ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 02

06.-12.01 1997

 

06-07.01.97
A propósito da democracia em Marrocos

Organizado pela Fundação Abderrahim Bouabid e presidido pelo príncipe herdeiro Sidi Mohamed, teve lugar em Rabat um colóquio sobre as transições democráticas no mundo. No discurso que proferiu na abertura do colóquio o príncipe herdeiro condicionou o avanço democrático ao respeito por aquilo que definiu serem os "valores sagrados do nosso povo", uma alusão aos dois pilares do regime: a monarquia e a integridade territorial, incluindo o Sahara Ocidental.
John Waterbury, autor do livro "O Comandante de Crentes", uma obra de análise política muito crítica em relação a Marrocos editada em França em 1975 (PUF), participou na reunião. Em entrevista concedida à agência EFE o especialista norte-americano em ciência política manifesta a opinião de que Marrocos modificou-se, passando de uma "cultura de repressão" a uma "cultura de gestão". "Antigamente governava-se unicamente pela força. Uma força que se queria bastante visível. Actualmente governa-se através de gestores que não têm necessidade de utilizar a força. A monarquia não é posta em questão".

09.01.97
Declaração britânica

Em visita oficial à Tunisia o Secretário de Estado do Foreign Office (Negócios Estrangeiros) declara estar preocupado perante «a falta de progressos» na questão do Sahara Ocidental. Jeremy Hanley saudou a iniciativa do rei de Marrocos de estabelecer encontros directos com a Frente Polisario e afirmou estar consciente dos efeitos negativos que o conflito do Sahara Ocidental traz ao conjunto da região.

NOVAS PUBLICAÇÕES

Hassan's heir prepares to take reins of power, Varadarajan Tunku. The Times, London, 28.12.96, p. 16.


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]