ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 04

20.-26.01 1997

 

16.01.97
"Comissão dos 24"

Em mensagem dirigida à comissão especial encarregada da descolonização (órgão da 4.º comissão da Assembleia Geral), o novo secretário-geral da ONU sublinha, em particular, a necessidade de apoiar a MINURSO na execução do seu mandato relativamente à descolonização do Sahara Ocidental.

17.- 19.01.97
Congresso da ECOSY

O 3.º Congresso europeu das Juventudes Socialistas, reunido em Estrasburgo, adopta uma resolução proposta pela JS de Portugal. Nela se afirma:
A ECOSY reafirma o seu apoio ao legítimo direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência. Denuncia as dificuldades que impedem uma solução política e apela à Comunidade Internacional, ONU, OUA e União Europeia a:

19.-21.01.97
Reactivar a ONU

A visita à Suiça do coordenador saharaui com a MINURSO, Bachir Mustapha Sayed, terá tido como objectivo apelar aos bons ofícios do governo suiço para uma eventual mediação e procura de um local para o prosseguimento do diálogo directo entre as duas partes do conflito. As autoridades suiças terão manifestado a sua disponibilidade em estudar a questão.
Em declarações prestadas aos órgãos de Comunicação Social, Bachir Mustapha Sayed precisou algumas questões relacionadas com os encontros que tiveram lugar com Marrocos em Setembro passado. O coordenador saharaui é de opinião que existe uma verdadeira vontade de diálogo por parte do lado marroquino, confirmado pela própria implicação do príncipe herdeiro nas negociações. Este diálogo deveria prosseguir com base em documentos com propostas escritas, o que constitui, segundo sublinhou, um elemento verdadeiramente novo em relação ao passado. O saharauis vêm nestas propostas uma nota de esperança, embora estejam conscientes de que a táctica de Marrocos consista em prolongar indefinidamente o cessar-fogo, neutralizar as pressões internacionais sobre si exercidas, adormecer a Frente Polisario e neutralizar os reconhecimentos da RASD. Um novo encontro, ainda que tivesse sido anunciado, não veio a ter lugar até agora por falta de um mediador e de um local neutro para a sua realização.
A curto prazo, trata-se de reactivar o desempenho da ONU. O seu novo secretário-geral manifestou vontade de querer fazer avançar as coisas. Os saharauis pedem a Kofi Annan, com quem se encontrarão em meados de Fevereiro, a reorganização da MINURSO e o termo da influência marroquina sobre ela exercida. A ONU deve continuar empenhada no processo de paz e a ser responsável pelo dossier. Os saharauis procuram apoios para que as negociações possam prosseguir em condições satisfatórias.

24.01.97
Regionalização

O primeiro-ministo marroquino remete ao Parlamento o projecto de lei da regionalização, no seguimento do resultado do referendo constitucional de 13 de Setembro do ano passado.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]