ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 47

18.-24.11. 1996

 

Os Títulos


Munique: sucesso de uma exposição

Espionagem

22.™ Conferência Europeia de Coordenação do Apoio ao Povo Saharaui

Declaração argelina

Desenvolvimento das minas de fosfatos de Bu-Craa

Delegação do parlamento andino em Marrocos

Prisioneiros de guerra


10.11.96
Munique: sucesso de uma exposição

A exposição sobre o Sahara Ocidental, inicialmente prevista para decorrer entre 25 de Setembro e 27 de Outubro, teve que prolongar por 15 dias a sua abertura para responder aos muitos visitantes que a ela acorreram. Mais de 3000 pessoas, em que se incluíam muitos alunos acompanhados pelos seus professores, visitaram o certame. Os organizadores, as associações GFSV e Kula, de Munique, estudam a possibilidade de a exposição poder ser apresentada igualmente no museu etnográfico de Berlim.

13.11.96
Espionagem

Um cidadão sueco de ascendência marroquina foi julgado em Goeteborg, Suécia, acusado de ter denunciado simpatizantes da Frente Polisario no país. O acusado utilizava os canais diplomáticos da embaixada de Marrocos na Suécia para transmitir as suas informações (Reuter).

15-17.11.96
22.™ Conferência Europeia de Coordenação do Apoio ao Povo Saharaui

A 22.™ Conferência Europeia de Coordenação do Apoio ao Povo Saharaui conheceu uma enorme afluência de participantes e obteve um enorme sucesso, tendo decorrido num momento crucial para a evolução do conflito - após o fracasso dos primeiros contactos marroquino-saharauis e na véspera do Conselho de Segurança decidir sobre a continuação da missão da ONU - e num país que tem particulares responsabilidades no conflito, a Espanha.

Na sessão de abertura, o presidente do Parlamento da Catalunha e o presidente da Camara de Sabadel reiteraram a sua solidariedade para com o povo saharaui.

Bachir Mustafa Sayed, que presidia à delegação da Frente Polisario à Conferência, insistiu sobre a necessidade de pressões internacionais que levem Marrocos a uma postura franca e séria, acrescentando "ser pouco provável que Rabat se empenhe num verdadeiro diálogo". "Nessas condições, o retorno à lógica das armas é quase inevitável. Os amigos dos saharauis devem mobilizar-se para fazer compreender a uma opinião pública hostil à violência a legitimidade do povo saharaui no regresso à luta armada".

Sobre o diálogo, Bachir sublinhou que a "estratégia de Rabat continua a ser sempre a mesma: fazer parecer que se empenha no diálogo apenas para ganhar tempo, procurando apontar a responsabilidade pela falta de progressos à parte saharaui".

Entre os 250 participantes de muitos países da Europa, assim do México, Argélia e Japão, saliente-se a importante delegação dos EUA, que integrava personalidades de grande valor e notoriedade, como John R. Bolton, ex-vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e ex-vice ministro da Justiça do Governo norte-americano, o ex-embaixador Frank Ruddy e numerosos juristas especializados em direito internacional que participaram na fundação de uma Associação Internacional de Juristas para o Sahara Ocidental.

A conferência aprovou uma declaração final ( em francês / em espagnol) que resume as conclusões dos diferentes grupos de trabalho, as opções quanto ao futuro, assim como uma série de recomendações e apelos.

17.11.96
Declaração argelina

O diálogo directo entre Marrocos e a Frente Polisario constitui "uma evolução muito favorável", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argelino numa entrevista radiofónica, acrescentando que "o diálogo é também o instrumento privilegiado para a resolução deste conflito". O ministro Attaf exprimiu-se positivamente sobre o projecto de resolução que será submetido ao Conselho de Segurança, segunda-feira dia 25 de Novembro.

18.11.96
Desenvolvimento das minas de fosfatos de Bu-Craa

As autoridades marroquinas preparam a construção de uma cidade perto das minas de fosfatos de Bu-Craa, no Sahara Ocidental ocupado, a cerca de 100 km da capital, El Aiun. A construção desta nova cidade, que terá o nome de "Al Ouarda" (a Unidade) está prevista para os próximos quatros anos. Dois mil habitantes serão instalados em 400 habitações. Actualmente, a generalidade dos operários das minas reside em El Aiun.
Trinta por cento das acções da Sociedade de Exploração Mineira Fosbucraa estão nas mãos do Instituto Nacional Espanhol da Industria que, em 1991, investiu 7.500 milhões de pesetas, enquanto os restantes 70% das acções pertencem ao Estado marroquino através do Office Chérifien des Phosphates. Os fosfatos representam o primeiro produto de exportação marroquino e a terceira fonte de captação de divisas do país, depois das remessas dos emigrantes e das receitas do turismo (EFE).

19.11.96
Delegação do parlamento andino em Marrocos

Uma delegação do Parlamento andino, composta por três elementos e presidida pelo colombiano Turbay Quintero, visitou durante quatro dias Marrocos. A delegação teve encontros com os diferentes grupos parlamentares marroquinos, que solicitaram que defendessem perante o Parlamento andino as teses marroquinas sobre o Sahara Ocidental. O Grupo andino integra o Peru, Venezuela, Colombia, Bolívia e o Equador, todos países que reconheceram já a República Saharaui (EFE).

20.11.96
Prisioneiros de guerra

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) anunciou que cerca de 1920 presos de guerra marroquinos estão ainda detidos pela Frente Polisario, a maior parte deles desde há mais de 15 anos. No decorrer de três missões realizadas nos onze últimos meses, o CICV pode visitar a maior parte desses prisioneiros. A última visita teve lugar de 28 de Outubro a 9 de Novembro, durante a qual puderam ser visitados 847 presos marroquinos.

Nova homepage na Internet

<http://www1.sa.omnes.net/emrasd/> é a "homepage" da embaixada da RASD na Venezuela.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais [Western Sahara Homepage]