<

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 51

16.-22.12. 1996

 

Os títulos


Espionagem

ONU e Secretaria de Estado dos EUA têm novos responsáveis

Descentralização

Diversão

16.12.96
Espionagem

Um sueco de origem marroquina, com 52 anos de idade, que residia na Suécia há já 30 anos, foi condenado a 8 meses de prisão por ter espiado opositores marroquinos a residir no país. O referido cidadão reconheceu-se culpado de ter transmitido às autoridades marroquinas informações sobre as acitividades dos marroquinos simpatizantes da causa saharaui e da Frente Polisario.

18.12.96
ONU e Secretaria de Estado dos EUA têm novos responsáveis

A nomeação da senhora Albright para o cargo de Secretário de Estado dos EUA pode - segundo a agência espanhola EFE - dar lugar a algumas alterações na política externa norte-americana. A senhora Albright no período em que representava os EUA no Conselho de Segurança acusou por diversas vezes Marrocos de bloquear o precesso referendário no Sahara Ocidental.
Por seu lado, o novo Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, do Gana, eleito para substituir o egípcio Butros-Ghali, respondendo a uma pergunta colocada por um jornalista se iria empenhar-se pessoalmente para que o referendo no Sahara Ocidental possa ter lugar, respondeu: «Se isso for necessário, empenhar-me-ei pessoalmente. Durante os últimos meses deram-se alguns progressos, já que tiveram lugar encontros directos entre as duas partes. Devemos fazer com que esses progressos prossigam e, naturalmente, a minha implicação pessoal não está posta de parte».

18.12.96
Descentralização

O governo marroquino adoptou o projecto-lei sobre descentralização, que prevê a criação de 16 regiões, cada uma delas governada por um conselho regional eleito por seis anos. O projecto será submetido em breve ao Parlamento. O Sahara Ocidental, segundo o projecto, surge dividido em três regiões: Goulimine-Smara, El Aiun-Bojador e Ued Eddahab.

18.12.96
Diversão

Pela primeira vez as autoridades de ocupação do Sahara Ocidental resolvem organizar aquilo que designam por uma semana social, cultural e económica. Lugar das festividades: El Aiun. Anunciam, para o dia 24 de Fevereiro, uma grande maratona de 400 dromedários que, dizem, deverá ser a a mais importante manifestação do género a nível mundial. As datas, curiosamente e por casualidade, coincidem com o 21.ª aniversário da proclamação da República Árabe Saharaui Democrática (R.A.S.D.)

 

Novas publicações


[SOMARIO actualidades semanais] [Western Sahara Homepage]