de identificação.

14.05.98
Suíça

A viagem de alguns presidentes e vice-presidentes da Associação de Autarquias da região de Genebra, acompanhados por uma delegação do Conselho de Estado (o governo cantonal), a Marrocos suscitou um coro de reacções. Uma resolução com carácter de urgência foi aprovada pelo Parlamento. Nela solicita-se ao Conselho de Estado a transmitir às autoridades marroquinas a inquietação perante a situação do povo saharaui e o desejo de que o processo de aplicação do plano de paz decorra no mais breve prazo, com transparência e equidade.
O Comité suíço de apoio ao povo saharaui dirigiu cartas às autarquias do cantão de Genebra assim como ao Conselho de Estado, apelando à sua atenção para com o destino dos «desaparecidos» saharauis em Marrocos.

18-21.05.98
Uma delegação da Comissão Magrebe do Parlamento Europeu, presidida pela deputada Senhora Mireille Elmalan, visitará o Marrocos entre os dias 18 e 21 de Maio.

SOLIDARIEDADE

Camargo, Cantábria, Espanha
A Coordenação astúrio-cantábrica das instituições solidárias com o povo saharaui, a que pertence a municipalidade de Camargo, organiza no dia 16 de Maio, nesta cidade, em colaboração com as rádios locais, um programa radiofónico sobre o referendo no Sahara Ocidental. Estão previstas intervenções de numerosas personalidades espanholas, presidentes de várias autarquias da região, assim como dos ministros saharauis da Educação e da Comunicação, em directo desde os acampamentos de refugiados, no sudoeste da Argélia.
No dia 23 terá lugar um concerto e a 29 um jogo de futebol em benefício do povo saharaui.

NOVO na INTERNET

Plataforma por un referendum libre en el Sahara Occidental, Escuela Universitaria de Trabajo Social de Murcia
URL: http://www.um.es/~eutsum/escuela/adhesiones/sahara/referendum.html

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]