ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 36

01.-06.09.1997

 

 

30.08.97
Declaração marroquina

A. Filali, primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, declara em Lisboa, no seguimento do encontro com os representantes da Frente Polisario, que o seu país tomou parte nas conversações com um espírito de abertura e de optimismo. Acrescenta que o referendo será confirmativo da natureza marroquina do Sahara Ocidental "que é hoje marroquino e que continuará a sê-lo, pois é uma situação irrevogável".

03.09.97
Declaração argelina

A Argélia não está implicada no conflito do Sahara Ocidental, declara o presidente do parlamento argelino, Abdelkader Bin Saleh, em entrevista publicada pelo diário egípcio Al Ahram. Bin Saleh refere que se trata de um problema entre Marrocos e a RASD, que encontrará solução no respeito das resoluções da ONU e no reconhecimento do direito à autodeterminação do Povo Saharaui.

03.09.97
Negociações marroquino-saharauis

A próxima ronda de negociações entre marroquinos e saharauis terá lugar em Houston (Texas), nos EUA, entre 14 e 16 de Setembro. Os trabalhos decorrerão no Instituto Baker da Rice University de Houston.

05.09.97
Retirada de reconhecimento

A Libéria decidiu retirar o seu reconhecimento à RASD, anunciou numa conferência de Imprensa em Rabat o ministro dos Negócios Estrangeiros liberiano, Monie Captan. O ministro integra uma delegação governamental do seu país, chefiada pelo vice-presidente Enoch Dogolea Jn, em visita a Marrocos. A comitiva foi recebida pelo rei Hassan II.

Diplomacia
Senia Ahmed, que presidia a delegação saharaui presente ao 8º Congresso da Organização Panafricana das Mulheres, foi eleita no passado dia 5 de Agosto para o cargo de secretária para os Assuntos Sócios-Económicos do Secretariado-Geral daquela organização. A delegação saharaui deslocou-se depois a Madagascar onde teve encontros com diversas organizações políticas e governamentais. Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui, Bachir Mustapha Sayed, participou no dia 6 de Agosto nas festividades que assinalaram o dia nacional da Bolívia e, no dia 12 do mesmo mês, encontrou-se com o seu homólogo venezuelano.

Solidariedade
A presença de muitas centenas de crianças saharauis em férias estivais em Espanha e em Itália deram lugar à ocorrência de diversas manifestações públicas de solidariedade em ambos os países.

Notícias dos acampamentos de refugiados saharauis

Um camião que transportava diversos empregados do Ministério da Informação despistou-se no 05.08.97, na estrada que conduz aos campos de refugiados saharauis na região de Tinduf. Houve a lamentar um morto e diversos feridos.

Uma delegação da Universidade de Girona (Catalunha) visitou os acampamentos no início de Agosto. A deslocação teve como objectivo a assinatura de acordo entre aquela Universidade e as autoridades saharauis no âmbito da formação de quadros.

Sidi Mohamed Ahmednah Hama, jovem saharaui, conseguiu chegar no dia 10 de Agosto aos territórios libertados da RASD após ter empreendido a fuga do Sahara Ocidental ocupado.

NOVAS PUBLICAÇÕES

Sites a descobrir na INTERNET:


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]