ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 24

09.-15.06. 1997

 

 

09.06.97
Comemoração do Dia dos Mártires

A data, comemorada em todos os campos de refugiados, evoca os mártires caídos em combate pela libertação do território nacional e coincide em termos de calendário com o dia em que morreu no campo de batalha o fundador da Frente Polisario El Ouali Mustapha Sayed.

11.06.97
Encontros de Londres I

James Baker encontra-se em quatro reuniões sucessivas de duas horas com as delegações marroquina, saharaui, argelina e mauritana. Os encontros têm lugar em Carlton House, 1 Carlton Gardens. Abdelatif Filali, primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos dirige a delegação do seu país. Integram-na ainda Ahmed Snoussi, embaixador junto das Nações Unidas e Khalil Haddaoui, embaixador de Marrocos no Reino Unido. Bachir Mustapha Sayed, ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD, dirige a delegação saharaui e acompanham-no Ahmed Boujhari, representante da Frente Polisario na ONU, Mohamed Khaddad, responsável saharaui junto da MINURSO, Brahim Mokhtar e Bachir Sghaïr, representantes do movimento de libertação saharaui na Grã-Bretanha a na Alemanha. O ministro de Negócios Estrangeiros Ahmed Attaf dirige a delegação argelina, enquanto que Ahmed ould Minnih, ministro junto da Presidência, representa a Mauritânia.
Em entrevista concedida a uma televisão britânica antes dos encontros terem lugar, Bachir Mustapha Sayed reafirmou, uma vez mais, que o objectivo saharaui é conseguir a independência nacional e um acordo de boa vizinhança com Marrocos..

12.06.97
Encontros de Londres II

Baker, após ter ouvido pela manhã, uma vez mais, os representantes de Marrocos e da Frente Polisario, torna público as suas conclusões: "O Plano de Paz não pode ser posto em prática sem que haja discussão directa entre as partes". O antigo secretário de Estado norte-americano mostra-se optimista mas prudente.
Revela que tanto Marrocos como a Frente Polisario estão dispostos a fazer concessões mas que não está em discussão qualquer tipo de autonomia em relação ao Sahara Ocidental. Marrocos afirma-se disponível para retirar entre 50 a 60.000 pedidos de registos (Marrocos solicitou que 181.000 pessoas viessem a ser incluídas nos cadernos eleitorais, 142.000 das quais não figuram no recenseamento espanhol de 1974. Deste montante, 42.000 foram instalados no Sahara Ocidental, mas 100.000 continuam a residir em Marrocos).
A Polisario está de acordo quanto ao retomar do processo de identificação mas mantém reservas quanto aos critérios de identificação).
O secretário-geral da ONU convoca no próprio dia marroquinos e saharauis para negociações em Lisboa, entre 23 e 25 de Junho, desta vez, e pela primeira vez sob os auspícios das Nações Unidas, directas. Kofi Annan concede até ao dia 17 de Junho a confirmação de presença para o encontro de ambas as partes. Argelinos e mauritanos far-se-ão representar na qualidade de observadores. O objectivo dos encontros de Lisboa será de passar em revista os inúmeros obstáculos que se colocam à aplicação do Plano de Paz e encontrar a forma de os ultrapassar. As conversações serão totalmente confidenciais e deverão conduzir a um acordo global.
A resposta saharaui é pronta e positiva (declaração de Bachir Mustapha Sayed). Segundo uma fonte oficial marroquina citada pela MAP , "é considerado pertinente realizar nos próximos dias 23 et 24 de Junho contactos privados de natureza técnica com vista a encontrar uma via para resolver os problemas colocados pela outra parte..."
O Ministério dos Negócios Estrangeiros português confirma no fim do dia que a reunião realizar-se-à de 23 a 25 de Junho no forte de S. Julião da Barra, uma fortaleza dependente do Ministério da Defesa, situada sobre o rio Tejo, a cerca de 15 quilómetros de Lisboa.

13.06.97
Solidariedade

Tem lugar em Berriz, Biskaia, um torneio de pelota basca com o objectivo de recolher fundos para a estadia das crianças saharauis que este Verão passarão férias naquela localidade.

Notícias campos de refugiados e das zonas ocupadas do Sahara Ocidental

Diplomacia O primeiro-ministro saharaui, Mafud Ali Beiba, envia uma mensagem a Lionel Jospin felicitando-o pela sua vitória e do PS nas recentes eleições. Na carta que dirige a Jospin, Ali Beiba lembra ao novo primeiro-ministro francês o papel decisivo que a França pode jogar na restauração da paz no Magrebe. O ministro dos Negócios Estangeiros saharaui, Bachir Mustapha Sayed, felicitou igualmente o seu homólogo francês.

Novo embaixador Habib Boukhreis apresenta ao presidente das Maurícias as cartas que o acreditam como embaixador extraordinário e plenipotenciário da RASD.

Fim do ano escolar São muitas centenas de crianças saharauis que não poderão este ano gozar férias junto ao mar ou em zonas de forte vegetação. Terão que suportar temperaturas de 48-50º durante dois ou três meses. Actividades culturais, recreativas e desportivas estão já programadas nos acampamentos de refugiados e nas zonas libertadas da RASD para todos aqueles que não tem a oportunidade de ir passar férias no continente europeu.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]