SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2004

original:frances

SEMANAS 07-08

08.-21.02.04

 

 

RASD

08.02.04
Desinformação
O ministro da Informação, Sid'Ahmed Batal, exprimiu o "espanto" do seu governo, após a publicação de um despacho da agência noticiosa Associated Press (AP), "eivada de imprecisões e de jogos de palavras tendentes a confundir a luta legítima do povo saharaui pela sua autodeterminação, com o terrorismo internacional e o contrabando". (SPS)
Num despacho emitido em Rabat, com data de 05.02. e sob o título "A segurança do Sahara no centro das preocupações dos países magrebinos e dos seus aliados ocidentais", Nicolas Marmié, correspondente da AP, metia em pé de igualdade "Contrabandistas, militantes islâmicos armados, rebeldes (sic) independentistas da Frente Polisario (...) que circulam quase livremente na imensidade desértica do Sahara." O mesmo teor de acusações podiam ser lidas no Aujourd'hui le Maroc de 06.02., que titulava "A Polisario, viveiro do terrorismo". (A mesma agência difundia a 19.02. um despacho do mesmo jornalistas anunciando que os 100 prisioneiros de guerra marroquinos haviam sido entregues ao Comité Internacional da Cruz Vermelha, quando ainda se encontram em Tindouf)

08.02.04
Desaparecidos
O Conselho de ministros decretou o dia 18 de Junho de cada ano como «jornada nacional do desaparecido» apelando a que seja exercida pressão sobre Marrocos para que este país faça luz sobre o destino dos desaparecidos saharauis e garanta as liberdades individuais dos cidadãos nos territórios ocupados. (SPS)

09.02.04
Maratona
A 4.ª edição da Maratona do Sahara (Sahara Marathon) decorrerá no dia 23 de Fevereiro com a participação de mais de duas centenas de atletas de diferentes nacionalidades, que percorrerão a distância regulamentar de 42,159 km que separa a wilaya de El Aiun de Smara. (SPS)

10.02.04
El Khalil Sidi M'Hamed, emissário do Presidente da República Mohamed Abdelaziz, foi recebido em Nouakchott pelo Presidente mauritano, Maaouiya Ould Sidi Ahmed Taya. (SPS)

13.02.04
Prisioneiros de guerras marroquinos
A Frente Polisario anunciou a libertação unilateral de mais 100 prisioneiros de guerra, entre os quais vários oficiais. O anúncio da libertação tem lugar durante as festividades de l'Aïd al Adha, na sequência de um pedido do Estado do Qatar. A Frente Polisario pediu a intervenção do Qatar junto de Marrocos, para que sejam libertados os militares saharauis detidos por este país e que as autoridades marroquinas esclareçam o destino dos desaparecidos.

A MINURSO saudou a anunciada libertação dos 100 presos marroquinos. (ONU Nouvelles)

A presidência da União Europeia acolheu favoravelmente a decisão. Reiterou o apelo de que sejam libertados os 514 prisioneiros restantes e convidou as duas partes do conflito a respeitar os seus compromissos humanitários e a cooperar para que seja esclarecido o destino das pessoas dadas como desaparecidas.(declaração francês)

19.02.04
Catástrofe humanitária
O ministro da Cooperação, Salek Baba Hacena, durante uma conferência de imprensa que teve lugar em Mérida (Espanha), qualificou de «crítica» a situação alimentar do povo saharaui e alertou para a iminência de uma catástrofe humanitária, causada pelos atrasos consideráveis dos programas de ajuda dos organismos internacionais, que não receberam os financiamentos necessários.(SPS)

REFERENDO

07-08.02.04
Reunião do Conselho da Internacional socialista, Madrid
A Coordenação das associações espanholas solidárias com o povo saharaui solicita, em carta tornada pública, aos socialistas espanhóis que defendam perante o Conselho o da I.S. o direito do povo saharaui à autodeterminação face à ''intransigência'' de Marrocos.
(carta esp.)

07.02.04
Reunião em Madrid da Task Force da Coordenação europeia de apoio ao povo saharaui: Apelo da Coordenação europeia de apoio ao povo saharaui.

09.02.04
O Prémio Nóbel da Paz, José Ramos Horta, actual ministro dos Negócios Estrngeiros de Timor-Leste, afirma que Paris «mete em causa a sua imagem devido à incoerência da sua posição sobre o conflito do Sahara Ocidental» e que esta posição de um membro permanente do Conselho de Segurança «pode ser prejudicial à ONU». Ramos Horta respondia a perguntas colocadas pela jornalista Ana Camacho em entrevista ao
Mundo Negro.

11.02.04
ONU - Descolonização
Sessão inaugural da reunião de 2004 do Comité especial encarregado de estudar a situação respeitante à aplicação da Declaração sobre o direito à Independência dos países e povos coloniais ( Comité dos 24) (
Comunicado de imprensa)

12.02.04
Parlamento austríaco
Comissão dos Negócios Estrangeiros
Por iniciativa dos Verdes, a Comissão reuniu e aprovou um moção subscrita pelos quatro partidos, que reclama o apoio do governo ao processo de paz do Sahara Ocidental. A comissão apoia expressamente o plano de paz de Kofi Annan e pede ao governo que se empenhe em favor do direito à autodeterminação dos Saharauis, que se efective uma participação activa dos países europeus no processo de paz, que os direitos humanos sejam respeitados e que se conclua a libertação de todos os presos políticos.

20.02.04
Medidas de confiança
O porta-voz do Alta Comissariados para os Refugiados, Kris Janowski, anuncia que as primeiras troca de visitas entre famílias saharauis dos acampamentos de refugiados e dos territórios ocupados estão previstas para o início de Março.
O semanário maroquino de língua árabe Al-Ousbou' publicara em 13 de Fevereiro que «as autoridades marroquinas voltaram atrás na sua decisão de cooperar com o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) (sic) no sentido de permitir aos saharauis poderem fazer visitas aos seus familiares e parentes. Marrocos defende que os saharauis só possam entrar no território desde que façam prova da sua identidade "marroquina" e que aqueles que querem encontrar-se com a sua família no Sahara sejam autorizados a fazê-lo, desde que a Polisario ponha como condição que a segurança dos viajantes seja assegurada desde a sua partida até ao seu regresso a Tindouf.»

TERRITÓRIOS OCUPADOS

09.02.04
Detenção
Moulay Brahim Ali Maati, cidadão saharaui nascido a 20 de Janeiro de 1975 em Smara, foi detido no passado dia 4 de Fevereiro, sob pretexto de cumplicidade com o preso de direito comum condenado a 3 anos efectivos de prisão. El Maaiti é conhecido pela sua inquebrantável militância em favor dos direitos humanos. Foi tradutor durante os encontros de delegações estrangeiras com as famílias de desaparecidos saharauis e de vítimas da repressão marroquina nos territórios ocupados do Sahara Ocidental. A AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis) condena energicamente esta grave violação dos direitos humanos perpetrada pelas autoridades marroquinas de ocupação. (
AFAPREDESA)

14.02.04
Detenção
Mohamed Bahia Sidi Brahim Errachid, cidadão saharaui, foi interpelado pela polícia marroquina num café da Rua de Meca na cidade de El Ayoun ocupada. Sem qualquer tipo de explicações, foi levado para o comissariado de polícia e brutalmente torturado. Nesse mesmo dia, um jogo de futebol que opunha a Argélia a Marrocos foi pretexto para a juventude saharaui exprimir a sua oposição à ocupação marroquina tomando declaradamente partido pela equipa argelina. O procurador geral de El Ayoun ordenou a prisão de Errachid na prisão negra da cidade. Foram muitas as agressões e as bastonadas a saharuis na sequência deste jogo de futebol entre as duas selecções de futebol magrebinas. (AFAPREDESA)

15.02.04
Marrocos-Espanha
Patrulhas conjuntas da gendarmeria marroquina e da guardia civil espanhola vão controlar as zonas costeiras ao largo das Canárias e de El Ayoun a fim de localizar e interceptar embarcações que transportem imigrantes ilegais.
Segundo o representante da Polisario na ONU, de visita às Canárias, o envio destas patrulhas para as águas territoriais do Sahara Ocidental constitui uma violação do direito internacional. (agências)

MARROCOS

Ali Salem Tamek
A Confederação democrática do Trabalho (CDT) decidiu excluir Ali Salem Tamek, membro do seu comité administrativo e secretário-geral do departamento de Assa.
A extrema-esquerda marroquina reagrupada no G5 (GSU, Ennahj Addimocrati , PADS, CNI e Fidélité à la démocratie), constitui-se como uma frente unida, prevendo-se que se possa transformar em partido a médio prazo. Recorde-se que Ennajh Addimocrati defende desde sempre uma "autodeterminação dos Saharauis", enquanto outras correntes se escondem por detrás de "uma solução política que não ponha em causa a soberania marroquina sobre o Sahara". (Tel Quel, 17.02.04)

DIREITOS HUMANOS

10.02.04
Parlamento europeu
«Resolução do Parlamento europeu sobre os direitos, as prioridades e as recomendações da União Europeia para a 60.ª sessão da comissão dos direitos do Homem das Nações Unidas, que se irá realizar em Genebra de 15 de Março a 23 de Abril de 2004» (Texto e declaração de Mohamed Sidati,
francês, 11.02.04)

13.02.04
Guipuzkoa: Caravana solidaria con los saharauis
Una caravana de camiones, cargados con 120 toneladas de alimentos reunidos por 45 municipios guipuzcoanos y diferentes empresas, ONGs y colegios, partió de Donostia rumbo a los campamentos de refugiados saharauis.>Balance de la campaña

15.02.04
Sevilla: Caravana por la paz
Este proyecto transportá a los campamentos 11 trailers con 250.000 Kg. de alimentos.

Otras : Caravana Andaluza de Ayuda al Sahara 2004, el camion de la Asociación Zamorana con los Niños del Sáhara, Asociación de Amigos del Sáhara de Cordoba, Burgos, Salamanca, Caravana de Castilla y Leon, Caravana Linarense, etc...

EM BREVE >> ver também agenda

27 de Febrero: fiesta anual de la República Árabe Saharaui Democrática.
El Ayuntamiento de San Sebastian, Dirección de Juventud, Educación, Cooperación y Derechos Humanos oganiza diversos actos testimoniales: 24.02.04 proyección del Documental Sahara Maratón, 26.02.04 Conferencia y presentación del libro La historia prohibida del Sahara español, impartida por el periodista y autor del libro Tomás Bárbulo. 26.02-13.03.04 exposición sobre el Sahara Occidental, el país del pueblo saharaui.

Rally for Saharawi National Day - to call on the UN to organise the promized referendum for self-determination in Western Sahara - AWSA - Australia Western Sahara Association. Friday 27th February, 12:30 - 1:30pm, UN Information Centre, 46-48 York Street, Sydney, Australia.

Vuelos charter a los campamentos de refugiados saharauis

Marche internationale vers le mur de la honte au Sahara Occidental: Nouvelle date: 22-25.04.04

INTERNET

OPINION

UJSARIO: Documents de l'atelier jeunesse de l'Eucoco 2003.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

LIBRO: "Mientras soñaba... (al oeste del sahára)", Agripín Montilla Mesa, Ediciones Litopress, 2003, 590 páginas.

Deutsch

Aus dem Leben einer Sahraui-Nomadin, Wendekreis, Immensee/CH, 02,2004.  


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]