ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 49

30.11.-06.12. 1997

 

27.11.97
Luta antiterrorista

Os ministros árabes da Justiça adoptaram um projecto de acordo de cooperação antiterrorista no Mundo Arabe, que irá permitir um "exame mais aprofundado" sobre esta questão. Em sessão à porta fechada, 17 ministros de diferentes países árabes discutiram as reservas colocadas por alguns Estados membros, entre os quais Marrocos, a Autoridade Palestiniana e a Arábia Saudita. As reservas colocadas por Marrocos prendem-se como uma cláusula do acordo que refere como não crime "os actos de luta armada contra a ocupação estrangeira pela libertação nacional e a obtenção do direito à autodeterminação"...

27.11.97
Intimidações

A Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) denuncia as pressões que estão a ser exercidas sobre os ex-desaparecidos saharauis libertados em Junho de 1991. Estes cidadãos foram já por diversas vezes convocados pelas autoridades policiais e alvo de diversos interrogatórios por parte de funcionários da brigada judicial marroquina.

28.11.97
Direitos do Homem

A AMDH (Associação Marroquina dos Direitos do Homem), em carta dirigida ao ministro do Interior, Driss Basri, protesta contra os atentados persistentes à livre circulação das pessoas, em particular os antigos presos políticos e sindicais e cidadãos que desenvolvam actividade política, sindical ou associativa, assim como aos seus familiares que, regra geral, são privados de passaporte.

30.11.97
Solidariedade

A assembleia geral da Associação Catalã dos Amigos do Povo Saharaui (ACAPS), reunida em Barcelona, manifestou a sua satisfação pelos acordos de Houston e felicita a Frente Polisario pela sua abertura ao diálogo. A ACAPS decidiu reunir todas as organizações catalãs solidárias com a causa da autodeterminação do Sahara Ocidental a fim de ajudar os saharauis na campanha do referendo.

30.11.97
Semana de solidariedade com o Povo Saharaui

Tem lugar em Villarobledo, Albacete (província de Castilla-La Mancha), uma exposição de fotografias e artesanato numa tenda tradicional saharaui. A iniciativa é do comité de apoio ao povo saharaui desta localidade, que apresenta o primeiro número do seu boletim de informação "Salam" e integra-se num semana de solidariedade com o povo saharaui, durante a qual se realizam diversos debates, actividades políticas e de sensibilização e tem lugar uma recolha de material escolar.

02.12.97
Solidariedade

Segundo Carlos Moro, delegado do governo da comunidade autónoma de Castilla-La Mancha, o governo espanhol poderá conceder facilidades de visto assim como ajuda humanitária às crianças saharauis que passam em Espanha as férias de Verão.

03.12.97
Retomada operação de identificaçã

O processo de identificação foi retomado nesta terça-feira em apenas dois centros dos quatro inicialmente previstos: um na cidade de El Aiun, a capital do Sahara Ocidental ocupada, e outro na wilaya de Smara, nos acampamentos de refugiados. Dois outros centros vão ser abertos durante a próxima semana, um na cidade de Smara ocupada e o outro no campo de refugiados de Dakhla. As operações de identificação foram retomadas "em muito boas condições", declarou em El Aiun, R. F. Kinloch, presidente da comissão de identificação. Kinloch referiu na ocasião que a comissão poderá identificar entre 60 a 80 pessoas, ou mesmo um número superior a 100 pessoas por dia. Os trabalhos atingirão o seu ritmo de cruzeiro no início de Janeiro, acrescentou. Segundo a AFAPREDESA alguns cidadãos saharauis, em particular os que residem nos territórios ocupados do Sahara Ocidental, mas também os residentes em França e em Espanha, não receberam qualquer tipo de convocação, apesar de só disporem entre 3 a 4 semanas para se apresentarem

03.12.97
"Amitiés Belgique-Maroc"

Esta associação acaba de ser criada em Bruxelas. E presidida por Lucien Buysse e conta entre os seus membros Léo Tindmans e Antoinette Spaak, deputados europeus, e Anne-Marie Lizin, senadora. A associação tem por objectivos a criação de uma câmara de comércio e indústria, um centro cultural e uma fundação "Bélgica-Marrocos" que apoie e recolha os fundos necessários ao desenvolvimento de projectos em vários domínios.

05.12.97
Propaganda

Ahmed Osman, presidente do partido RNI, ex-primeiro-ministro e cunhado do reu Hassan II, declarou em entrevista a Judy Cumberbatch do "Or Média": "O referendo não poderá ser senão confirmativo da verdade histórica, política e humana da marroquinidade do Sahara. A pretensa RASD deve ser excluída da OUA antes da consulta promovida pela ONU ter lugar"

05.12.97
Identificação

209 pessoas foram identificadas no centro de El Aiun ocupada, no decurso dos dois primeiros dias dos trabalhos de identificação.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]