ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 07

08.-14.02. 1998

 

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

 

05.02.98
Um contingente austríaco de 260 homens (uma companhia mecanizada de reconhecimento) deverá participar na MINURSO.

06-07-08.02.98
Barcelona: Forum Internacional de solidariedade com as mulheres saharauis

Duzentas mulheres da Europa, África e América Latina, entre as quais Danielle Miterrand e a ministra Barbara Prammer (da Áustria), participaram no encontro. Intervenientes várias responsáveis da União Nacional das Mulheres Saharauis, Frank Ruddy, antigo vice-presidente da Comissão de Identificação da MINURSO e Ahmed Bujhari, representante da Frente Polisario junto das Nações Unidas.
Os participantes decidiram ciar um órgão de coordenação internacional de apoio à mulher saharaui, que terá a sua sede na Fundação Maria Aurélis Capmany, em Barcelona. Os objectivos são canalizar e encorajar o apoio às mulheres e ao povo saharaui nesta fase referendária (Declaração e resolução finais em inglês)

07.02.98
Conferência de Imprensa de Ould Salek em Argel

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui qualificou de «encorajador» o trabalho desenvolvido pela comissão de identificação. A Frente Polisario tinha denunciado recentemente as «pressões», «provocações» e «manipulações» exercidas por Marrocos, com vista a criar um «clima de ambiguidade» em torno da identificação dos eleitores. A Frente Polisario denunciou igualmente a recusa das autoridades marroquinas em permitir aos chioukh (chefes tradicionais) e observadores de comunicar com as suas famílias, as restrições impostas à sua liberdade de movimentação e a proibição aos media de visitar os territórios ocupados. «O Governo marroquino pretende que a operação de identificação decorra no total secretismo a fim de que possa exercer pressões sobre os cidadãos saharauis e os chioukh» (El Watan, Argel)

07.02.98
Declarações do designado novo primeiro-ministro marroquino

Declarações do líder da União Socialista das Forças Populares (USFP), Abderraman Yusufi, recém designado novo primeiro-ministro de Marrocos: «Tudo faremos para que a opinião internacional reconheça a soberania marroquina (sobre o Sahara Ocidental) e para que os acordos de Houston sejam aplicados de forma séria e de boa-fé» (El Pais)

08-12.02.98
Delegação marroquina

A delegação marroquina dirigida por transfugas saharauis prossegue o seu périplo: Gajmoula mint Abbi teve encontros com ONG e autoridade locais em Barcelona, Madrid e Segovia, enquanto que Hakim Brahim deslocou-se às Ilhas Canárias nos dias 10 et 11 de Fevereiro.

09-12.02.98
Dunbar em visitas diplomáticas

O novo representante especial do secretário geral da ONU para o Sahara Ocidental, o embaixador norte-americano Charles Dunbar, iniciou o seu périplo diplomático por Londres, onde manteve encontros com responsáveis do ministério de Negócios Estrangeiros. No dia seguinte, Dunbar e Erik Jensen foram recebidos em Rabat pelo rei Hassan II, que era acompanhado do príncipe herdeiro e pelo primeiro-ministro. Na capital marroquina, teve duas sessões de trabalho com Driss Basri, ministro marroquino do Interior. Naquela cidade, o embaixador Dunbar teve um encontro com os embaixadores dos países europeus acreditados em Marrocos.

Entretanto, nos órgãos de comunicação marroquinos a campanha contra a MINURSO prossegue:
Libération (USFP) de 09.02.98: «Durante a sua conferência de imprensa (dada em Nova Iorque, no dia 4 de Fevereiro passado) Dunbar advogou pura e simplesmente a versão separatista da questão, o que constitui uma posição inaceitável»
Le Matin du Sahara de 10.02.: « O comportamento da MINURSO reflecte uma parcialidade culposa, em total contradição com a própria natureza da sua missão»
Libération de 12.02.:«Chegada de Dunbar, o novo enviado especial da obstrução separatista»
Al Bayane de 13.02.:«A MINURSO não desenvolve qualquer esforço para fazer respeitar os critérios de identificação, mantém uma atitude de neutralidade negativa»...

Charles Dunbar é esperado nos acampamentos de refugiados, em Tinduf, no dia 14.02, deslocando-se em seguida a El Aiun, Nouakchott et Argel.

10.02.98
"Cataluña con el Sahara. Referendum libre, Sahara independiente"

É sob esta palavra de ordem que a autarquia de Vilafranca del Penedès aprovou por unanimidade uma moção de apoio a um referendo livre e democrático. No documento, solicita-se aos governantes da Catalunha e do Estado espanhol que apoiem política, humana e materialmente o plano de paz.

11.02.98
Identificação suspensa

Durante algumas horas, os trabalhos de identificação num dos dois centros de identificação da MINURSO em El Aiun, capital do Sahara Ocidental ocupada, foram suspensos.

12.02.98
Declaração saharaui

Mohamed Salem Ould Salek, ministro dos Negócios Estrangeiros do governo da RASD, declarou por ocasião de uma conferência de imprensa realizada em Londres que o processo de identificação corre grande perigo em função do comportamento de Marrocos. Apelou à comunidade internacional e aos órgãos de comunicação a ajudar a manter o processo nos carris.

14.02.98
Mais um saharaui assassinado

É já o terceiro assassinato desde o princípio do ano. A Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) revela que Dgouena Mohamed Labat Lahmad, operário saharaui, de 34 anos de idade, morreu após ter sido intencionalmente atropelado por um camião conduzido por um marroquino. Os factos, ocorridos em Smara, no dia 10 de Fevereiro, não foram objecto de qualquer tipo de inquérito, nem o condutor foi molestado ou detido. No dia seguinte, os familiares da vítima organizaram uma manifestação para protestar contra o assassinato e exigir um inquérito. As forças de segurança dispersaram violentamente a manifestação.

14.02.98
Solidariedade
Portugal

O Conselho Português para a Paz e Cooperação lança a campanha «Pela Paz no Sahara» que tem por objectivo não só a divulgação dda situação vivida pelo povo saharaui, mas também a recolha de material escolar, alimentos, brinquedos, cuja entrega será feita nos acampamentos de refugiados no sul da Argélia. O CPPC conta com a adesão à iniciativa de outras organizações e estruturas de solidariedade, nomeadamente ONG, associações estudantis e autarquias locais.
Italia
Manifestação de solidariedade multimedia em Rimini: VIAGGIO TRA LE GENTI DEL DESERTO, organizada pela municipalidade de Rimini, associação de solidariedade com o povo saharaui Hammada e e associação Giardini Pensili.
France
Exposição em Palaiseau, entre 03-21.02.98

A Exposição de fotografias apresentada pela Association palaisienne des amis du peuple sahraoui foi inaugurada no dia 6.2.98 na presença do presidente da Câmara local J. Allain e de outros vereadores. (Médiathèque George Sand, 5, place de la Victoire, Palaiseau).
Exposição em Le Mans
Exposição de fotografias de Alain Kaiser, François Decaeus, Christine Spengler, Alain Szczuczyncky, Maurice Mueller, inaugurada pelo presidente da autarquia em 6.2.98 no Departamento do Turismo, sala Renaissance. Tem início uma campanha de recolha de material escolar, medicamentos e roupas.

NOVAS PUBLICAÇÕES

AGENDA

07.03.98 Couscous em Palaiseau, France

NOVO NA INTERNET


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]