ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 13

22.-28.03. 1998

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

 

 

21.03.98
Militares holandeses na MINURSO

A Holanda está preparada para enviar 230 capacetes azuis para o Sahara Ocidental no âmbito da MINURSO, anunciou o governo holandês. Estes militares que, juntamente com 100 militares dinamarqueses, deverão formar uma companhia comandada por um oficial holandês, será uma das forças responsáveis pelo bom desenrolar do referendo. As forças holandesas serão constituídas por três pelotões de infantaria equipados com material e apoio logístico e uma força de helicópteros que integrará cerca de três dezenas de militares.

22.03.98
Marrocos quer explorar petróleo no Sahara Ocidental

Marrocos assinou um acordo com uma companhia petrolífera australiana para exploração de petróleo no off-shore do Sahara Ocidental. A companhia Roc Oil deverá investir 1 milhão de dólares (mais de 185 mil contos) ao longo de um ano em pesquisas geológicas na região de Foum Draa e procederá a um estudo de viabilidade de exploração das jazidas off-shore descobertas em 1969, pela ESSO, ao largo de Tarfaya. O contrato prevê um acordo posterior com a companhia petrolífera australiana para a exploração dos furos considerados rentáveis. Estas reservas situam-se na plataforma continental, formação geológica rica em petróleo que se estende entre Ifni e Dakhla.
As companhias petrolíferas australianas têm tido um comportamento altamente condenável em relação à exploração de recursos em regiões onde as populações têm sido privadas do seu direito à autodeterminação e a exercer o controle sobre as suas riquezas nacionais. Afinal, o Sahara Ocidental parece ser agora o destino, depois do saque aos recursos petrolíferos de Timor Leste, em conluio com as forças de ocupação da ditadura Indonésia.

24.03.98
Os números da identificação

24.03.98
Campanha diplomática marroquina

Segundo a agência de Informação marroquina, MAP, o presidente da Câmara dos Representantes de Marrocos denunciou em Paris aquilo que qualificou de comportamento «malthusiano» da Polisario, ao pretender limitar o número da população saharaui habilitada a tomar parte no referendo, e que poderá provocar, segundo ele, o «bloqueamento do processo».
Também o Movimento Democrático e Social (MDS) denunciou num memorando enviado à MINURSO, por ocasião da visita de uma delegação deste partido marroquino aos territórios do Sahara ocupado, «os comportamentos discriminatórios da Polisario na operação de identificação e a conivência e a parcialidade de certos membros da MINURSO».

24.03.98
Cortes espanholas

A deputada de Santa Cruz de Tenerife (Canárias), Belarmina Martinez, do grupo parlamentar socialista, dirigiu seis perguntas orais ao ministro dos Negócios Estrangeiros do seu país, Abel Matutes, questionando o papel desempenhado pelo governo espanhol na preparação do referendo no Sahara Ocidental.

25.03.98
Na resposta, o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros declarou que a Espanha deve manter uma posição de rigorosa neutralidade no processo de paz do Sahara e satisfazer os pedidos da ONU, que conta com o apoio das duas partes. Matutes referiu que 4 milhões de dólares (cerca de 750 mil contos) do orçamento do seu ministério foi já desbloqueado em favor do Alto Comissariado para os Refugiados, tendo em vista o financiamento do programa de repatriamento. O MNE espanhol reiterou a disposição da Espanha em contribuir para os diferentes aspectos do processo de paz no Sahara Ocidental.

26.03.98
Direitos Humanos em Marrocos: relatório da AMDH

A Associação Marroquina dos Direitos Humanos divulgou o seu relatório anual, em que constata um aumento dos atentados aos direitos humanos durante o ano de 1997. A associação estima em mais de 110 o número de desaparecidos em 1997, entre quais 7 pessoas desaparecidas no Sul de Marrocos.

26.03.98
Delegação do Senado francês nos territórios ocupados

Segundo foi divulgado pela agência noticiosa marroquina MAP, uma delegação da Comissão de Negócios Estrangeiros do Senado francês deverá deslocar-se proximamente a El Aiun ocupada, a fim de constatar os progressos registado no processo de identificação.

27.03.98
Resolução da Comissão dos Direitos do Homem da ONU, Genebra, 54ª sessão

A resolução adoptada por consenso reafirma o apoio ao secretário-geral das Nações Unidas na organização e controlo de um referendo de autodeterminação ao povo do Sahara Ocidental.

Solidariedade

Prata D'Ansidonia (Itália)
24.02 – Sessão de solidariedade com o povo saharaui. A acção de angariação de fundos durante a Páscoa terá como objectivo a aquisição de painéis solares para a electrificação de tendas nos campos de refugiados, que serão enviados pela caravana prevista para o dia 1 de Maio.

Rimini (Itália)
Teve lugar no dia 15 de Março um jogo de futebol entre a selecção nacional saharaui e uma formação nacional italiana. A receita do encontro destinou-se ao financiamento da operação de eliminação de minas anti-pessoal no Sahara Ocidental.

Canárias
É durante esta semana que irão descolar os voos charters que levarão aos acampamentos de refugiados cerca de 300 pessoas de Tenerife e da Grande Canária. Participam na viagem um importante grupo de sindicalistas e colectivos de mulheres. Entre os diversos pontos do programa está prevista a cerimónia de geminação entre a autarquia de Puerto de la Cruz (Tenerife) e uma wilaya saharaui. A viagem permitirá a entrega da ajuda humanitária aos refugiados recolhida nas Ilhas Canárias.

Genebra, Suíça
20.03.98 - 04.04.98 : Exposição: «Os saharauis, povo esquecido do deserto» Comunidade Católica de Língua Espanhola, Rue Général Dufour 18, de 3.º feira até Sábado, das 9-12h e das15 às 19h.

Em breve

Galiza, Espanha
A Associação dos Amigos do Povo saharaui da Galiza organiza um voo charter aos acampamentos de refugiados com partida de Santiago de Compostela. A viagem decorrerá entre os dias 8 e 12 de Abril. Informações: tel. ++86-26-42-95

Genebra, Suíça
Jantar de Solidariedade, Sábado, dia 9 de Maio, pelas 20 horas. Restaurant du Verger, 9, av. Henri Golay - Châtelaine

NOVAS PUBLICAÇÕES

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]