SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2007

original:frances

SEMANAS 03 -04
14.01. - 26.01.07

 

•    RASD
•    TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS
•    RECURSOS NATURAIS
•    REFERENDO
•    MARROCOS
•    AJUDA HUMANITÁRIA
•    SOLIDARIEDADE
•    EM BREVE
•    INTERNET
•    NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD

15.01.07, Equador
O presidente saharaui Mohamed Abdelaziz, assistiu à investidura do novo presidente do Equador, Rafael Correa, em Quito. Durante a sua estadia, o líder saharaui teve a oportunidade de se reunir com representantes de organizações equatorianas de defesa dos direitos humanos, que têm a intenção de constituir uma organização de solidariedade com a causa do saharaui e organizar uma missão sul-americana de observação da situação dos direitos humanos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental. [SPS]

23.01.07, declaração
Em entrevista ao diário do Panamá
El Siglo digital, o presidente saharaui afirmou que o Panamá, enquanto membro do Conselho de Segurança da ONU desde o início do ano, poderá contribuir para se encontrar uma solução para o conflito do Sahara Ocidental. Apelou à ONU a aplicar as medidas que obrigam Marrocos a respeitar os seus compromissos. Lembrou também que o Panamá foi o primeiro país latino-americano a reconhecer a RASD em 1978.

20-25.01.07, 7.º Fórum social mundial
Uma importante delegação saharaui participou no 7.º Fórum social mundial em Nairobi. A sua presença foi bem marcante na marcha de solidariedade com África na abertura do Fórum, tendo o seu stand de informação e as actuações musicais do grupo Estrella Polisaria suscitado enorme interesse. Os diversos aspectos da questão do Sahara Ocidental foram tratadas em diferentes ateliers e grupos de trabalho: as violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado e o direito à autodeterminação do povo saharaui. 
[Fotos] [Video]
A Plataforma Parlamentar do Fórum aprovou por unanimidade uma moção de apoio à autodeterminação do povo saharaui e à aplicação imediata das resoluções da ONU, assim como a realização de um referendo livre e justo.
Um grupo de marroquinos e de transfugas de origem saharaui tentar impedir as discussões, tal como já têm tentado em outras ocasiões.
[Lettre de protestation au FSM]

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

12.01.07, Taghjijt, Sul de Marrocos
Dois cidadãos saharauis, Hassan Bachir Mohamed Boufi e Mohamed Houssein Brahim Erjdal, são presos e interrogados. São acusados de serem os instigadores das manifestações que tiveram lugar recentemente nesta localidade e os autores de graffitis a favor da independência do Sahara Ocidental. [SPS]

13.01.07, Aoueinat, Sul de Marrocos
Uma manifestação independentista é dispersa pela polícia com grande brutalidade nesta localidade próxima de Goulimine. A repressão policial causou inúmeros feridos.
[AmbRASD Alger

13.01.07, El-Ayoun
Inscrições independentistas surgem nas paredes próximas da casa da família de Lembarki por ocasião do primeiro aniversário do enterro de Hamdi Lembarki, assassinado pela polícia em Outubro de 2005.

15.01.07, processo
Naama Asfari, preso a 5 de Janeiro, e em liberdade provisória desde o dia 12   é condenado a dois meses de prisão e a uma multa de 500 dhs (45 euros). Um grande número de polícias vindos de El-Ayoun a bordo de duas dezenas de minibuses impediram que se realizasse qualquer manifestação e barraram as vias de acesso ao tribunal. Quatro observadores internacionais, Daniel Voguet, advogado francês, Ines Miranda e Simplicio del Rosario, advogados espanhóis mandatados pelo Conselho geral de magistratura, e Nicola Quatrano, magistrado no tribunal de Nápoles, mandatado pela municipalidade da cidade, assistiram ao processo.
[Relatorio em italiano]

15.01.07, Agadir
O preso político saharaui, Lefkir Lahcen, encarcerado em Inezgane (Marrocos), condenado a 3 de Novembro de 2006 a três anos de prisão, foi absolvido após ter entreposto recurso.

15-19.01.07, Ali Salem Tamek na Alemanha
Convidado pela Gesellschaft fuer bedrohte Voelker (Sociedade pelos povos ameaçados), o activista saharaui manteve durante a sua estadia em Berlim vários encontros com o responsável das relações internacionais do SPD, Achim Post, com os porta-vozes do grupo parlamentar socialista da comissão dos Direitos Humanos e da Ajuda Humanitária, Christoph Straesser, e da Cooperação e Desenvolvimento, Gabriele Groneberg, assim como com o vice-presidente do grupo parlamentar dos Verdes, Hans-Christian Stroebele. Ali Salem Tamek foi recebido no ministério dos Negócios Estrangeiros pela directora do Departamento do Médio Oriente e do Magreb árabe, Sabine Sparwasser.

A Gesellschaft für bedrohte Voelker publicou um relatório detalhado sobre as violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental em 2006. Exigiu de Marrocos a "libertação imediata e sem condições dos presos políticos saharauis". Apelou igualmente ao alargamento das prerrogativas da Minurso, para que seja incluída, nomeadamente, a protecção dos cidadãos saharauis.
[Presse Mitteilung] [Press Release]

17.01.07, Entrevista
A coordenadora da missão de observação ao Sahara Ocidental do Conselho geral da Magistratura espanhola, advogada Ines Miranda, em entrevista ao diário espanhol ABC, acusa Marrocos de empurrar os jovens saharauis para o exílio. Ines Miranda cita o exemplo de um jovem saharaui preso e torturado em El-Ayoun na sequência de uma concentração organizada recentemente por activistas saharauis para celebrar o dia internacional dos Direitos do Homem. A advogada refere que a polícia marroquina propôs ao jovem ou colaborar com a polícia, ou partir numa barcaça para as ilhas Canárias, prometendo-lhe, caso escolhesse esta opção, facilitar-lhe a viagem.
[ABC, 17.01.07]

19.01.07, repressão
Na Prisão Negra de El-Ayoun, vários presos políticos saharauis, em particular Brahim Sabbar e Ahmed Sbai, são agredidos e espancados pelos guardas prisionais. Algemados, são encarcerados em células junto a presos de direito comum. Os seus bens pessoais são confiscados. As suas famílias não obtiveram informações sobre a sua condição. Os presos políticos saharauis desencadearam uma greve da fome para denunciar esta agressão e reclamar protecção.
[ASVDH]
Ali Salem Tamek, a partir de Bruxelas, onde é recebido no Parlamento e pela ONG  "Solidarité Socialiste", lança um apelo a favor dos presos políticos saharauis.

20.-21.01.07, Smara.
Durante manifestações contra a ocupação marroquina, quatro pessoas são detidas, interrogadas, levadas para o exterior da cidade, vendadas e abandonadas nos subúrbios.

20.-21.01.07, El-Ayoun
No decorrer do primeiro congresso regional do partido marroquino USFP, têm lugar manifestações nos bairros saharauis, surgem graffitis pintados nos muros, bandeiras saharauis são hasteadas e panfletos apelando à independência são distribuídos aos congressistas.

Minas
O número de vítimas de minas continua a aumentar. Na quinta-feira, 18 de Janeiro de 2007, o deputado Mohamed Lamine ould Elkori ould Lamghaimad, membro da Câmara de conselheiros, morreu na sequência da explosão de uma mina na região de Bakari. Também Mohamed ould Khatri ould Eljoumani, presidente da comuna de Gueltat Zemmour, membro do CORCAS, morreu igualmente em consequência da explosão de uma mina na região de Bir Nzarane, na segunda-feira 22 de Janeiro de 2007. No mesmo dia, uma menina saharaui de 9 anos, Nora ment Brahim Lahmar, morre devido à explosão de uma outra mina na região de Haouza, enquanto que o seu irmão é transferido para o hospital em estado muito crítico.[ASVDH]

23.01.07, El-Ayoun
O Tribunal de Apelação de El-Ayoun adiou uma vez mais o julgamento de Sabbar Brahim, secretário-geral da ASVDH, de Sbai Ahmed, membro do conselho de coordenação e de Loumadi Abdessalam. O julgamento ficou agora marcado para 6 de Fevereiro de 2007.
Agentes da polícia marroquina detiveram recentemente Ahmed Lbachra, um jovem saharaui residente em Espanha, em visita à família no Sahara Ocidental. À  sua chegada ao aeroporto de El-Ayoun, a polícia deteve-o e confiscou-lhe o passaporte. Lbachra é acusado de ter participado numa manifestação de solidariedade com o povo saharaui em Madrid no ano de 2006. [ASVDH]

RECURSOS NATURAIS

Noruega - Investigações
A jornalista norueguesa independente Erik Hagen publicou quatro artigos que revelam as implicações de empresas norueguesas na comercialização de recursos haliêuticos oriundos do Sahara Ocidental, quando o governo da Noruega não reconhece a anexação do Sahara Ocidental por Marrocos e reprovou sempre qualquer tipo de cooperação económica com o território ocupado e a própria opinião pública norueguesa é muito sensível aos aspectos éticos do comércio. Entre os exemplos citados por Erik Hagen, contam-se importações relativamente importantes de óleo de peixe com proveniência do Sahara Ocidental, que prosseguem com a mercadoria declarada como de «origem desconhecida».
[Norwatch 1] [Norwatch 2]
Também uma pequena empresa norueguesa tem servido de intermediária entre a indústria marroquina de pesca no Sahara Ocidental e diversos compradores no mercado mundial.
[Norwatch 3]
A construção de uma fábrica norueguesa de transformação de peixe em El-Ayoun foi impedida em 2005 devido à intervenção do ministério norueguês dos Negócios Estrangeiros. Ela viria a ser construída em Marrocos mas os protagonistas do projecto não revelam a origem da matéria-prima utilizada. [Norwatch 4]
[Norwatch é uma agência de imprensa independente cujo objectivo é o de vigiar e acompanhar as empresas norueguesas que se estabelecem em países em vias de desenvolvimento. a Norwatch pretende assegurar que, nas actividades que exercem, essas empresas respeitam os direitos do homem e os direitos sindicais fundamentais, assim como as exigências relativas ao Ambiente e à Segurança]

REFERENDO

21-22.01.07, Argélia-Portugal
Numa declaração conjunta divulgada no termo da visita do primeiro-ministro português José Socrates a Argel, as duas partes, a propósito do Sahara Ocidental, reafirmam «a sua defesa de uma solução justa, definitiva e mutuamente aceite do conflito, no quadro da legalidade internacional e das resoluções pertinentes das Nações Unidas, que consagram o direito à autodeterminação do povo saharaui».
[Déclaration commune]

23.01.07, Espanha
O Partido Popular do País Basco apresentou ao parlamento basco um projecto de moção onde se apela ao governo central a "implicar-se" a nível internacional durante o corrente ano na defesa da realização de um referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental. [SPS]

24.01.07, Parlamento europeu
Intervindo na Comissão de Negócios Estrangeiros do PE (Parlamento Europeu), a comissária europeia das relações exteriores, Benita Ferrero-Walder, advertiu Marrocos que deveria evitar as críticas sobre o seu respeito pelos direitos humanos no Sahara Ocidental. Acrescentou que a UE continuará a seguir de perto a aplicação por parte de Marrocos das resoluções da ONU sobre o Sahara Ocidental.
[EFE]

MARROCOS

27.12.06
O ministro dos Negócios Estrangeiros declarou no parlamento do seu país que Marrocos recusa ratificar o estatuto de Roma do Tribunal Penal internacional, firmado em 2000,  sob o pretexto de não conformidade com a constituição marroquina (que consagra a sacralidade da pessoa do rei). [agências]

AJUDA HUMANITÁRIA

14.01.07
O presidente do Crescente Vermelho saharaui (CVS), durante uma conferência de imprensa em Argel, lançou um novo apelo «urgente» em direcção a todas as organizações humanitárias, no seguimento do esgotamento de reservas alimentares desde Outubro de 2006. Afirmou que a distribuição de bens alimentares para Janeiro, que deveria ter ocorrido no dia 1, ainda não teve lugar. Pediu ao Programa Alimentar Mundial que acelere o encaminhamento das ajudas que lhes estão destinadas. «O PAM detém, desde há três meses, um donativo espanhol avaliado em 1,5 milhões de euros, declarou o presidente do CVS, Yahia Bouhoubeini. O PAM detém igualmente outros donativos, provenientes nomeadamente da direcção geral de ajuda humanitária europeia (ECHO), no montante de 1 milhão de euros, e da Finlândia (240.000 euros).»
[Le Croissant Rouge Sahraoui appelle les pays donateurs à accélérer l'acheminement de leurs aides humanitaires destinées aux réfugiés sahraouis , SPS, 22.01.07] [Le CRS exhorte le PAM à débloquer les fonds destinés aux réfugiés sahraouis, SPS, 17.01.07]

23.01.07
Especialistas em gestão da ajuda alimentar do PAM e do Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR) vão avaliar, durante 12 dias, «a situação de urgência alimentar de 90’000 refugiados saharauis «vulneráveis» dos acampamentos, em colaboração com as ONG que estão a trabalhar no terreno, representantes de países doadores e da Frente Polisario.»  Ron Redmond, porta-voz do ACNUR, sublinhou a falta de fundos das agências das Nações Unidas apesar dos repetidos apelos aos países doadores.
O presidente do CVS declarou estar «surpreendido que a missão desta delegação mista do ACNUR e do PAM consista unicamente em avaliar a situação, no momento em que nós esperamos que estas duas instâncias encaminhem uma assistência humanitária de urgência para os refugiados». O administrador principal do programa PAM, Nicole Steyer, que co-preside à delegação, confirmou que "a situação é crítica, muito crítica neste momento" nos campos de refugiados saharauis.
[Des spécialistes de la nutrition et de la gestion de l'alimentation de l'UNHCR et du PAM commenceront une mission de 12 jours dans les camps de réfugiés sahraouis. Communiqué du HCR, 23.01.07]
A 25 de Janeiro, o PAM anunciou ter recebido 1,3 milhões de euros da parte da agência europeia ECHO. [WPF release]

SOLIDARIEDADE

23.01.07
Eva Reinbacher erhält für den Beitrag "Westsahara - der vergessene Konflikt" aus der Sendereihe "Globale Dialoge - Women on Air" auf ORANGE 94.0, dem Freien Radio in Wien, den diesjährigen Radiopreis für Erwachsenenbildung in der Sparte Information. (semaine 29-30 : 16.07.-29.07.2006)
Diesen Beitrag anhören oder downloaden:
http://cba.fro.at/show.php?eintrag_id=6254

EM BREVE

05.02.07, Santander: Presentación del libro "Sáhara, 30 años de exilio" de Javier Rodríguez Gómez, y proyección del DVD "Saharauis, arquitectos del exilio", el próximo lunes 5 de febrero a las 7:30h. de la tarde en el Salón de Actos del IES Santa Clara, en la calle Santa Clara nº 13 de Santander.
En el acto intervendrán:
José Félix García Calleja, Director General de Asuntos Europeos y Cooperación al Desarrollo del Gobierno de Cantabria.
Rosa Eva Díez Tezanos, Consejera de Educación del Gobierno de Cantabria.
Javier Rodríguez Gómez, periodista y autor del libro y del DVD.
Zahra Ramdan, Responsable de Relaciones Exteriores de la Unión Nacional de Mujeres Saharauis.

24.02.- 03.03.07: VUELO CHARTER desde Cantabria. Info: http://www.labarored.org/interpueblos/Sahara/vuelos/index07.htm



26.02.07, Sahara Marathon
A sétima edição da "Sahara Marathon" decorrerá no dia 26 de Fevereiro próximo nos campos de refugiados saharauis perto de Tindouf, organizado pelo Ministério saharaui da Cultura e do Desporto em colaboração com a WHMF e a UNHCR Alemanha. Cerca de 300 atletas vindos de todos os continentes são esperados na la wilaya de El Ayoun. O atleta saharaui Salah Hmatou, que habita em França, participará na competição. Várias saharauis estão inscritas nas provas de 10 e 21 km. Uma super-maratona  ligará Bir Lehlu a Tifariti (territórios libertados) na extensão de 160 km. Esta super-maratona é a segunda do género a ser organizada depois da de 200 km que teve lugar em 2004. [SPS]
English: http://www.saharamarathon.org/desktopdefault.aspx
Espanol: http://www.saharamarathon.org/desktopdefault.aspx?lg=3
Deutsch: http://www.lauftreffreisen.de/html/besuch_bei_den_kindern_der_wol.HTM
Italiano: http://www.saharamarathon.org/desktopdefault.aspx?lg=1

Itália:
16.01.07: Le président de la chambre des députés italiens, Fausto Bertinotti a reçu les représentants de l'Association de solidarité avec le peuple sahraoui "El Ouali" de Bologne, qui lui ont présenté la septième édition du Sahara Marathon.

INTERNET

Nuevos sitios

Video

Rapports - Reports - informes

Traduction

OPINIONS: http://opinions.arso.org

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

English
>> English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano
>> Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Italiano

Deutsch

Arabe

 

[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]