ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 02

04.-10.01 1998

 

23.12.97
Carta de solidariedade e de vigilância "Paz e Soberania para o Sahara Ocidental"

A Assembleia Municipal de Gonfreville l'Orcher, na região do Havre, em França, adoptou por unanimidade uma carta de solidariedade onde se exige a aplicação estrita dos acordos de Houston. Na carta é pedido também à MINURSO que assuma o controla de todos os acessos marítimos, aéreos e terrestres no território, em particular da fronteira entre Marrocos e o Sahara Ocidental e permita a entrada no território aos observadores e órgãos de comunicação social.

01.01.98
Mensagem de Ano Novo do presidente da OUA

O Chefe de Estado do Zimbabwe, Robert Mugabe, actual presidente da Organização de Unidade Africana (OUA) exprimiu em mensagem de ano novo a esperança de que alguns dos problemas políticos de África encontrem uma solução e, em particular, que o futuro do Sahara Ocidental seja resolvido através de um referendo. «Gostaríamos de ver emergir um novo Estado», acrescentou.

IDENTIFICAÇÃO

Testemunho
O secretário nacional da secção italiana da Liga Internacional para o Direito dos Povos, Luciano Ardesi, enviou-nos a partir dos acampamentos de refugiados um breve relatório, de que destacamos:
«Sexta-feira, 26 de Dezembro. Visitei o centro de identificação do campo de Smara, acompanhado pelo meu assistente e por Rod Wooden, membro da organização britânica de escritores P.E.N..
Vimos que havia gente esperando a sua identificação e, depois, foi-nos concedida autorização para entrar no local onde eram cumpridas as formalidades. Aí se encontravam duas equipas de funcionários da ONU, dois observadores das partes envolvidas no conflito, um da Frente Polisario e o outro em representação de Marrocos, um observador da OUA e dois chefes tradicionais (chiouks). Os candidatos eram chamados na sua vez, por uma ou outra equipa, e os seus dados registados. Depois os chiouks eram convidados a pronunciar-se se conheciam ou não o/a candidata e a sua resposta registada e comunicada em voz alta aos observadores. De seguida, o/a candidata recebeu um documento comprovativo do seu registo, cujos dados haviam sido previamente introduzidos no computador».

Balanço e rectificação dos números
O número da candidatos por identificar não é de 150.000, como incorrectamente afirmámos na semana passada, mas apenas de 110.000. A diferença deve-se ao compromisso concluído em Houston, que levou a que Marrocos retirasse 40.000 candidatos, oriundos das tribos sujeitas a contestação, dado não cumprirem os critérios consagrados no plano de paz.
Recorde-se que, de início, a cifra dos inscritos rondava uma população de 233.000 pessoas; a primeira fase de identificação permitiu que tivessem sido convocados 77.000 candidatos, dos quais cerca de 60.000 foram efectivamente identificados antes da interrupção ocorrida em 1995; O relatório do S.G. da ONU (S/1995/986, gopher://gopher.undp.org:70/00/uncurr/sgrep/95_11/986) mencionava que faltavam ainda identificar 157.000 pessoas. O último relatório de Kofi Annan (S/1997/882 ch. 30, http://www.arso.org/S-97-882f.htm) regista em 117.000 o número de pessoas a convocar após o compromisso de Houston (diminuição de 40.000). Diminuindo os cerca de 8.000 identificados em Dezembro de 97 (a identificação foi retomada no dia 3) chega-se a número próximo de 110.000 dossiers de identificação por analisar neste início de 1998.

05.01.98
Um quinto centro de identificação foi aberto em Goulimine (Sul de Marrocos)

06.01.98
Segundo as Nações Unidas, desde que foi retomada a identificação dos potenciais votantes no referendo de autodeterminação (marcado para Dezembro de 98), foram convocadas 16.351 pessoas e identificadas 10.036, o que dá um total de 70.148 pessoas identificadas até ao momento.

06.01.98
Alain Dejammet (France) sucede a Fernando Berrocal Soto (Costa Rica) na presidência do Conselho de Segurança.

06.01.98
Após o referendo

Em entrevista de três páginas concedida à revista Jeune Afrique, Mahfoud Ali Beiba, primeiro-ministro da RASD, aborda a sorte dos militares e dos cerca de 350.000 colonos marroquinos actualmente no Sahara Ocidental em caso de vitória da independência: «Não lhes pediremos que façam as malas... Eles terão garantias de aqui poder trabalhar e ganhar mais dinheiro do que aquele que possam ganhar em Marrocos. Nós não somos vinte cinco milhões como no seu reino, mas apenas algumas centenas de milhar. O que fará com que possamos apresentar um Produto Nacional Bruto (PNB) per capita de cerca de 3.000 dólares, mais três vezes do que o que regista Marrocos».
Na hipótese inversa, isto é, no caso de triunfar a tese da integração, o dirigente saharaui acrescenta: «Aceitaremos os resultados. A Polisario deixará de existir e caberá aos saharauis escolher o seu destino, a título individual ou colectivo. Os que quiserem poderão voltar ou permanecer no Sahara Ocidental, os outros instalar-se-ão ou partirão para o estrangeiro, com a garantia do Alto Comissariado para os Refugiados.

07.01.98
A Bélgica está a estudar a sua participação no contingente militar da MINURSO, declarou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros belga. Recorde-se que André van Baelen, general belga, chefiou a componente militar da MINURSO de 1992 a 1996.

Solidariedade
A Associação Catalã dos Amigos do Povo saharaui e os municípios de Vilanova e Vilafranca del Penedès estão a organizar acções de cooperação entre escolas catalãs e escolas saharauis. Dois professores saharauis encontram-se desde Janeiro na Catalunha para participar num programa de formação, no âmbito do intercâmbio pedagógico. Entretanto, teve lugar uma recolha de material escolar. Estão igualmente programadas uma série de actividades públicas, sessões de contos e poesia, exposições, colóquios. Ver na Agenda (em baixo). Mais informação: ajuntament@ajvilafranca.es).

 

NOVAS PUBLICAÇÕES

 

AGENDA

 

6, 7 e 8 Fevereiro 1998 BARCELONA

Forum International de Solidariedade com a Mulher Saharaui

CON LA MUJER SAHARAUI, SEMBRANDO EL FUTURO

Programa

Informações: joanpi@mx3.redestb.es

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]