ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 34-35

18.-31.08.1997

 

22.08.97
Greve em Dakhla

Os grevistas protestam contra o não pagamento pela empresa romena Contrasimex dos salários de dois meses. A empresa é responsável pela construção do novo porto cujos trabalhos tiveram início no passado mês de Abril. O diário marroquino que divulgou a notícia (Al-Ittihad Al-Ichtiraki) não precisa, no entanto, se os grevistas são saharauis, marroquinos ou romenos.

28.08.97
Negociações marroquino-saharauis

Fonte autorizada da Polisario em Argel declara que as negociações de Lisboa constituem um passo importante para a resolução do conflito, mas acrescentou que outros deveriam ser dados no futuro. Aquela fonte saharaui acrescentou que a Polisario faz plena confiança no Conselho de Segurança e no secretário-geral da ONU e que estava satisfeita com o desempenho levado a cabo por James Baker.
À sua chegada a Lisboa, o chefe da delegação da Frente Polisario, Mahfoud Ali Beiba, primeiro-ministro da RASD, manifestou a esperança de que as conversações possam conduzir à organização de um referendo e que permitam,finalmente, que a "paz impere"no Sahara Ocidental. O representante da Frente Polisario em Lisboa, Ahmed Salama Sidhamed, que integra a delegação, acrescentou que "o maior sonho do povo saharaui é o de recuperar a sua terra, a sua independência, a sua dignidade e os seus direitos. Desejou igualmente que as negociações possam conduzir "à aplicação integral do plano de paz" elaborado pelas Nações Unidas.

29.08.97
Quarta ronda de negociações marroquino-saharauis

As negociações «directas e secretas» sobre o Sahara Ocidental entre os representantes de Marrocos e da Frente Polisario recomeçaram no forte de S. Julião da Barra, em Oeiras, perto de Lisboa, cedidas especialmente para o efeito pelo Ministério da Defesa português.
A delegação saharaui integra os mesmos elementos que estiveram presentes na última ronda de conversações em Londres. A delegação que acompanha o primeiro-ministro marroquino é composta pelo embaixador Ahmed Snoussi, representante permanente de Marrocos junto da ONU, pelo general Adelaziz Bennani, comandante da região militar sul, coronel-major Mokhtar Zouhri, Dr. Aziz Hasbi, conselheiro jurídico, Brahim Boufous, governador junto do Ministério do Interior e pela Dra. Amal Zarrouck, do gabinete do primeiro-ministro. Acompanham o antigo secretário de Estado norte-americano James Baker o coordenador da MINURSO, Erik Jensen, os conselheiros Chester Crocker e John R. Bolton, bem como os representantes dos Estados observadores, Argélia e Mauritânia.
Os negociadores estão submetidos a um "silêncio absoluto" imposto por Baker. As negociações acabaram por prolongar-se por apenas um dia dado o rápido avanço dos trabalhos. As duas partes chegaram a acordo sobre o acantonamento dos efectivos militares e a libertação dos prisioneiros de guerra e detidos políticos, revelou o mediador da ONU.
No que diz respeito aos critérios de identificação dos votantes, Baker precisou que diversos obstáculos haviam já sido ultrapassados em anteriores conversações.
Uma nova ronda de conversações terá lugar entre 12 e 14 de Setembro nos Estados Unidos, em Houston. As conversações abordarão a questão do "código de conduta" a que se obrigarão as partes durante a campanha referendária. «Na prática, precisou Baker, este código de conduta estabelece 'quem é quem e quem faz o quê' na organização do referendo.
As negociações de Setembro, acrescentou Baker, serão a última etapa para se chegar a um acordo antes do termo do mandato da MINURSO. "Espero que tudo se resolva na próxima fase de negociações e que possa apresentar um relatório positivo ao Conselho de Segurança". A delegação saharaui declarou-se satisfeita com o desenrolar das negociações e com os resultados obtidos.

29 08.97
Encontro entre os primeiros-ministros marroquino e português

Os primeiros ministros marroquino e português encontraram-se em Lisboa, à margem das negociações entre Marrocos e a Frente Polisario.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]