SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS 2004

original:frances

SEMANAS 05 + 06

25.01.-07.02.2004  

RASD

25.01.04
Marcha pela paz

Mais de uma centena de cidadãos europeus, italianos na sua maioria, manifestaram-se na proximidade do muro marroquino na região de Farsia, cantando e agitando bandeiras com as cores do arco-iris. Os manifestantes quiseram assim denunciar este símbolo da ocupação militar marroquina que desde há dezenas de anos separa o povo saharaui. Na ocasião, leram um apelo dirigido a Kofi Annan, James Baker e ao Conselho de Segurança onde se pede a aplicação do plano de paz da ONU e que se exerçam pressões sobre Marrocos para obrigar este país a acatá-lo. >> O muro: dossiê ttécnico da SPS
Uma manifestação semelhante está prevista para se realizar no início do mês de Abril. >> programa .

REFERENDO

29.01.04
Parlamento Europeu - apelo

Por ocasião da cerimónia em Bruxelas de entrega do "Prémio Sakharov" do Parlamento Europeu a Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas, 140 deputados europeus dirigiram-lhe um Apelo pelo Sahara Ocidental.

29.01.04
Parlamento Europeu
O Intergrupo do Parlamento Europeu "Paz para o Povo Saharui" recebeu em Bruxelas o presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, que numa breve intervenção fez o elogio do povo saharaui. "O combate dos nossos irmãos saharauis é sinónimo de esperança, constituiu uma fonte de inspiração para o povo de Timor no seu combate pela liberdade..." afirmou. O presidente Xanana Gusmão apelou à ONU a redobrar os seus esforços para resolver o conflito do Sahara Ocidental de maneira justa e definitiva, organizando o mais rapidamente possível um referendo de autodeterminação, tal como prometido. >> photo

29.01.04
Parlamento alemão

Adopção por unanimidade de uma moção apresentada pelos partidos social-democata, democrata-cristão, verdes e liberal. A moção, entitulada "Apoio ao plano Baker e a uma solução política para o conflito do Sahara Ocidental", entreposta no dia 7 de Janeiro passado, pede ao governo que se empenhe a favor de uma solução política do conflito do Sahara Ocidental, que apoie o plano Baker, que, caso venha a ser necessário, disponibilize os observadores militares, que apele ao PAM e ao ECHO a conceder a ajuda alimentar necessária aos refugiados saharauis, que faça pressão sobre a Frente Polisario para esta organização liberte os prisioneiros de guerra que detem em seu poder e sobre Marrocos para que faça luz sobre a sorte dos desaparecidos saharauis.

30.01.04
Carta a Kofi Annan

Por altura da inauguração do centro regional de informação das Nações Unidas em Bruxelas, o senador socialista Pierre Galand entregou em mão ao secretário-geral da ON, Kofi Annan, uma carta subscrita por vários deputados onde se dá conta das preocupações dos parlamentares belgas relativamente à aplicação do Plano Baker.

31.01.04
O congresso do Partido Trabalhista australiano, que teve lugar em Sydney de 29 a 31 de Janeiro, adoptou uma moção sobre o Sahara Ocidental onde é apoiado "o direito do povo saharaui à autodeterminação e se deplora os adiamentos sucessivos do referendo ". (SPS)

31.01.04
Conselho de Segurança - Resolução S/RES/1523 (PDF :
français- arabe )
Pela aprovação da sua resolução 1523, o Conselho de Segurança da ONU apoia a proposta de James Baker, em que este solicitava a prorrogação do mandato da MINURSO pelo período de três meses "a fim de lhe dar tempo a novas consultas com Marrocos relativamente à resposta final deste país sobre plano de paz", e prolonga o mandato da missão até ao dia 30 de Abril de 2004.

MARROCOS

28.01.04
Marrocos - expulsão

Catherine Graciet e Nadia Ferroukhi, uma jornalista independente e uma fotógrafa, ambas francesas, foram expulsas de Marrocos. Detidas no dia 27 de Janeiro perto de Tarfaya pela gendarmeria real numa barragem de estrada, as jornalistas dirigiam-se ao Sahara Ocidental, onde pretendiam realizar uma reportagem sobre as condições de vida da população saharaui sob a ocupação marroquina. "Os polícias confiscaram-nos os passaportes e os nossos telemóveis e obrigaram-nos a voltar para trás, escoltando-nos até Agadir", precisou Catherine Graciet à agência France Press. "Fomos interrogadas pela DST em Agadir e expulsas após 24 horas de prisão, numa cela guardada por um guarda. Eles criticaram-nos não termos avisado a embaixada de Marrocos em Paris que íamos fazer uma reportagem no Sahara Ocidental", acrescentou.
Chegadas a Agadir no domingo, dia 25 de Janeiro, as duas jovens foram conduzidas a Goulimine. Segundo a agência AP citando uma fonte governamental, as duas jovens estavam na posse "de importante documentação favorável às teses da Frente Polisario".
A União da Juventude Saharaui e a AFAPREDESA (Associação dos familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis) lançaram um
apelo urgente às organizações de defesa dos direitos humanos e à organização Repórteres Sem Fronteiras para que intervenham junto das autoridades marroquinas para que estas ponham fim a este género de violações dos direitos humanos universais e que permitam o livre acesso aos territórios ocupados do Sahara Ocidental a todas as personalidades e a todas as organizações de defesa dos Direitos do Homem.

30.01.04
Declarações de Ali Salem Tamek

Em declarações a um semanário marroquino próximo do poder, Ali Salem Tamek define-se como "membro do povo saharaui", um povo que reivindica a sua existência, já que possui "uma história, uma língua própria, tradições, costumes e estilo de vida próprios, que o distinguem dos povos vizinhos." O povo saharaui deve exercer o seu direito à autodeterminação, um "direito inalienável", afirmou, acrescentando que "a única saída para este conflito, é a aceleração da organização do referendo." (Maroc Hebdo International, No 590, 30.01.04)
A 5 de Fevereiro, em entrevista ao quotidiano espanhol El Mundo, Tamek declarava que a situação actual no Sahara Ocidental caracteriza-se por ''violações permanentes dos direitos do Homem'', solicitando à comunidade internacional que envie uma missão à região para que faça pressão sobre Marrocos a fim de que este país respeite os direitos dos saharauis''.
As reacções não tardaram: Libération (03.02.) convida Tamek a abandonar Marrocos.
Aujourd'hui le Maroc (04.02.) qualifica-o de "traidor à causa nacional", ao apoiar "grupos terroristas" islamitas. Este diário apela "às autoridades, aos políticos, ao governo, aos partidos políticos, ONG e a toda e qualquer pessoa que tenha um grão de nacionalismo", a reagir ... face a Ali Salem Tamek, que "vendeu corpo e alma à Polisario e à Argélia." "Tamek nega a sua marroquinidade ", escreve o El Ousboue, enquanto que o Al Ahdath El Maghribya se interroga: "a Polisario está entre nós ? ".

ÁFRICA

22.01.04
União Africana: entrada em vigor do Protocolo relativo à criação de um Tribunal africano dos Direitos do Homem e dos Povos, um grande passo em frente, amnesty international, 22.01.04, Index AI : AFR 01/004/2004.

DIREITOS HUMANOS

30.01.04
A irmãs Mamia e Fatma Salek, presas em 1976 juntamente com os seus pais, detidas sem julgamento durante 16 anos nos cárceres de Agdz e Kalaat Mgouna, onde os seus progenitores viriam a morrer, denunciaram em conferência de imprensa realizada nas Ilhas Canárias o procedimento extrajudiciário através do qual o organismo Equité et Justice (Equidade e Justiça) pretende "resolver" o problemas das violações dos direitos humanos nos últimos decénios. Apelaram ao respeito pelos direitos humanos, exigiram a libertação dos presos políticos, a indemnização das vítimas, o julgamento dos responsáveis pelas arbitrariedades assim como a abertura do território e a restituição dos passaportes aos militantes dos direitos humanos impedidos de viajar até Genebra em Março de 2003.(comunicado) (Historia resumida de 16 años de prisión em Marrocos (word)

01.02.04
O cidadão saharaui Massaoud Al Baz foi vítima de uma brutal agressão por parte de três agentes das forças de "segurança" marroquinas em El Ayoun. Al Baz, que desconhece a razão da brutal agressão, foi de seguida conduzido ao comissariado e interrogado durantes várias horas. Examinado por um médico, foi impedido de poder trabalhar durante 20 dias. (AFAPREDESA)

AJUDA HUMANITÁRIA

28.01.04
Declaração de medico international, ONG alemã presente nos acampamentos de refugiados saharauis desde o ano de 1976 : a situação dos refugiados é cada vez mais precária, sendo necessário fazer pressão sobre Marrocos para forçar a resolução do conflito. (deutsch Druck auf Marokko in der Westsahara-Frage: medico international kritisiert schlechte Versorgungslage der Flüchtlinge, medico international, 28.01.04)

04.02.04
O Departamento de ajuda humanitária da União Europeia ECHO colocou à disposição do PAM 3,75 milhões de euros para o programa de ajuda alimentar aos refugiados saharauis (já recentemente havia atribuido 5,14 milhões de euros). A importância deverá cobrir as necessidades alimentares de base durante os próximos três meses (cereais, óleo, açúcar, leguminosas), até que o programa possa prosseguir segundo o orçamentado.

SOLIDARIEDADE

23.01.04 SOLIDARIDAD - ELKARTASUN
Conferencia de los Intergrupos Parlamentarios "PAZ Y LIBERTAD EN EL SAHARA" celebrada en el Parlamento Vasco en enero de 2004. >> Resolución Final
"BAKEA ETA ASKATASUNA SAHARAN" legebiltzar taldeartekoen biltzarra. Eusko Legebiltzarra. Gasteiz, 2004, Azken Erabakia

25.01.04 Stockholm
A la veille de la conférence internationale sur la prévention des génocides (26.-28.01.04 à Stockholm) une conférence alternative a été organisée par 50 ONG suédoises. Parmi les thèmes traitant de la Palestine, du Pakistan, de Turquie, de Colombie, des Indiens Mapuche du Chili, de Tchétchénie, un atelier a été consacré à l'occupation du Sahara Occidental, sous la direction de la parlementaire suédoise Hillevi Larsson. Lors d'une manifestation pacifiste les manifestants ont exigé le démantèlement du mur marocain au Sahara Occidental aussi bien que du mur israélien en Palestine.

28.01.04 Catalunha
La Generalitat potenciará las relaciones institucionales con el Frente Polisario y aumentará las ayudas al pueblo saharaui, anunció el conseller de Relaciones Institucionales y Participación, Joan Saura.(agencias)

30.01.04 Madrid
Un grupo de solidari@s madrileñ@s rebautizó la estación de metro de ´Banco de España´, pasando a llamarse ´Sahara Libre´, con la intención de dar a conocer el conflicto del Sahara Occidental. ver el panfleto repartido durante la acción y fotos

31.01.04 Barcelona
Despedida de la 10ª Caravana Catalana solidaria para el Sahara desde el Parlamento de Catalunya
Los ciudadanos y ciudadanas de Catalunya despidieron la "10ª Caravana Catalana Solidaria para el Sàhara" el sábado, 31 de enero, desde el Parlamento de Catalunya. A este acto de despedida asistieron representantes de la Generalitat de Catalunya y de organizaciones políticas, así como alcaldes de diferentes municipios, sindicatos y el Intergrupo Parlamentario "Paz en el Sáhara" al completo.

03.02.04 Sevilla
La empresa de relojería Valentín Ramos S.L. donará relojes a los niños saharauis.
Comunicado de la Asociación Provincial de Amistad con el Pueblo Saharaui de Sevilla

EM BREVE >> AGENDA

Sevilha
Fiesta de clausura del proyecto "Caravana por la paz" de la Asociación provincial de amistad con el pueblo saharaui de Sevilla: 15 de febrero, en el parque del Alamillo.

"West-Sahara: ein vergessenes Land" Dia Vortrag von Mag.a Noriko Aoyagi, Sonntag 22. Februar 2004, 18:00 Beginn
Kulturverein Kanafani, Laimgrubengasse 19/1, 1060 Wien. Eintritt frei.

La Delegación Saharaui para Cantabria y la ONG Cantabria por el Sahara han organizado un nuevo viaje al campamento de refugiados de Tinduf, en Argel, desde el aeropuerto de Parayas. El viaje tendrá lugar entre los días 21 al 28 de febrero. Info: mahbes@nodo50.org. WEB

Vol "Catalunya amb el Sahara"
Setmana Santa 2004: 07 -12 de Abril, data exacta no encara confirmat. Contact, informació: Associació Catalana d'Amics del Poble Sahrauí, secció territorial de SAHANDREU, e-mail:
mailto:sahandreu@yahoo.es

Le syndicat des travailleurs sahraouis UGTSARIO tiendra son 5ème congrès du 18 au 20 mai 2004. Contact : ugtsario@yahoo.com, tel/fax: 00 213 49 921 309

Musique sahraouie - Musica saharaui: Mariem Hassan y su grupo:
Belgique:
12.02.04 Bruxelles, Espace Senghor
13.02.04 Anvers/ Antwerpen, Quixote

España:
28.02.04, Bilbao,
Antxokia, 22 horas.
05.03.04, Salamanca, Cafe Corrillo, 22 horas
07.03.04, Madrid, Sala Clamores, direccion Alburquerque 14, 20.30 horas
12.03.04, Huesca, Eden, 23.30 horas
9, 10, 11, 12, 13 y 14 de Mayo,
Forum de las Culturas de Barcelona, la Plaza de las Culturas
(Nubenegra publicará el disco dedicado al MEDEH (cantos antiguos saharauis), con lo que son ya seis los discos publicados de música saharaui desde que en el 1997 iniciá la colaboración con el Ministerio de Cultura de la RASD.)

Deutschland:
30.05.04 :
Africa Festival Würzburg

INTERNET

Rappel: les actualités au jour le jour sur le NEWS-Blog arso

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Arabe

Portugais


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]