ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 10

03.-09.03 1997

 

27.02.97
Festa nacional saharaui

O 21º aniversário da proclamação da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) foi celebrado com entusiasmo nos campos de refugiados saharauis. Presentes uma delegação argelina, que integrava o ministro dos antigos combatentes e o secretário-geral da FLN, representantes de muitas ONG's estrangeiras e comités de apoio ao povo saharaui. Na ocasião, o presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, declarou que "A República Saharaui é hoje uma realidade incontornável tanto no plano regional como internacional», afirmando que «o povo saharaui tem capacidade para defender os seus direitos e que recusa de forma categórica a ocupação dos seus territórios". Mohamed Abdelaziz referiu que estava "pronto a entabular um diálogo sério com o governo marroquino sob a égide da ONU, num país neutro e na presença de observadores internacionais credíveis". O ministro argelino dos antigos combatentes, Saïd Abadou, sublinhou que "a Argélia continuava fiel ao seu apoio, aos seus princípios e ao seu empenhamento em promover a legítima reivindicação do povo saharaui" e que "encorajava os contactos directos entre a Frente Polisario e Marrocos".

01.03.97
Liberdade para Mohamed Daddach

A secção de Direitos Humanos da coordenação europeia de apoio ao povo saharaui, com sede em Genebra, lança uma campanha internacional pela libertação de Mohamed Daddach, encarcerado em Marrocos há 20 anos (INFORMAÇÕES - PARTICIPAÇÃO, ingles o frances)

03.03.97
Discurso do trono

Por ocasião do 36º aniversário da sua subida ao trono, Hassan II declara a propósito da questão do Sahara Ocidental: "Durante o ano que findou, sempre procurámos manter-vos informados dos nossos esforços com vista a facilitar a aplicação do plano das Nações Unidas relativo à organização de um referendo nas nossas Províncias Saharianas. Esses esforços não negligenciaram nenhuma possibilidade que tivesse podido acelerar as operações de identificação e a aplicação rápida desse plano. Infelizmente, face às iniciativas que manifestavam a boa vontade de Marrocos, a outra parte opôs quase sempre tergiversações, compassos de espera e uma implacável obstinação em sabotar toda a evolução que conduzisse à resolução definitiva deste problema artificial. De todo o modo, e como o fizémos saber em diversas ocasiões, Marrocos continuará a manter a porta aberta. Adere sem reservas ao plano traçado pelo Conselho de Segurança, e está disposto a cooperar leal e activamente nesse quadro. Ninguém o poderá demover do seu objectivo, que é fazer fracassar todas as tentativas que visem perturbar a sua serenidade. Aberto a todos os seus filhos, sabe que o essencial das suas preocupações, sejam eles do Norte ou do Sul, é continuar a construir o seu futuro, orgulhosos da nação que os acolhe no seu seio e que, na hora própria, sabe mostrar-se clemente e misericordiosa."

04.03.97
James Baker no Sahara Ocidental?
Kofi Annan, o novo secretário-geral das Nações Unidas, tem a intenção de nomear James A. Baker, ex-secretário de Estado norte-americano, como representante especial da ONU para o Sahara Ocidental. O Washinton Post, relatando a notícia, comenta que "Annan pensa ter necessidade de uma alta individualidade para sublinhar a importância que concede ao problema".

05.03.97
México não volta atrás

De visita a Rabat, o coordenador da Comissão de Negócios Estrangeiros do Senado mexicano declara que «a posição do México sobre o Sahara Ocidental não se alterará». O México reconheceu a RASD em 1979. A imprensa marroquina tinha anunciado, alguns dias antes, uma evenntual retirada do reconhecimento.

05.03.97
Kofi Annan reune com embaixador marroquino

Kofi Annan recebe o embaixador de Marrocos junto da ONU, Ahmed Snoussi, devendo encontrar-se proximamente com Bachir Mustapha Sayed, ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD.

06.03.97
Presidente italiano visita Marrocos

L. Scalfaro, presidente da república da Itália, efectuará uma visita oficial a Marrocos a partir do próximo dia 18 de Março.

06.03.97
União da Juventude Saharaui

De visita a Espanha, o responsável pelas relações internacionais da organização da juventude saharaui - UJSARIO - assina um acordo de cooperação com o Conselho da Juventude de Castilha e Leon. O acordo reafirma o apoio e a solidariedade, anuncia o lançamento de um programa de intercâmbios entre as duas organizações, estabelece várias campanhas de sensibilização sobre o conflito do Sahara Ocidental e um programa de ajuda humanitária. A UJSARIO integra o comité preparatório do 14º Festival da Juventude e dos Estudantes, que terá lugar de 25 de Julho a 5 de Agosto.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]