ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 25

16.-22.06. 1997

 

 

Junho de 97
Direito da Pessoa

A Associação dos Juristas Canadianos pelo Respeito dos Direitos da Pessoa no Mundo (CLAIHR) publica um volumoso relatório sobre a visita de uma delegação internacional de juristas à Argélia e aos campos de refugiados saharauis, perto de Tinduf, realizada em Fevereiro e Março de 1997. A missão era presidida por Lorde Christopher Winchilsea, membro da Câmara dos Lordes Britânica, e constituída pelas seguintes personalidades: Ron Layburne, administrador da "Saharawan Aid Trust", da Grã-Bretanha; Dr. Wayne Smith, presidente da "Friendship Force" dos EUA; senador J.A. LeMaistre, de Jersey; James Earl Carter III, do Carter Center, de Atlanta (EUA); Peter E. Tyrer, presidente da "Action for Peoples in Conflict", da Grã-Bretanha; e Lawrence E. Thacker, advogado e membro do CLAIHR (o relatório, redigido em inglês, estará em breve disponível em francês).

16.06.97
Marrocos aceita participar nas negociações directas em Lisboa promovidas pelo representante pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental e antigo secretário de Estado norte-americano, James Baker. A notícia é divulgada por um despacho da Reuter citando um diplomata marroquino não deseja ser identificado.

16.06.97
Ajuda humanitária

A União Europeia renova a sua ajuda humanitária aos refugiados saharauis para 1997. O montante da ajuda é da ordem dos 7 milhões de Ecus, igual ao disponibilizado no ano anterior.

16.06.97
Retirada de reconhecimento

O Togo retira o seu reconhecimento de jure à RASD, anuncia o ministro togolês dos Negócios Estrangeiros. O reconhecimento da RASD pelo Togo datava de Março de 1976.

17.06.97
Uma delegação saharaui, chefiada pelo Khatry Addouh, ministro de Informação da RASD, participa na 8 º Conferência de Ministros Africanos da Informação que tem lugar no Cairo.

17.06.97
Austria: declaração

O secretário para os Assuntos Internacionais do Partido Social-Democrata, Albrecht Koecny, declara que, após os encontros de Londres, era chegado o tempo de que o processo de paz no Sahara Ocidental saísse do impasse. Em nome do seu partido, saudou os "esforços coroados de sucesso do enviado especial James Baker". "No entanto - acrescentou - o caminho para uma paz durável no Sahara Ocidental encontra-se ainda barrado por inúmeros obstáculos". Mas a vontade de cooperar manifestada pelas duas partes permite, segundo Albrecht Koecny, de novo esperar a resolução do conflito. "A participação das Nações Unidas e dos seus países membros será decisiva e a Áustria pode e deve também aportar a sua contribuição" - concluiu.

19.06.97
Conselho de Segurança

Após ter apreciado o relatório do sub-secretário para os Assuntos Políticos da ONU, Kieran Prendergast, o Conselho de Segurança exprime a sua satisfação pelo desenrolar das conversações de Londres, em particular o facto de as duas partes aceitarem negociações directas sob a égide das Nações Unidas, representada na pessoa de James Baker.

Solidariedade
É fundada em Rimini, Itália, uma nova associação de solidariedade com o Povo Saharaui. As actividades da nova associação, que toma o nome de Hammada, centrar-se-ão nos domínios sociais e culturais. Durante o mês de Agosto a associação levará a cena uma peça de teatro com crianças saharauis que todos os anos são acolhidas em Rimini na época de Verão. O projecto terá continuação nos acampamentos de refugiados no próximo mês de Dezembro. O projecto tem por base as tradições culturais saharauis e italianas e utliza como suportes o texto, a música e o canto.

Notícias dos campos de refugiados e das zonas ocupadas da RASD

Por ocasião da realização das eleições autárquicas marroquinas, que decorrem também nos territórios do sahara Ocidental ocupados por Marrocos, têm lugar em El Aiun, no dia 12.06.97, manifestações de protesto. Partidários da independência percorrem as ruas da capital ocupada do Sahara Ocidental empunhando bandeiras da RASD e gritando palavras de ordem favoráveis á Frente Polisario e hóstis à ocupação marroquina.

No dia da efeméride do 22 º aniversário da morte de Roque Dalton, o Conselho de Cooperação Cultural e Científico do Salvador decide entregar à RASD a medalha Roque Dalton, pela sua luta por um Estado livre e soberano.

NOVAS PUBLICAÇÕES

Novo na INTERNET

Proximamente
Conferência Internacional de Apoio ao Plano de Paz no Sahara Ocidental, 25-28.09.1997, acampamentos de refugiados saharauis, Tinduf (Informações: Asociacion Amigos del Pueblo Saharaui, Madrid, tel./fax +34 1 531 28 29) .


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]