ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 19

03.- 09.05. 1998

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

 

02-06.05.98
Visita oficial do presidente da RASD às Ilhas Canárias

Mohamed Abdelazizi, presidente da RASD, foi recebido à sua chegada a Las Palmas da Grande Canária por Carmelo Ramirez, vice-presidente do governo da ilha e por autarcas das comunidades de Telde e de Santa Lucia de Tirajana, cidades geminadas com congéneres saharauis. Mais de 200 pessoas esperavam o presidente, embora fosse já noite avançada, agitando bandeiras da RASD e gritando you-you e palavras de ordens a favor da independência saharaui.
Esta segunda visita de Mohamed Abdelaziz às Canárias tinha por objectivo explicar a situação nas vésperas do referendo de autodeterminação. O presidente da RASD teve encontros com as autoridades regionais e locais canarinas, assim como com ONG solidárias com a luta do povo saharaui. No dia 3 de Maio teve lugar o encontro com o presidente do governo da Ilha da Grande Canária, José Macias.
No dia seguinte Abdelaziz encontrou-se com o presidente do executivo canarino, Manuel Hermoso, e com o presidente do Parlamento das Canárias.
Em entrevista concedida pouco tempo antes da chegada do presidente saharaui, o chefe do governo das Canárias havia declarado: «Nós ajudámos os saharauis, estamos neste momento a ajudá-los e continuaremos a os ajudar quanto tempo for preciso», acrescentando que o governo marroquino não deveria considerar isso como um acto de hostilidade.
Mohamed Abdelaziz confirmou o atraso do processo referendário em entrevista que concedeu a um dos órgãos de Comunicação locais. Atribui a culpa desse atraso a Marrocos, ao tentar fazer admitir à identificação os membros das tribos contestadas. Acrescentou, no entanto, que o plano de paz continua a ser concretizável e que Marrocos não poderá bloqueá-lo. Estimou em cerca de dois a três meses o atraso provocado no processo, fazendo com que a realização da votação só possa vir a ter lugar no início de 1999. Mohamed Abdelaziz rendeu homenagem ao trabalho da MINURSO e lamentou que Marrocos se oponha a uma participação mais activa da Espanha, através da de observadores militares e de especialistas na região.
Enquanto isso, Abel Matutes, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, também fazia declarações em relação ao processo no Sahara Ocidental. Respondendo a um deputado que havia solicitado uma maior implicação da Espanha no processo do referendo, Matutes declarou que «a Espanha não deveria se afastar da sua posição de 'estrita neutralidade'». Contudo, precisou o ministro, a Espanha continuará a fornecer ajuda humanitária ao povo saharaui, ajuda essa que passou de 3,7 milhões de dólares em 1996 para 7,6 milhões em 1997.

04.05.98
MINURSO

Balanço da Identificação:

Identificados desde Agosto de 1994: 108.028

Identificados desde 3 de Dezembro de 1997: 47.916

Identificados no dia (04.05.98): 618 (77 em El Ayoun I, 62 em El Ayoun II, 67 em Tan Tan II, 19 em Guelmim, 144 em El Kelaa des Sraghna, 35 no acampamento de Smara, 62 no acampamento de Awserd, 45 em Zouérate e 107 em Nouadhibou).
O centro de Sidi Kacem I abre no dia 6 de Maio de 1998.

05.05.98
Charles Dunbar chega a Argel

O representante especial do SG da ONU para o Sahara Ocidental chega a Argel onde mantém encontros com o ministro dos Negócios Estrangeiros argelino, Ahmed Attaf, centrados na questão do plano de paz para o território. Dunbar declarou à imprensa que o referendo de autodeterminação, previsto para o dia 7 de Dezembro desta ano, será atrasado dois meses em virtude do atraso registado nas operações de identificação dos eleitores.

07.05.98
«El País» proibido em Marrocos O diário espanhol «El País» é de novo autorizado a circular em Marrocos após ter sido proibida a sua distribuição durante cinco dias em virtude de um artigo publicado sobre a questão do Sahara Ocidental.

10-15.05.98
Visita do presidente saharaui a França

O presidente da RASD visita Paris durante uma semana a convite do Groupe d'études sur le Sahara Occidental da Assembleia nacional, da Plataforma de Solidariedade com o Povo Saharaui e do Comité de Vigilância do Povo Saharaui. O objectivo da visita de Mohamed Abdelaziz é informar a opinião pública francesa da posição da Frente Polisario em vésperas da conclusão da operação de identificação dos votantes. Durante a sua estadia, o presidente fará uma intervenção por ocasião do 25.º aniversário da Frente Polisario perante a comunidade saharaui a residir em França. Terá encontros com o Grupo de Estudos sobre o Sahara Ocidental da Assembleia Nacional, com senadores e representantes de praticamente todas as forças políticas francesas. Estão também previstas reuniões com intelectuais, escritores e homens de ciência. Mohamed Abdelaziz será igualmente recebido por Danielle Miterrand na sede da Fondation France Libertés, onde discursará perante numerosas ONG e associações francesas. É, naturalmente, também o convidado de honra de uma recepção que dará o representante da Frente Polisario em França para assinalar o 25.º aniversário da Frente Polisario. No dia 11 de Maio Abdelaziz será convidado da Associação dos Jornalistas da África do Norte e do Médio Oriente.

SOLIDARIEDADE

Espanha
Vigo, Galiza
Terceiras jornadas de Solidariedade com o Povo Saharaui de 27.4. a 11.5. na Universidade de Vigo, organizadas pela Associação dos Amigos do Povo Saharaui. Exposição de fotografias de Mundo Cal, vídeos e debates em torno da tenda tradicional saharaui da solidariedade.
Almansa, Albacete
Mais de duas mil pessoas assistiram no dia 4 de Maio ao concerto de rock de apoio à campanha referendária da Frente Polisario. A receita reverteu integralmente para a campanha.
Astúrias
No seguimento da visita do ministro da Saúde saharaui, Bachir Mustapha Sayed, em Março passado, o governo local anunciou uma ajuda material para o repatriamento dos refugiados saharauis e assegurou ao presidente do Parlamento saharaui o envio de observadores. Diversas manifestações de solidariedade e de apoio ao referendo tiveram lugar em Aviles, Oviedo, Nueva España e prosseguirão durante o mês de Maio em Tapia de Casariego, Aviles, Gijon, Corvera, bem como na Unversidade de Oviedo. O arcebispo das Astúrias assegurou ao representante local da Frente Polisario o apoio das ONG católicas ao processo.

Alemanha, Munique
No dia 3 de Maio um numeroso público assistiu à projecção do filme "Khalil, fils du Sahara", no âmbito do 13.º festival do filme documentário em Munique. O filme conta a vida nos acampamentos de refugiados saharauis através do olhar de um rapazinho de 12 anos. Realizada com grande sensibilidade, a película foi muito aplaudida. O comité de solidariedade alemão está a negociar a possibilidade do filme vir a ser comercializado em cassete e a produção de versões em língua inglesas, espanhola e francesa. Mais informações: GFSV-Munich, Christoph Steinbrink, tél./fax 0049 89 811 06 57, e-mail:.bm396687@muenchen.org

 

NOVO NA INTERNET

Já é possível ouvir a RADIO NACIONAL SAHARAUI na Internet:
URL: http://web.jet.es/rasd

NOVAS PUBLICAÇÕES

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]