SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2006

original:frances

SEMANAS 37-38

10.09.-23.09.06

 

•    RASD
•    TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS
•    RECURSOS NATURAIS
•    REFERENDO
•    MARROCOS
•    ESPANHA
•    DIREITOS HUMANOS
•    AJUDA HUMANITÁRIA
•    SOLIDARIEDADE
•    EM BREVE
•    INTERNET
•    NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD
10.09.06, África do Sul
O Secretário-Geral da juventude do ANC, Snuki Zikala, por ocasião das festividades que assinalaram o 62.º aniversário da criação da juventude do ANC, renovou o "apoio incondicional" da sua organização ao combate legítimo do povo saharaui pela sua liberdade e independência.

11-12.09.06, América latina
A Conferência permanente dos partidos políticos da América Latina e Caraíbas, [Conferencia Permanente de Partidos Políticos de América Latina y el Caribe]
COPPPAL, reunida em Manágua, pronunciou-se a favor do direito à autodeterminação do povo saharaui e do plano de paz da ONU. Pede aos governos da região que reforcem as suas relações diplomáticas com a RASD, que ali esteve representada pelo presidente do Parlamento Mahfoud Ali Beiba. Criada em 1979, a COPPAL, reúne 52 partidos políticos.

14.09.06, União Europeia
Mhamed Khadad, cordenador saharaui junto da MINURSO, foi recebido em Bruxelas pelo ministro finlandês dos Negócios Estrangeiros, Erkki Tumioja, que lhe reafirmou a posição do seus país "a favor do respeito pelo direito do povo saharaui à autodeterminação" e lembrou "a atenção prestada pelo seu país em relação ao respeito pelos direitos do Homem no Sahara Ocidental, à prossecução da troca de visitas entre as famílias saharauis assim como à ajuda humanitária aos refugiados saharauis". A Finlândia preside actualmente à UE.

16.09.06, União Europeia
Uma delegação ad hoc do Parlamento Europeu, encarregada de inquirir sobre as violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental, em aplicação da resolução RC6-0561/2005 aprovada por aquele organismo, está de visita aos campos de refugiados saharauis. Presidida pelo antigo ministro cipriota dos Negócios Estrangeiros, Joannis Kasoulides, membro do Grupo Popular europeu, a delegação integra sete eurodeputados de diferentes grupos políticos.
Durante um encontro que manteve com a delegação, o Presidente saharaui rejeitou, "qualquer forma de negociações" com o governo marroquino "que não tenha por base o Plano de resolução (Baker II) o Plano de paz para a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental". A delegação visitará o Sahara Ocidental no início do próximo mês de Outubro. [SPS]
[résolution RC6-0561/2005 du 27.10.05]

18-21.09.06, África do Sul
Representantes da RASD e da UGTSARIO, União Geral dos Trabalhadores Saharauis, participaram no 9.º congresso da COSATU, a União dos Sindicatos Sul-Africanos. A resolução respeitante à causa do povo saharaui  apela a que se  «intensifique a solidariedade para com o povo e os trabalhadores saharauis e a continuação do apoio ao combate anticolonial que ambos travam contra a ocupação marroquina».

TERRITÓRIOS OCUPADOS E SUL DE MARROCOS

Detenções - violência
As detenções prosseguem: entre 8 e 11 de Setembro, onze cidadãos saharauis são detidos e violentamente maltratados, seja na sequência da realização de manifestações seja porque anteriormente já haviam sido detidos por diversas vezes. [ver o testemunho de Mohamed Chrif]
[ver o testemunho  de Mohamed Chrif]
No dia 14 são detidas mais quatro pessoas em El Ayoun. Em Smara um rapazinho de 13 anos é detido e sujeitos a maus tratos
[fr/arabe]

13.09.06
Agentes dos serviços de informação marroquinos detiveram em Tan Tan o militante e defensor dos direitos humanos Yahdih Ettarrouzi, procurado há mais de um ano devido às actividades relacionadas no quadro da intifada. Yahdih é membro do Colectivo dos defensores saharauis dos direitos humanos, do Fórum Verdade e Justiça e da AMDH, participou em encontros com jornalistas estrangeiros e delegações de ONGs. A 16 de Setembro Yahdih é apresentado ao juiz de Instrução em El Ayoun e transferido para a Prisão Negra, acusado de inúmeros delitos. Durante os três dias em que esteve desaparecido foi interrogado e torturado em Tan Tan, depois na PJ de El Ayoun e obrigado a assinar sob ameaça um processo-verbal totalmente fabricado.
[Dossiê]

Julgamentos - condenações
11.09.06, El Ayoun
O tribunal de apelação reduziu para um mês as sentenças pronunciadas contra Torgui Ali e Laaraibi Mohamed Ali, detidos no dia 12 de Agosto e condenados no dia 16 a dois meses de prisão efectiva. São libertados após o cumprimento da sua pena.

19.09.06, Agadir
O tribunal de apelação condenou Tamek Mohamed e Najiaa Bachir, a 4 anos de prisão efectiva, Kajout Brahim e Mansouri Driss, a 3 anos, tendo Waissi Elkharchi sido absolvido. A acção contra Bouregaa Omar e Banga Cheikh, na qualidade de menores, obrigava a que os seus pais estivessem presentes, razão pela qual o seu processo foi adiado para o dia 26 de Setembro, e o de Lefkir Lahsen para 10 de Outubro. A advogada francesa Aline Chanu assistiu na qualidade de observador ao julgamento.

Greve da fome
Prossegue desde o dia 4 de Setembro a greve da fome ilimitada dos presos saharauis das prisões de El Ayoun, Inezegane, Aït Melloul, Kénitra, e Tiznit. A direcção penitenciária não atende às suas reivindicações. O estado de saúde da maioria dos detidos agravou-se de forma drástica, requerendo a sua transferência primeiramente para a enfermaria da prisão, depois para o hospital onde mantêm a sua greve da fome. Loumadi Saïd, em greve da fome desde o dia 7 de Agosto na prisão de Inezegane, encontra-se em estado particularmente preocupante.
Os apelos de solidariedade das ONG a favor dos grevistas multiplicaram-se. A representação da Frente Polisario na Suíça e nas Nações Unidas em Genebra interpelaram o Conselho dos direitos humanos da ONU. O presidente da RASD escreveu ao secretário-geral Kofi Annan. Foi entretanto desencadeada uma campanha de envio de cartas ao ministro marroquino da Justiça e aos directores dos presídios onde se encontram encarcerados os presos saharauis em greve da fome. [Info, apelos, acções]


13-15.09.06, Washington
Aminatou Haïdar está de visita aos EUA a convite de membros do Congresso e de responsáveis de diversas associações de defesa dos direitos do Homem e organizações humanitárias norte-americanas. Durante várias encontros que manteve com membros do Congresso, funcionários do departamento de Estado e representantes de ONGs de defesa dos direitos humanos, Aminatou Haïdar deu o seu testemunho sobre as violações dos direitos mais elementares a que está sujeita a população do Sahara Ocidental.
Durante uma recepção organizada no Capitol Hill, sede do Congresso, foi-lhe entregue o Freedom Award 2006 (Prémio da Liberdade 2006) pela Defense Forum Foundation pelo seu combate pelo respeito dos direitos do Homem e a legalidade internacional no Sahara Ocidental. Aminetou Haidar é de opinião que estes encontros tiveram "ecos favoráveis" junto dos seus interlocutores, que se mostraram "muito sensíveis com o destino a que estão sujeitas as populações saharauis nos territórios ocupados por Marrocos". [video]
O júri do Prémio Marenostrum (Itália) concedeu a Aminatou Haidar o prémio de 2006 na rubrica de solidariedade. O referido prémio será entregue a Aminatou Haïdar no dia 7 de Outubro em Viareggio.[di piu]

Morte de Hassena El Karcha, combatente contra a colonização espanhola e resistente à ocupação marrquina do Sahara Ocidental. Nascido em 1934, sofreu detenções e perseguições ao longo da sua vida e foi expulso por duas vezes de El Ayoun, colocado em residência vigiada durante dois anos em TanTan, e depois em Goulimine em 1993. Vários membros da sua família conheceram já a prisão, entre os quais o seu filho Hammadi El Karcha.

RECURSOS NATURAIS

01.09.06, Noruega
O fundo norueguês do petróleo, que havia retirado os seus investimentos da companhia Kerr McGee por razões éticas, decidiu rever a sua atitude uma vez que a empresa petrolífera norte-americana se retirou do Sahara Ocidental.
[Easybourse,  engl.] [Aftenposten]

11.09.06, pesca
O acordo de pesca com a Rússia foi renovado durante a recente visita do presidente Putine a Marrocos. 12 navios estão autorizados a pescar ao sul de Bojador, a partir do dia 15 de Outubro e por um período de 3 anos. O acordo renovou um acordo inicial que havia expirado em 1999, e um segundo renovado em 2002.
[L'Economiste]

14.09.06, petróleo
O Presidente da República, Mohamed Abdelaziz, ratificou três acordos petrolíferos e de exploração de gás firmados em Março passado em Tifariti com três empresas britânicas, a Maghreb Exploration Limited, Osceola Hydrocarbon Limited e Nighthawk Energy Limited. [SPS]

REFERENDO

18.08.06, Dinamarca
O ministro dos Negócios Estrangeiros, em resposta a um deputado, afirmou que a Dinamarca apoia os esforços do secretário-geral da ONU com vista a se encontrar uma solução aceitável para todos. O direito de autodeterminação deverá ser a pedra angular de qualquer proposta respeitante ao futuro do Sahara Ocidental."

07.09.06, MINURSO
O actual comandante militar d MINURSO, o general Kurt Mosgaard, decidiu prolongar a sua missão no Sahara Ocidental.[comunicado]

14.09.06, EUA
O novo embaixador americano na Argélia, Robert Ford, precisou a posição americana: “... para que haja um avanço na questão, é necessário uma negociação directa entre todas as partes envolvidas... o governo marroquino propôs a alternativa da autonomia, mas nós encorajámo-lo a fazer propostas que garantam a maiores prerrogativas possíveis aos responsáveis saharauis”.
[Liberté, Alger, 14.09.06]

11-16.09.06, Movimento dos Não-Alinhados
A 14.ª cimeira do MNA reafirmou o direito do Sahara Ocidental à autodeterminação, após quatro dias de duras negociações, as mais ásperas que conheceu o movimento, entre a Argélia, favorável à autodeterminação, e Marrocos, que se opõe a qualquer forma de independência. Marrocos deslocou a Havana uma importante delegação, que compreendia, entre outros, o primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros e o vice-presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saharianos (CORCAS). Durante a anterior cimeira de 2003 e nas conferências ministeriais de 2004 e de 2006, o MNA nunca chegou a um consenso, insistindo Marrocos na menção de negociações directas e na revitalização do CORCAS.
[Document final pt 163-165]  [Documento final, ptos 163-165]  [Final Document, points 163-165]
[Statement of the Ministerial meeting of the coordinating bureau of the non-aligned movement, Putrajaya, Malaysia, 27-30 may 2006]


19-29.09.06, ONU, 61.ª Assembleia Geral
Durante o decurso da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), os presidentes tanzaniano e namibiano apelaram à resolução do conflito do Sahara Ocidental, afirmando o direito do povo saharaui à independência. Os ministros dos Negócios Estrangeiros mauritano e espanhol defenderam uma solução política no quadro das Nações Unidas. [SPS]

MARROCOS

13.09.06, Destituição
O general Hamidou Laanigri, chefe da segurança, foi destituído deste cargo e nomeado pelo rei inspector geral das Forças auxiliares, um cargo de segunda ordem. Charki Draïss, wali de El Ayoun desde Junho de 2005  [sem. 25/26 2005] , substituí-o na liderança da DGSN. [Revue  de presse dans un spécial
Sahara-Info]

ESPANHA

14.09.06, Acção contra dirigentes e militares marroquinos
A Associação das Famílias dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA), a Federação das Associações de Defesa e de Promoção dos Direitos Humanos (FDDH), a Associación Pro Derechos Humanos de Espanha (APDHE), a Federação Pública das Instituições solidárias com o povo saharaui (FEDISSAH), a Coordenação Pública das Associações solidárias com o povo saharaui (CEAS-Sahara) apresentaram uma acção na Audiência Nacional contra 31 dirigentes e militares marroquinos devido à sua responsabilidade no genocídio, torturas, detenções ilegais, espancamentos e prática de desaparecimentos contra o povo saharaui praticado pelo Reino de Marrocos desde Outubro de 1975. A Acção baseia-se noprincípio de jurisdição universal dos tribunais de justiça.
[agencias]
 
15.09.06, novo adiamento
A visita do chefe do governo espanhol a Rabat foi uma vez mais adiada para a "depois do Ramadão", ou seja depois de 23 de Outubro.

DIREITOS HUMANOS

01.09.06, Conselho da União Europeia
Em resposta a três perguntas sobre o caso de violação dos direitos humanos no Sahara Ocidental (7 de Abril de 2006), o Conselho exprime a sua preocupação e a sua vontade de discutir estes problemas com Marrocos. [Resposta]

18.09.06, ONU, Genebra, sessão do Conselho dos direitos humanos,
Uma delegação saharaui segue os trabalhos do Conselho. A delegação entregou ao presidente um relatório do Colectivo dos Defensores dos Direitos do Homem Saharauis "Territórios Ocupados do Sahara Ocidental".
[original, PDF]

AJUDA HUMANITÁRIA

15.09.06, União Europeia
A Comissão Europeia concede uma ajuda humanitária de 10 milhões de euros aos refugiados saharauis. 60% desse fundo será consagrado a necessidades alimentares. O resto é destinado a necessidades de base, nomeadamente água, saúde e higiene. Com este montante concedido, a Comissão forneceu já desde 1993 uma ajuda total de mais de 128 milhões de euros aos refugiados saharauis.

SOLIDARIEDADE

11.09.06, Fiesta Nacional de Catalunya
Representantes de la Delegación del Frente Polisario en Catalunya, presidida  por el delegado Emboirik Ahmed, junto con representantes de organizaciones catalanas de solidaridad con el pueblo saharaui, realizaron el pasado 11 de septiembre la tradicional ofrenda de flores al monumento a Rafael Casanova de Barcelona, símbolo de la lucha por las libertades del pueblo catalán.

19.09.06, Argélia
A l’occasion de l'anniversaire de la constitution du Gouvernement provisoire de la République algérienne (GPRA), le Comité national algérien de solidarité ave le peuple sahraoui a organisé une conférence animée par Rédha Malek autour du thème «action de  solidarité avec la RASD et la résistance populaire dans les territoires du Sahara Occidental encore sous occupation».[La Nouvelle République, 20.09.06]

EM BREVE

23.09.06, Festival Sahara suena 2006, plaza de toros de torrijos (Toledo). Organiza: Asociacion amigos del pueblo saharaui de Toledo y Torrijos.
Más información www.festivalsaharasuena.com

27-28.09.06, las Asociaciones solidarias con la R.A.S.D. de Euskadi convocan a las siguientes concentraciones: VITORIA-GASTEIZ, Plaza Correos, C/Dato 27 septiembre 19.30, BILBO Plaza Elíptica, frente a la Subdelegación de Gobierno 28 septiembre 19.30.
Teléfono de contacto: 945 147853 (Joxe)

29-30.09.06, Madrid. En solidaridad con los presos y detenidos saharauis en huelga de hambre indefinida, huelga de hambre de 24 horas desde el viernes 29 de septiembre, 12.00 horas, hasta el sábado 30 a las 12.00 horas frente al  Ministerio de Asuntos Exteriores, Plaza de la Provincia (Junto a la Plaza Mayor de Madrid). Infos: ceas-sahara@ceas-sahara.es

3, 4 et 5.11.06, Vitoria-Gasteiz,
EUCOCO 2006, 32a Conferencia Europea de Coordinación del Apoyo al Pueblo Saharaui.

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

 Nouveau livre: Les officiers de Sa Majesté, Les dérives des généraux marocains, 1956-2006, Mahjoub Tobji, fayard 2006, 319p


English
>> English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages


Castellano
>> Revista de la prensa en español http://es.groups.yahoo.com/group/revista-de-prensa-sahara-occidental/messages

Arabe


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]