ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 03

11.-17.01 1998

 

 

11.01.98
Identificação

O processo de identificação foi interrompido em todos os centros de identificação da MINURSO após os chioukhs (chefes tradicionais) saharauis oriundos dos acampamentos de refugiados se terem recusado submeter ao controlo imposto pelas autoridades marroquinas no aeroporto de El Aiun, capital do Sahara Ocidental. O processo viria a ser retomado no dia 13.

12.01.98
MNE espanhol em Marrocos

Abel Matutes, ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, foi recebido em Rabat pelo rei Hassan II, por ocasião de uma breve visita qualificada como «escala técnica». O conflito do Sahara Ocidental foi o tema forte do encontro, que durou cerca de hora e meia. Matutes havia-se encontrado anteriormente com o seu homólogo marroquino. O MNE espanhol sublinhou a vontade da Espanha em respeitar os acordos de Houston e de não interferir no plano de paz. Felicitou-se pelo excelente estado de relações existente entre Marrocos e o seu país, acrescentando que «Marrocos compreende e aprecia a posição da Espanha sobre o Sahara». Foi entretanto agendada uma visita oficial do chefe de governo espanhol para o próximo mês de Março. De Rabat, Matutes partiu para a Mauritânia e Cabo Verde em viagem oficial.

12.01.98
Segundo a agência noticiosa Nova China, a questão do Sahara Ocidental foi abordada durante a visita oficial à Argélia efectuada pelo vice-primeiro-ministro chinês Qian Qichen.

15.01.98
Uma delegação militar sueca visita El Aiun. O seu relatório permitirá à Suécia determinar se irá ou não participar na missão de desminagem no Sahara Ocidental. Entretanto, aquele país nórdico decidiu contribuir com 10 polícias civis para a força da MINURSO

15.01.98
Plano de repatriamento do Alto Comissariado dos Refugiados

O Alto Comissariado dos Refugiados estima em 120.000 o número de votantes saharauis e respectivas famílias que deverão ser repatriados para o Sahara Ocidental por ocasião do referendo. O ACR dividiu a sua missão em três fases. Uma primeira, respeita à preparação e registo e decorrerá entre Janeiro e Junho; a segundo, tem a ver com o repatriamento propriamente dito, entre Julho e Dezembro; e, por último, a fase final de reintegração após o referendo. Durante o mês de Janeiro será lançado um apelo com vista à constituição de um fundo que se pretende atinja os 50 milhões de dólares norte-americanos, estimativa do custo da operação de repatriamento.

15.01.98
Os números da identificação

Requerentes convocados desde o dia 03.12.1997: 18 688

Requerentes identificados desde o dia 03.12.1997: 15 799

Requerentes identificados desde Agosto de 1994: 75 911


15.01.98
Relatório do secretário-geral S/1998/35
( Inglés o espanhol)
Em novo relatório ao Conselho de Segurança, Kofi Annan dá conta dos progressos prometedores obtidos no que concerne à identificação, desde que foi retomada em 3 de Dezembro do ano passado. O SG da ONU anuncia que um novo centro irá abrir no próximo dia 2 de Fevereiro em Zouerate, na Mauritânia, assim com um outro no norte de Marrocos. Contudo, Kofi Annan enfatiza que deverá ser difícil concluir o processo de identificação até ao dia 31 de Maio, já que restam por identificar mais de 100.000 pessoas em menos de cinco meses. Actualmente a comissão está a trabalhar com dois terços dos seus efectivos. Annan refere que a identificação só poderá estar concluída até 31 de Maio se a equipa de especialistas estiver totalmente preenchida até ao fim do mês de Janeiro e se «nenhuma interrupção vier a emperrar o processo». Por outro lado, sublinha que enquanto o número de pessoas que não foram convocadas mas que se apresentam junto dos postos não for conhecido não é possível afirmar se os prazos podem ser cumpridos. Para que possa respeitar o calendário previsto, o Secretário-Geral lança um apelo ao Conselho de Segurança e à Assembleia Geral, pedindo-lhes que concedam os recursos necessários na sua globalidade e de forma atempada.
Aspectos financeiros
Até ao final de 1997, faltavam ser pagas contribuições que se elevavam a um montante de 48,9 milhões de dólares norte-americanos. Em virtude dessa falta de fundos, não foi possível deslocar para o território uma unidade de engenharia e as operações de desminagem não podem ser iniciadas em Fevereiro como previsto, o que provocará atrasos no calendário estabelecido.
Aspectos militares
Um novo acordo foi firmado entre as Forças Armadas marroquinas e a Frente Polisario para garantir a continuidade do cessar-fogo. Segundo o relatório do SG, a situação na região é calma.

16.01.98
AL-BAYANE, diário marroquino: «Marrocos pôs à disposição da MINURSO todos os meios logísticos necessários... Um acolhimento caloroso está reservado à delegação da 'Polisario' que opera junto da comissão de identificação em Laâyoune, Smara, Tan-Tan et Guelmim. As moradias postas à sua disposição estão dotadas de todos os meios de conforto, permitindo-lhes receber os seus inúmeros visitantes...»

17.01.98
Solidariedade

Organizada por diversas organizações femininas e associações de solidariedade, teve lugar em Estocolmo, capital da Suécia, uma conferência dos países escandinavos sob o tema «Liberdade e Desenvolvimento para as Mulheres Saharauis», que contou com a presença de uma importante delegação da União Nacional das Mulheres Saharauis.

17.01.98
Reagindo a esta iniciativa, Marrocos enviou à Suécia uma delegação composta por alguns transfugas saharauis para, segundo a agência noticiosa marroquina MAP, «assegurar a neutralidade positiva» daquele país nórdico. A mesma agência refere que a delegação será recebida pelo secretário de Estado Adjunto do Negócios Estrangeiros.

Solidariedade
Na província de Alaya, no País Basco, as escolas lançaram um projecto de reciclagem de caixas e embalagens de alumínio, cujos rendimentos reverterão para a Frente Polisario. Trata-se de uma experiência piloto em Espanha, combinando ecologia e preservação do meio ambiente com solidariedade.

 

NOVAS PUBLICAÇÕES

 

AGENDA

24-28.01.98
Distinção para a Frente Polisario

O presidente saharaui chegará a Bilbao no próximo dia 24 de Janeiro para receber o prémio internacional «Espelho do Mundo», da Fundação Sabino Arana, este ano atribuído à Frente Polisario. Este galardão visa premiar todos os anos as personalidades ou instituições que se distinguiram pela sua devoção e trabalho à paz e progresso da sociedade. Mohamed Abdelaziz será recebido pelo presidente do governo e do parlamento autónomo Basco, assim como por diversas outras personalidades e organizações das três regiões bascas. A sua visita terminará no dia 28 de Janeiro.

NOVO NA INTERNET

O programa da Campanha Sindical de Apoio ao Referendo organizada pelas duas principais centrais espanholas (Comissiones Obreras e UGT) pode ser consultado no 'site' http://www.ccoo.es/pages/actuali/campanas/saharaui.htm

NOVO ENDEREÇO

Associação de Cooperação e Amizade com o Povo Saharaui
Rua Pinheiro Chagas, 77 - 2.º Esq.
1050 LISBOA
Tel. 317 28 60 -
Fax. 353 40 09
E-mail: bap.saharui@mail.telepac.pt


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]