ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 06

01.-07.02. 1998

 

 

02.02.98
Marrocos face à Argélia

Khaled Nezzar, antigo ministro da Defesa da Argélia, escreve em artigo publicado no diário argelino El Watan que, desde 1992, Marrocos tem oferecido a sua colaboração na luta contra o terrorismo fundamentalista islâmico em troca do termo do apoio argelino à Frente Polisario. No mesmo artigo, aquele general refere o apoio indirecto de Marrocos aos terroristas islâmicos, assegurando que a fronteira entre os dois países é um ninho de contrabandistas, através do qual o Grupo Islâmico Armado (GIA) recebe as armas. As autoridades marroquinas apressaram-se a desmentir as acusações do antigo responsável pela pasta da Defesa argelina.

02.02.98
Os chioukh do Sahara Ocidental ocupado, reunidos no ministério do Interior marroquino, dirigiram uma carta ao secretário-geral da ONU denunciando aquilo que no texto referem como manobras da Polisario tendentes a reduzir de maneira drástica o número de propostos à identificação.

02-05.02.98
Campanha diplomática marroquina em Espanha

Depois de Paris, foi a vez de uma delegação marroquina, chefiada pelo transfuga da Frente Polisario Hakim Ibrahim, visitar a Espanha para informar as autoridades deste país daquilo que consideram ser as graves dificuldades suscitadas pela Frente Polisario ao «tentar impedir que a maioria das tribos saharauis participem no referendo». Segundo o transfuga Hakim Ibrahim, o número de pessoas que seriam objecto de identificação situar-se-ia entre os 220 e as 240 mil.

03.02.98
Campanha da Imprensa marroquina
"Cumplicidade inadmissível»" titula o Al Bayane, diário do Partido do Socialismo e do Progresso, o antigo Partido Comunista marroquino. Intensificando a campanha de Imprensa contra o processo de identificação, os órgãos de Comunicação Social marroquinos acusam os membros da MINURSO de «cumplicidade» com a Polisario na sua determinação de sabotar a operação de identificação (como refere, por exemplo, o Libération, diário socialista marroquino). A passividade da MINURSO é tão perigosa como as manobras da Polisario, acrescenta, por sua vez, o Al-Maghrib, diário do Rassemblement National Independent, o partido liderado por Ahmed Osman, cunhado do rei Hassan II.

04.02.98
Primeiras declarações do novo Representante Especial

Por ocasião de uma conferência de imprensa realizada na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o embaixador norte-americano Charles Dunbar, novo representante especial para o Sahara Ocidental, declarou que o referendo de autodeterminação será livre, regular e aberto à observação internacional. Refutando as alegações marroquinas, Charles Dunbar precisou que as pessoas identificadas até ao momento o tinham sido segundo um dos cinco critérios que figuram no plano de paz. No que se refere ao papel dos chioukh (chefes tradicionais), que suscitou a crítica de ambas as partes, difundidas também pela Imprensa, Dunbar referiu que «é à Comissão de Identificação que cabe decidir», cabendo aos notáveis saharauis apenas um papel consultivo».

04.02.98
No seguimento das pressões e da chantagem exercidas pelas autoridades marroquinas sobre os chioukh, a Associação dos Familiares dos Presos e desaparecidos saharauis (AFAPREDESA) lança um apelo urgente à ONU para que os notáveis saharauis «beneficiem de plena imunidade a fim de poderem exercer cabalmente o seu trabalho de identificação».

05.02.98
Nomeado novo primeiro-ministro em Marrocos

Abderrahmane Youssoufi, líder da USFP (União Socialista das Forças Populares), é nomeado primeiro-ministro pelo rei Hassan II. O novo governo, o primeiro em Marrocos a ser presidido por um socialista, será formado por representantes de diversos partidos e contará entres os seus membros com a figura de Driss Basri, responsável pela condução do dossier do sahara Ocidental desde o seu início.

06.02.98
Números da Identificação

 

NOVAS PUBLICAÇÕES

 

Nouveau sur INTERNET

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]