ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 43

19.-25.10 1997

 

AFAPREDESA
A Comissão Africana dos Direitos do Homem e dos Povos, reunida em Nouakchott durante a sua 21ª sessão ordinária, decidiu conceder o estatuto de observador à Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis. A AFAPREDSA foi criada em 20 de Agosto de 1989 nos acampamentos de refugiados saharauis, em Tinduf.

16.10.97
Processo de espionagem

O processo judicial contra o antigo presidente da Associação Marroquina de Göteborg, acusado de espionagem, foi dado por concluído neste cidade. A setença será conhecida dentro de quinze dias. Este indivíduo de origem marroquina foi já condenado a 8 meses de prisão no fim de 1996. Espiava e denunciava os marroquinos que viviam na Suécia, assim como os suecos que manifestavam a sua simpatia com a Frente Polisario. Trabalhava por conta da DGED, a Direcção Geral de Estudos e Documentação (serviço militar e de informações dirigido pelo general Kadiri, que «camufla» os seus agentes no estrangeiro através da organização l'Amicale des Travailleurs et Commerçants Marocains, ATCM). Este agente marroquino utilizava os canais diplomáticos da Embaixada de Marrocos na Suécia para transmitir as suas informações.

20.10.97
Comunicado da AFAPREDESA

Detenções arbitrárias
Lalla el Ouali Youssef e Malainin M'Bairik Faddali foram detidos pela polícia marroquina em El Aiun no dia 08.10.97 e libertados após 4 dias de prisão arbitrária. Estes cidadãos saharauis apenas tinham manifestado publicamente a sua alegria pela perspectiva de realização do referendo no Sahara Ocidental. Segundo a AFAPREDESA, foram torturados e os hospitais locais teriam recebido ordem para lhes recusar tratamento médico. A AFAPREDESA apela a todas as organizações de defesa dos direitos humanos a agir rapidamente para que seja posto fim às torturas e às detenções arbitrárias nas zonas ocupadas por Marrocos. «"Não pode haver resolução pacífica sem o total respeito pelos direitos do Homem no Sahara Ocidental", conclui o comunicado.

20.10.97
Campanha eleitoral no Sahara ocupado

Uma delegação ministerial conduzida pelo ministro do Interior marroquino, Driss Basri, que era acompanhado pelos ministros da Pesca, da Agricultura e das Minas, visitou os territórios ocupados.
A visita tinha por objectivo mobilizar a população para as próximas eleições regionais (24.10.97) e, em particular, sossegá-la após a concretização dos acordos de Houston. A delegação inaugurou diversas infraestruturas e colocou "primeiras pedras" em outros tantos investimentos prometidos. Deslocou-se a El Aiun, Bojador, Dakhla, Smara e, por fim, Goulimine, no sul de Marrocos. Em El Aiun, capital do Sahara Ocidental ocupado, a delegação encontrou-se com eleitos, chefes tradicionais (chioukhs), representantes de saharauis transfugas, dos jovens e das mulheres. No seu discurso, Basri enumerou as realizações importantes efectuadas na região e aquelas que estão em curso, prometeu novas e inúmeras vantagens económicas à população local. Ouviu longamente as queixas manifestadas pelos chefes tradicionais presentes, essencialmente centradas na falta de empregos e de habitações. Basri defendeu a ideia de que os acordos de Houston são favoráveis a Marrocos: "O processo de identificação terá em conta todos os indivíduos que tenham tido uma qualquer relação com o território, na base dos cinco critérios elaborados pela ONU", acrescentando que Marrocos mobilizar-se-á de Tanger a Lagouira para preparar o referendo" (agências EFE e AFP).

20.10.97
Resolução 1133 (1997) do Conselho de Segurança
(texto original em inglês)
O Conselho de Segurança prolonga o mandato da MINURSO até 20 de Abril de 1998, a fim de lhe permitir retomar o processo de identificação e decide reforçá-la com esse objectivo.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]